Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AUTOMATED APPLICATION OF TECHNIQUES FOR CYBERSICKNESS MITIGATION BASED ON USER AND GAMEPLAY EVENTS

Título
[pt] FRAMEWORK DE TÉCNICAS PARA REDUÇÃO DE CYBERSICKNESS COM BASE EM EVENTOS DE USUÁRIO E DE GAMEPLAY

Autor
[pt] LEONARDO GIURI SANTIAGO

Vocabulário
[pt] REALIDADE VIRTUAL

Vocabulário
[pt] HEAD MOUNTED DISPLAY

Vocabulário
[pt] CYBERSICKNESS

Vocabulário
[pt] UNITY

Vocabulário
[en] VIRTUAL REALITY

Vocabulário
[en] HEAD MOUNTED DISPLAY

Vocabulário
[en] CYBERSICKNESS

Vocabulário
[en] UNITY

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um framework destinado a mitigar a Cybersickness em aplicações de realidade virtual (VR) por meio da aplicação automatizada de técnicas de redução baseadas em eventos do usuário e de gameplay. Apesar da existência de diversos métodos para atenuar sintomas de cybersickness, ainda faltam soluções modulares e de fácil integração para desenvolvedores de VR. O framework proposto, implementado como um plugin do Unity, permite configurar as técnicas de mitigação por meio de uma interface simplificada, sem necessidade de programação adicional. Técnicas como Dynamic Field of View, Static Rest Frame e Rotational Blurring são acionadas automaticamente por eventos específicos do jogo, aumentando o conforto do usuário. Um jogo de demonstração foi desenvolvido para validar o framework, e testes com usuários indicaram uma redução de 18.75 porcento nos sintomas de cybersickness quando o framework foi empregado. A solução visa simplificar o desenvolvimento de aplicações de VR e melhorar o bem-estar dos usuários, contribuindo para uma adoção mais ampla da tecnologia de realidade virtual.

Resumo
[en] This work presents the development of a framework aimed at mitigating cybersickness in virtual reality (VR) applications through the automated application of reduction techniques based on user and gameplay events. Despite the availability of various methods to alleviate cybersickness symptoms, there remains a lack of modular and easily integrable solutions for VR developers. The proposed framework, implemented as a Unity plugin, enables developers to configure mitigation techniques via a simplified interface without additional coding. Techniques such as Dynamic Field of View, Static Rest Frame, and Rotational Blurring are automatically triggered by specific in-game events, enhancing user comfort. A demonstration game was developed to validate the framework, and user tests showed a 18.75 percent reduction in cybersickness symptoms when the framework was employed. This solution seeks to streamline VR application development and improve user well-being, contributing to broader adoption of VR technology.

Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Coorientador(es)
THIAGO MALHEIROS PORCINO

Catalogação
2025-09-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73216@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73216@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73216


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF