Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DO I SEE MYSELF IN WHAT I SEE?: AN ANALYSIS OF THE PRESENCE OF LIFE HISTORIES IN DISCURSIVE PRACTICES IN DESIGN EDUCATION

Título
[pt] EU ME VEJO NO QUE EU VEJO?: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE DESIGN

Autor
[pt] BRUNA FINKENNAUER DE SOUZA ARAUJO

Vocabulário
[pt] PRATICA DISCURSIVA

Vocabulário
[pt] ACOLHIMENTO

Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS

Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN

Vocabulário
[en] DISCURSIVE PRACTICE

Vocabulário
[en] RECEPTION

Vocabulário
[en] LIFE HISTORY

Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS

Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION

Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga a presença das Histórias de Vida nas práticas discursivas no ensino de Design, com ênfase na construção de sentidos e no acolhimento das experiências pessoais dos alunos. Partindo de atravessamentos na minha trajetória pessoal, busco entender como a escuta ativa e um ambiente acolhedor podem fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos se expressem e construam sentidos de forma autêntica e significativa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa-interpretativa, utilizando a observação participante em uma disciplina de Graduação em Design da PUC-Rio. O material registrado é examinado à luz da análise do discurso, buscando compreender como as trajetórias pessoais se entrelaçam com os processos formativos. Abordando temas como acolhimento na educação (Freire), Histórias de Vida na formação (Josso) e identidades em uma educação baseada no afeto (hooks), a dissertação pretende refletir sobre os caminhos de espelhamento e (re)conhecimento dos alunos a partir de suas Histórias de Vida nos espaços de ensino aprendizagem de Design, defendendo a importância de uma educação mais dialógica, inclusiva e atenta às subjetividades dos estudantes.

Resumo
[en] This research investigates the presence of Life Histories in discursive practices within Design education, with an emphasis on meaning-making processes and the welcoming of students personal experiences. Drawing from the throughlines that have shaped my personal journey, I seek to understand how active listening and welcoming can strengthen the teaching-learning process, allowing students to express themselves and construct meaning in an authentic and significant way. The research adopts a qualitative-interpretive approach, using participant observation in an undergraduate Design course at PUC-Rio. The recorded material is examined through the lens of discourse analysis, aiming to understand how personal trajectories intertwine with formative processes. Engaging with themes such as welcoming in education (Freire), Life Histories in educational development (Josso), and identity in an education rooted in care and affection (hooks), this dissertation aims to reflect on the paths of mirroring and (re)cognition students experience through their Life Histories in Design teaching-learning spaces. It advocates for a more dialogical, inclusive education that is attentive to the students subjectivities.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
MAIRA GONCALVES LACERDA

Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Catalogação
2025-09-18

Apresentação
2025-06-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73129@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73129@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73129


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF