Título
[en] PROMOTING THE LEADERSHIP OF BRAZILIAN FAMILY BUSINESSES IN THE SUSTAINABILITY AGENDA
Título
[pt] PROMOVENDO O PROTAGONISMO DAS EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS NA AGENDA DA SUSTENTABILIDADE
Autor
[pt] SILVIA PEREIRA DE JESUS LUCAS
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] VALOR
Vocabulário
[pt] SUCESSAO
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
Vocabulário
[pt] EMPRESA FAMILIAR
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] VALUE
Vocabulário
[en] SUCCESSION
Vocabulário
[en] CORPORATE SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] FAMILIAR ENTERPRISE
Resumo
[pt] O modelo de desenvolvimento econômico baseado no consumo tem gerado
impactos ambientais significativos, comprometendo a capacidade das gerações
futuras de satisfazerem suas necessidades, bem como a qualidade de vida no
presente. Eventos climáticos extremos vêm causando enormes perdas econômicas
e sociais no Brasil e no mundo, evidenciando a fragilidade de um modelo de
desenvolvimento insustentável e reforçando a necessidade urgente de repensar a
estratégia de crescimento global. Com o agravamento dos impactos ambientais, o
papel das empresas na mitigação dos danos torna-se cada vez mais relevante.
Embora grandes corporações estejam se adaptando à agenda da sustentabilidade, as
empresas familiares, especialmente as de pequeno e médio porte, ainda não têm
integrado efetivamente esses princípios em suas estratégias. Por outro lado,
possuem um grande poder de transformação, dada a sua participação representativa
no PIB e no emprego nacional. Este estudo visa impulsionar o protagonismo das
empresas familiares brasileiras na agenda de sustentabilidade, identificando
práticas e barreiras para a incorporação da sustentabilidade nas suas estratégias de
negócios. A pesquisa busca fornecer orientações tanto para aquelas empresas que
ainda não iniciaram essa jornada quanto para aquelas que já avançaram, mas
necessitam de aprimoramento de práticas para alavancar seu impacto positivo.
Assim, espera-se que os resultados da presente pesquisa contribuam para um maior
engajamento das empresas familiares com as práticas sustentáveis, reforçando seu
papel essencial na construção de uma economia socialmente justa e ambientalmente
responsável, garantindo a sustentabilidade dos negócios e um futuro resiliente e
próspero para as próximas gerações.
Resumo
[en] The consumption-based economic development model has generated
significant social and environmental impacts, compromising the ability of future
generations to meet their needs and the quality of life in the present. Extreme
climatic events has caused huge economic and social losses in Brazil and
worldwide, highlighting the fragility of an unsustainable development model and
reinforcing the urgent need to rethink the global growth strategy. As environmental
impacts worsen, the role of businesses in mitigating damage becomes increasingly
important. While large corporations are adapting to the sustainability agenda,
family businesses, particularly small and mid-sized ones, have yet to effectively
integrate these principles into their strategies, as important transforming agents,
given its prominent share in GDP and national employment. This study aims to
promote the leadership of Brazilian family businesses in the sustainability agenda
by identifying practices and barriers to incorporating sustainability into their
business strategies. The research seeks to provide guidance both for companies that
have not yet started this journey and for those that have made progress but need to
improve their practices. Thus, the results of this study are expected to foster greater
engagement of family businesses in sustainable practices, reinforcing their essential
role in building a fairer and more environmentally responsible economy, ensuring
business sustainability and a resilient, prosperous future for the next generations.
Orientador(es)
ANNA CAROLINA FORNERO AGUIAR
Coorientador(es)
PAULO DURVAL BRANCO
Banca
JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR
Banca
RUTH ESPINOLA SORIANO DE MELLO
Banca
ANNA CAROLINA FORNERO AGUIAR
Catalogação
2025-09-22
Apresentação
2025-02-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73158@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73158@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73158
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