Título
[pt] EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CENÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO CRIATIVO
Título
[en] IMMERSIVE EXPERIENCES IN THE SCENARIO CREATION PROCESS: CONTRIBUTIONS TO THE CREATIVE PROCESS
Autor
[pt] MARIANA ROCHA DUARTE
Vocabulário
[pt] REALIDADE VIRTUAL
Vocabulário
[pt] PROCESSO CRIATIVO DE CENARIO
Vocabulário
[pt] CENOGRAFIA
Vocabulário
[en] VIRTUAL REALITY
Vocabulário
[en] CREATIVE SCENARIO PROCESS
Vocabulário
[en] PRODUTIVE CHAIN
Resumo
[pt] Esta dissertação propõe como objetivo principal explorar as
potencialidades do uso da tecnologia e da Realidade Virtual no processo
criativo do cenógrafo. Para isso, irá investigar na linha do tempo a evolução
dessa linguagem e buscará entender o processo criativo dos cenógrafos a
partir de uma revisão sistemática pesquisando os temas: processo criativo,
cenografia e realidade virtual. Assim, com base na experiência da autora
como cenógrafa, seu processo criativo é identificado de forma a demonstrar
as etapas do projeto desde a definição do conceito até a materialização
final do cenário. Dessa forma, a partir da cenografia de dois programas de
televisão, Encontro com Fátima Bernardes e Linha Direta, conseguimos
visualizar as potencialidades dessa ferramenta e demonstrar que o uso de
tecnologias imersivas por cenógrafos, entre outros profissionais das
atividades projetuais, pode promover experiências e resultados inovadores
no processo de criação. As tecnologias imersivas oferecem meios inéditos
de desenvolver, compartilhar e experenciar projetos para todos os
profissionais do campo da imaginação, desenvolvimento e concretização
de espaços, serviços e produtos.
Resumo
[en] This dissertation proposes as its main objective to explore the potential of
using technology and Virtual Reality in the creative process of the
scenographer. For this, it will investigate the evolution of this language in
the timeline and will seek to understand the creative process of
scenographers from a systematic review researching the themes: creative
process, scenography and virtual reality. So, based on the author s
experience as a scenographer, her creative process is identified in order to
demonstrate the stages of the project, from the definition of the concept to
the final materialization of the scenario. In this way, from the scenography
of two television programs, Encontro com Fátima Bernardes and Linha
Direta, we were able to visualize the potential of this tool and demonstrate
that the use of immersive technologies by scenographers, among other
professionals in design activities, can promote experiences and results.
innovators in the creation process. Immersive technologies offer
unprecedented means of developing, sharing and experiencing projects for
all professionals in the field of imagination, development and realization of
spaces, services and products.
Orientador(es)
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Banca
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS
Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
Banca
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO
Catalogação
2025-09-11
Apresentação
2023-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72893@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72893@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72893
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF