Título
[en] AND WHAT ABOUT OUR DREAMS?: PATHWAYS AND NARRATIVES OF RESISTANCE AMONG PERIPHERAL YOUTH
Título
[pt] E QUANTO AOS NOSSOS SONHOS?: CAMINHOS E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA DAS JUVENTUDES PERIFÉRICAS
Autor
[pt] NATA NEVES DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] PROJETO DE VIDA
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] TRAJETORIA
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE PERIFERICA
Vocabulário
[pt] SONHO
Vocabulário
[en] LIFE PROJECT
Vocabulário
[en] RESISTANCE
Vocabulário
[en] TRAJECTORY
Vocabulário
[en] PERIPHERAL YOUTH
Vocabulário
[en] DREAM
Resumo
[pt] A pesquisa investiga as trajetórias de jovens mulheres negras moradoras
de territórios periféricos da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de
compreender como constroem seus sonhos e projetos de futuro em meio às
adversidades impostas por marcadores sociais como raça, gênero, classe e território.
A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas e pesquisa de
campo com interlocutoras, incluindo jovens que atualmente vivem fora do Brasil.
A investigação enfoca o papel da educação, da arte e da religião como ferramentas
de reinvenção de si, permitindo o acesso a novos horizontes e o desejo de promover
esse acesso em suas comunidades. Também são analisadas as expectativas de
migração internacional idealizadas por essas interlocutoras, observando como essas
projeções são ressignificadas diante das possibilidades que emergem localmente. A
tese contribui para o debate sobre juventudes periféricas e os modos como
constroem estratégias de resistência e reconfiguração do futuro, utilizando a arte e
a educação como instrumentos políticos.
Resumo
[en] This research investigates the trajectories of young Black women living in
peripheral territories of the city of Rio de Janeiro, aiming to understand how they
construct their dreams and life projects amid the adversities imposed by social
markers such as race, gender, class, and territory. Based on a qualitative approach,
the study includes interviews and fieldwork with participants, including young
women currently living outside Brazil. The research focuses on the role of
education, art, and religion as tools for self-reinvention, enabling access to new
horizons and fostering the desire to expand this access within their communities. It
also analyzes the international migration projects envisioned by these interlocutors,
examining how such expectations are re-signified in light of emerging local
possibilities. The thesis contributes to the debate on peripheral youth and the ways
they build strategies of resistance and future reconfiguration, using art and
education as political instruments.
Orientador(es)
MYLENE MIZRAHI
Coorientador(es)
MARINA BAY FRYDBERG
Banca
VALTER SINDER
Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES
Banca
REGINA CELIA REYES NOVAES
Banca
MYLENE MIZRAHI
Banca
MARINA BAY FRYDBERG
Banca
VITOR SERGIO FERREIRA
Catalogação
2025-09-29
Apresentação
2025-08-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73293@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73293@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73293
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF