Título
[en] DO I SEE MYSELF IN WHAT I SEE?: AN ANALYSIS OF THE PRESENCE OF LIFE HISTORIES IN DISCURSIVE PRACTICES IN DESIGN EDUCATION
Título
[pt] EU ME VEJO NO QUE EU VEJO?: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE DESIGN
Autor
[pt] BRUNA FINKENNAUER DE SOUZA ARAUJO
Vocabulário
[pt] PRATICA DISCURSIVA
Vocabulário
[pt] ACOLHIMENTO
Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[en] DISCURSIVE PRACTICE
Vocabulário
[en] RECEPTION
Vocabulário
[en] LIFE HISTORY
Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga a presença das Histórias de Vida nas práticas
discursivas no ensino de Design, com ênfase na construção de sentidos e
no acolhimento das experiências pessoais dos alunos. Partindo de
atravessamentos na minha trajetória pessoal, busco entender como a
escuta ativa e um ambiente acolhedor podem fortalecer o processo de
ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos se expressem e
construam sentidos de forma autêntica e significativa. A pesquisa adota
uma abordagem qualitativa-interpretativa, utilizando a observação
participante em uma disciplina de Graduação em Design da PUC-Rio. O
material registrado é examinado à luz da análise do discurso, buscando
compreender como as trajetórias pessoais se entrelaçam com os
processos formativos. Abordando temas como acolhimento na educação
(Freire), Histórias de Vida na formação (Josso) e identidades em uma
educação baseada no afeto (hooks), a dissertação pretende refletir sobre
os caminhos de espelhamento e (re)conhecimento dos alunos a partir de
suas Histórias de Vida nos espaços de ensino aprendizagem de Design,
defendendo a importância de uma educação mais dialógica, inclusiva e
atenta às subjetividades dos estudantes.
Resumo
[en] This research investigates the presence of Life Histories in discursive
practices within Design education, with an emphasis on meaning-making
processes and the welcoming of students personal experiences. Drawing
from the throughlines that have shaped my personal journey, I seek to
understand how active listening and welcoming can strengthen the
teaching-learning process, allowing students to express themselves and
construct meaning in an authentic and significant way. The research
adopts a qualitative-interpretive approach, using participant observation in
an undergraduate Design course at PUC-Rio. The recorded material is
examined through the lens of discourse analysis, aiming to understand
how personal trajectories intertwine with formative processes. Engaging
with themes such as welcoming in education (Freire), Life Histories in
educational development (Josso), and identity in an education rooted in
care and affection (hooks), this dissertation aims to reflect on the paths of
mirroring and (re)cognition students experience through their Life Histories
in Design teaching-learning spaces. It advocates for a more dialogical,
inclusive education that is attentive to the students subjectivities.
Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
MAIRA GONCALVES LACERDA
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Catalogação
2025-09-18
Apresentação
2025-06-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73129@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73129@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73129
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF