Título
[pt] O CINEMA COMO EVENTO SAGRADO: UM ESTUDO A PARTIR DE NOSTALGIA DE ANDREI TARKOVSKI
Autor
[pt] MARIANA MARIA ABRANTES BRANDAO
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] ANDREI TARKOVSKI
Vocabulário
[pt] TEMPO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] SAGRADO
Resumo
[pt] Este estudo tem como objetivo analisar a expressão do cinema como algo sagrado a partir de sequências-chave do filme Nostalgia (1983), de Andrei Tarkovski. A partir do conceito de Sagrado de Mircea Eliade, a contextualização teórica tem como foco as
teorias de Andrei Tarkovski e Jean Epstein, referências de autores que destacam a Sétima Arte como qualificada a afetar o espírito humano. Além disso, os conceitos de Memória e de Tempo, em Henri Bergson e em Gilles Deleuze, surgem como base para a
investigação de um tempo real e coexistente.
Catalogação
2025-10-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73323@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.73323
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF