Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CENÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO CRIATIVO

Título
[en] IMMERSIVE EXPERIENCES IN THE SCENARIO CREATION PROCESS: CONTRIBUTIONS TO THE CREATIVE PROCESS

Autor
[pt] MARIANA ROCHA DUARTE

Vocabulário
[pt] REALIDADE VIRTUAL

Vocabulário
[pt] PROCESSO CRIATIVO DE CENARIO

Vocabulário
[pt] CENOGRAFIA

Vocabulário
[en] VIRTUAL REALITY

Vocabulário
[en] CREATIVE SCENARIO PROCESS

Vocabulário
[en] PRODUTIVE CHAIN

Resumo
[pt] Esta dissertação propõe como objetivo principal explorar as potencialidades do uso da tecnologia e da Realidade Virtual no processo criativo do cenógrafo. Para isso, irá investigar na linha do tempo a evolução dessa linguagem e buscará entender o processo criativo dos cenógrafos a partir de uma revisão sistemática pesquisando os temas: processo criativo, cenografia e realidade virtual. Assim, com base na experiência da autora como cenógrafa, seu processo criativo é identificado de forma a demonstrar as etapas do projeto desde a definição do conceito até a materialização final do cenário. Dessa forma, a partir da cenografia de dois programas de televisão, Encontro com Fátima Bernardes e Linha Direta, conseguimos visualizar as potencialidades dessa ferramenta e demonstrar que o uso de tecnologias imersivas por cenógrafos, entre outros profissionais das atividades projetuais, pode promover experiências e resultados inovadores no processo de criação. As tecnologias imersivas oferecem meios inéditos de desenvolver, compartilhar e experenciar projetos para todos os profissionais do campo da imaginação, desenvolvimento e concretização de espaços, serviços e produtos.

Resumo
[en] This dissertation proposes as its main objective to explore the potential of using technology and Virtual Reality in the creative process of the scenographer. For this, it will investigate the evolution of this language in the timeline and will seek to understand the creative process of scenographers from a systematic review researching the themes: creative process, scenography and virtual reality. So, based on the author s experience as a scenographer, her creative process is identified in order to demonstrate the stages of the project, from the definition of the concept to the final materialization of the scenario. In this way, from the scenography of two television programs, Encontro com Fátima Bernardes and Linha Direta, we were able to visualize the potential of this tool and demonstrate that the use of immersive technologies by scenographers, among other professionals in design activities, can promote experiences and results. innovators in the creation process. Immersive technologies offer unprecedented means of developing, sharing and experiencing projects for all professionals in the field of imagination, development and realization of spaces, services and products.

Orientador(es)
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS

Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO

Catalogação
2025-09-11

Apresentação
2023-04-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72893@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72893@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72893


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF