Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] IMPLEMENTAÇÃO DE MOTOR DE XADREZ NEURAL COM PODA ALFA-BETA

Título
[en] NEURAL ALPHA-BETA PRUNING CHESS ENGINE IMPLEMENTATION

Autor
[pt] THOMAS MERGENER GOUVEA MENDES

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[pt] ALGORITMO DE BUSCA

Vocabulário
[pt] PODA ALFA BETA

Vocabulário
[pt] XADREZ DE COMPUTADORES

Vocabulário
[pt] MINIMAX SEARCH

Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Vocabulário
[en] SEARCH ALGORITHM

Vocabulário
[en] ALPHA BETA PRUNING

Vocabulário
[en] COMPUTER CHESS

Vocabulário
[en] MINIMAX SEARCH

Resumo
[pt] Motores de xadrez representam um marco importante na inteligência artificial devido à complexidade do jogo e às suas regras bem definidas. Este projeto teve como objetivo desenvolver um motor de xadrez funcional e competitivo, chamado Illumina, empregando o algoritmo de poda Alfa-Beta para realizar a busca na árvore de jogo e uma Rede Neural Eficientemente Atualizável (NNUE) para realizar a avaliação estática das posições. O desenvolvimento do motor foi iterativo, com etapas de testes utilizando SPRT a cada nova funcionalidade integrada, a fim de garantir estatisticamente a progressão de força ou evitar regressões. A rede neural utilizada para a avaliação estática foi treinada com dados gerados a partir de milhões de partidas autojogadas pelo Illumina em controles de tempo muito rápidos. Até o momento da redação deste trabalho, o Illumina foi testado contra diversos outros motores e apresenta desempenho competitivo em relação a outros motores de xadrez com nível super-humano.

Resumo
[en] Chess engines represent a critical benchmark in artificial intelligence due to the game s complexity and well-defined rules. This project aimed to develop a functional and competitive chess playing engine, Illumina, employing the Alpha-Beta pruning algorithm to search the game tree and an Efficiently Updatable Neural Network (NNUE) to perform static evaluation of positions. The development of the engine was iterative, with SPRT testing steps on each newly integrated feature to statistically ensure strength progression or non-regression. The neural network employed for static evaluation was trained on data generated by millions of Illumina s self-play games in very fast time control. As of the writing of this paper, Illumina has been tested against several other engines and ranks highly among many other superhuman chess engines.

Orientador(es)
AUGUSTO CESAR ESPINDOLA BAFFA

Catalogação
2025-09-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73220@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73220@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73220


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