Título
[en] PROCEDURAL GENERATION OF 2D CHARACTERS WITH GENETIC ALGORITHMS
Título
[pt] PROTÓTIPO DE SISTEMA PROCEDIMENTAL PARA GERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CARACTERÍSTICAS DE PERSONAGENS 2D
Autor
[pt] RAQUEL OLHOVETCHI FERREIRA DA SILVA
Vocabulário
[pt] ALGORITMO GENETICO
Vocabulário
[pt] SIMULACAO VISUAL
Vocabulário
[pt] PERSONAGEM 2D
Vocabulário
[pt] GERACAO PROCEDIMENTAL
Vocabulário
[pt] UNITY
Vocabulário
[en] GENETIC ALGORITHM
Vocabulário
[en] VISUAL SIMULATION
Vocabulário
[en] 2D CHARACTER
Vocabulário
[en] PROCEDURAL GENERATION
Vocabulário
[en] UNITY
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de geração
procedimental de personagens 2D, com foco na aplicação de algoritmos
genéticos para simular hereditariedade e variações evolutivas em um ambiente
visual interativo. O sistema permite criar personagens compostos por sprites
modulares, com atributos visuais e funcionais herdáveis, e possibilita a escolha
entre diferentes métodos de seleção parental (roleta, torneio e ranking) e de
crossover (single-point, two-point e scattered). A ferramenta foi implementada na
engine Unity, enquanto a análise dos resultados foi realizada em Python via
Kaggle. Foram realizados testes com nove populações simultâneas, utilizando
diferentes combinações de algoritmos e ambientes, totalizando 450 mil
indivíduos gerados. Os dados registrados em log permitiram análises de
desempenho, convergência e diversidade genética. Os resultados demonstram
que a escolha do método de crossover impacta diretamente a taxa de
convergência, e que o método de seleção por torneio tende a gerar melhores
desempenhos médios. O sistema também oferece uma funcionalidade de
reprodução visual dos indivíduos registrados em log, o que torna a análise mais
acessível e didática. A proposta integra aprendizado, visualização e análise
comparativa, contribuindo para o estudo de algoritmos genéticos em contextos
aplicados à geração de conteúdo em jogos.
Resumo
[en] This work presents the development of a procedural 2D character generation
system, focusing on the application of genetic algorithms to simulate heredity and
evolutionary variation within an interactive visual environment. The system
enables the creation of characters composed of modular sprites with inheritable
visual and functional attributes. It supports the use of various parent selection
methods (roulette, tournament, and ranking) and crossover strategies
(single-point, two-point, and scattered). The tool was implemented in the Unity
engine, with result analysis conducted using Python on the Kaggle platform. Nine
simultaneous populations were tested using different algorithm and environment
combinations, totaling 450,000 individuals. Logged data enabled performance,
convergence, and genetic diversity evaluations. Results show that the crossover
method significantly affects convergence speed, and tournament selection tends
to yield higher average fitness. The system also includes a visual playback
feature to reconstruct characters from logs, making analysis more intuitive and
didactic. This proposal integrates learning, visualization, and comparative
analysis, contributing to the study of genetic algorithms in game-related
procedural content generation.
Orientador(es)
AUGUSTO CESAR ESPINDOLA BAFFA
Catalogação
2025-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73218@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73218@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73218
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