Título
[en] BETWEEN DE NADA AND QUE ISSO: RESPONSES TO THANKS IN BRAZILIAN PORTUGUESE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE IN DIGITAL CONTEXTS
Título
[pt] ENTRE O DE NADA E O QUE ISSO: RESPOSTAS A AGRADECIMENTOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ENSINO DE PLE EM CONTEXTO DIGITAL
Autor
[pt] FABIO CAVALLINI BISPO DE ARAUJO
Vocabulário
[pt] CULTURA DIGITAL
Vocabulário
[pt] PRAGMATICA LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] RESPOSTA A AGRADECIMENTOS
Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA PARA ESTRANGEIROS PL2E
Vocabulário
[en] DIGITAL CULTURE
Vocabulário
[en] LINGUISTIC PRAGMATICS
Vocabulário
[en] RESPONSE TO THANKS
Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE FOR FOREIGNERS PL2E
Resumo
[pt] O trabalho investiga as dinâmicas comunicativas relacionadas às respostas a agradecimentos no
contexto do Português Brasileiro (PB), com foco na sua importância para o ensino de Português
como Língua Estrangeira (PLE). Destaca-se a relevância desse aspecto para a gestão das
interações sociais e a construção de relacionamentos interpessoais positivos, ressaltando a
subestimação desse tema na maioria dos materiais didáticos existentes atualmente. Os dados
analisados foram extraídos do Flow Podcast, um programa de grande audiência no Brasil,
revelando-se uma fonte representativa da cultura digital contemporânea e das práticas
linguísticas atuais. A análise baseia-se em importantes teorias linguísticas e pragmáticas,
incluindo a Teoria dos Atos de Fala de J.L. Austin e John Searle (1962), a Teoria da Polidez de
Brown & Levinson e a Gramática Discursiva-Funcional de Hengeveld, Mackenzie (2012). Com
base nesse referencial, o estudo delineia hipóteses sobre variações nas respostas a
agradecimentos, considerando o contexto comunicativo, a natureza dos vínculos interpessoais
e a adequação sociocultural, em aspectos como idade, profissão, proveniência e gênero do
falante. Por fim, este ensaio contribui para o entendimento das dinâmicas comunicativas no
contexto do PB e oferece percepções valiosas para o ensino de PLE em todo o mundo.
Resumo
[en] This study investigates the communicative dynamics related to responses to expressions of
gratitude in the context of Brazilian Portuguese (BP), with a particular focus on their relevance to the teaching of Portuguese as a Foreign Language (PFL). It highlights the importance of this aspect for managing social interactions and building positive interpersonal relationships, while emphasizing the underestimation of this topic in most of the teaching materials currently available. The analyzed data were drawn from Flow Podcast, a program with a wide audience in Brazil, which proved to be a representative source of contemporary digital culture and current linguistic practices. The analysis is grounded in major linguistic and pragmatic theories, including J.L. Austin and John Searle’s Speech Act Theory (1962), Brown and Levinson s Politeness Theory, and Hengeveld and Mackenzie s Functional Discourse Grammar (2012).
Based on this theoretical framework, the study outlines hypotheses concerning variations in responses to gratitude, considering the communicative context, the nature of interpersonal bonds, and sociocultural appropriateness in terms of factors such as age, profession, origin, and gender of the speaker. Ultimately, this essay contributes to the understanding of communicative dynamics in the BP context and provides valuable insights for the teaching of PFL worldwide.
Catalogação
2025-10-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73310@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73310@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.73310
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF