Título
[pt] O EUROCENTRISMO E A MÍDIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DESTE FENÔMENO NA IMPRENSA BRASILEIRA
Autor
[pt] GABRIEL BARBOSA DA FONSECA M VIEIRA
Vocabulário
[pt] EUROPA
Vocabulário
[pt] COBERTURA INTERNACIONAL
Vocabulário
[pt] EUROCENTRISMO
Vocabulário
[pt] ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Resumo
[pt] O presente artigo constitui em uma análise sobre a presença do eurocentrismo na mídia brasileira. A ideia inicial era analisar se a Europa é o foco principal da cobertura internacional da imprensa de nosso país. Inicialmente, foram destrinchados o conceito e a origem do pensamento eurocêntrico, além de sua influência na sociedade. Para testar a veracidade da teoria, foram analisadas as reportagens de dez portais on-line de veículos midiáticos, durante um período de 13 dias. São abordados, primeiramente, a origem e o conceito desse fenômeno. Este estudo é primordial para que se tenha noção sobre se a cobertura internacional da mídia brasileira prioriza este continente em detrimento de outras áreas do mundo.
Catalogação
2025-10-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73318@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.73318
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF