Título
[pt] EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PRETUGUÊS: APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO JURÍDICA A PARTIR DA LUTA POR LIBERDADE
Título
[en] UNIVERSITY EXTENSION IN PRETUGUÊS: THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTIONS TO LEGAL EDUCATION BASED ON THE STRUGGLE FOR FREEDOM
Autor
[pt] NINA CASTRO ADEODATO BARROUIN E MELLO
Vocabulário
[pt] RELACAO RACIAL
Vocabulário
[pt] DESENCARCERAMENTO
Vocabulário
[pt] FORMACAO JURIDICA
Vocabulário
[pt] EXTENSAO JURIDICA
Vocabulário
[pt] DIREITO EM PRETUGUES
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE JUSTICA CRIMINAL
Vocabulário
[en] RACE RELATION
Vocabulário
[en] DECARCERATION
Vocabulário
[en] LEGAL EDUCATION
Vocabulário
[en] LEGAL EXTENSION
Vocabulário
[en] LAW IN PRETUGUES
Vocabulário
[en] CRIMINAL JUSTICE SYSTEM
Resumo
[pt] As Faculdades de Direito possuem papel central na (re)produção da colonialidade
jurídica, e por consequência, na estruturação e manutenção da engenharia de
violência racial que se perfaz, também, através do Sistema de Justiça Criminal.
Nesse sentido, observar as fissuras produzidas a esse espaço comprometido com a
rearticulação de lógicas supremacistas brancas, pode fornecer outros repertórios
para se interpelar o direito e seus institutos. Entende-se, nesses termos, que a
extensão é um dos espaços nos quais é possível refletir e mobilizar sobre o direito
para além das perspectivas tradicionalmente validadas nas instituições acadêmicas.
Longe de concebê-la como um campo imune à produção de violências epistêmicas,
objetificação, fetichização e outras violências comuns à lógica branca de ser e estar
no mundo, a extensão se configura como um terreno em disputa, em constante
refazimento. Nesse giro, este escrito tem como objetivo observar aportes para se
refletir criticamente acerca da formação jurídica, forjados em meio a prática
extensionista que se posiciona nas interações entre as Faculdades de Direito e o
cárcere, compreendendo-o enquanto um dos dispositivos do genocídio negro. A
investigação busca compreender a relação de mutualidade e cumplicidade entre as
Faculdades de Direito e o Sistema de Justiça Criminal, mobilizando categorias
teóricas como epistemicídio, genocídio, pacto narcísico da branquitude e
colonialidade jurídica. Voltando-se para a extensão jurídica universitária, a
pesquisa apresenta algumas disputas sobre sua implementação nas Faculdades de
Direito, interpelando esse campo a partir de referenciais teóricos do campo do
Direito e das Relações Raciais. Para costurar as análises, é proposta uma reflexão
sobre e a partir da extensão jurídica, mobilizando aportes teórico-metodológicos do
Direito em Pretuguês, com vistas ao adensamento da crítica à formação jurídica. O
referencial teórico mobilizado a partir de levantamento bibliográfico é articulado
com reflexões desenvolvidas no âmbito do projeto Encarceramento em massa de
mulheres negras: a prática extensionista na promoção do acesso à justiça (PUCRio). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com discentes e
docente do projeto, assim como, foi empreendida a análise documental do relatório
de atividades e outros documentos da extensão. Busca-se, assim, trabalhar
contribuições extensionistas, em pretuguês, à crítica à formação jurídica. Por fim, é
proposto um diálogo mais amplo, conjugando aportes críticos à formação jurídica
forjados por três outras experiências extensionistas que atuam no enfrentamento ao
cárcere no Rio de Janeiro: NAJUP Luiza Mahin (UFRJ), Diálogos do Cárcere
(UERJ) e CRADAC (UFF), a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas
com discentes e docentes de tais grupos.
Resumo
[en] Law schools play a central role in the (re)production of legal coloniality and,
consequently, in structuring and maintaining the engineering of racial violence that
also takes place through the criminal justice system. In this sense, observing the
fissures produced in this space, which is committed to the rearticulation of white
supremacist logics, can provide other repertoires for questioning the law and its
institutes. In these terms, it is understood that extension is one of the spaces in which
it is possible to reflect and mobilise on the law beyond the perspectives traditionally
validated in academic institutions. Far from conceiving of it as a field immune to
the production of epistemic violence, objectification, fetishisation and other
violence common to the white logic of being and being in the world, extension is
configured as a terrain in dispute, in constant remaking. With this in mind, the aim
of this article is to look at ways of critically reflecting on legal education, forged in
the midst of extension practice that is positioned in the interactions between law
schools and prisons, understanding it as one of the devices of black genocide. The
research seeks to understand the relationship of mutuality and complicity between
law schools and the criminal justice system, mobilising theoretical categories such
as epistemicide, genocide, the narcissistic pact of whiteness and legal coloniality.
Turning to university legal extension, the research presents some disputes over its
implementation in law schools, questioning this field from theoretical references in
the fields of law and race relations. To stitch the analyses together, it proposes a
reflection on and from legal outreach, mobilising theoretical and methodological
contributions from Law in Pretuguês, with a view to deepening the critique of legal
training. The theoretical framework mobilised from a bibliographical survey is
articulated with reflections developed in the context of the project Mass
incarceration of black women: extension practice in promoting access to justice
(PUC-Rio). To this end, semi-structured interviews were carried out with students
and teachers from the project, as well as a documentary analysis of the activity
report and other extension documents. The aim is to analyse the contributions of the
extension, in Pretuguês, to the critique of legal education. Finally, a broader
dialogue is proposed, combining critical contributions to legal education forged by
three other extension experiences that work to confront imprisonment in Rio de
Janeiro: NAJUP Luiza Mahin (UFRJ), Diálogos do Cárcere (UERJ) and CRADAC
(UFF), based on semi-structured interviews with students and teachers from these
groups.
Orientador(es)
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES
Banca
FERNANDA FERREIRA PRADAL
Banca
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES
Banca
BRUNA STÉFANI SOARES DE ARAÚJO
Catalogação
2025-09-10
Apresentação
2025-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72863@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72863@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72863
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF