Título
[en] DECARBONIZATION IN MARITIME TRANSPORT: POTENTIAL OF AMMONIA IN DUAL-FUEL ENGINES
Título
[pt] DESCARBONIZAÇÃO NO TRANSPORTE MARÍTIMO: POTENCIAL DA AMÔNIA EM MOTORES DUAL-FUEL
Autor
[pt] LUCAS ALVES MARCANO
Vocabulário
[pt] ANALISE MULTICRITERIO
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[pt] INJECAO DIRETA DE ALTA PRESSAO
Vocabulário
[pt] EMISSAO DE CO2
Vocabulário
[pt] MOTOR DE IGNICAO POR COMPRESSAO
Vocabulário
[pt] SIMULACAO CFD
Vocabulário
[en] MULTICRITERIA ANALYZES
Vocabulário
[en] PERFORMANCE
Vocabulário
[en] HIGH PRESSURE DIRECT INJECTION
Vocabulário
[en] CO2 EMISSION
Vocabulário
[en] COMPRESSION IGNITION ENGINE
Vocabulário
[en] CFD SIMULATION
Resumo
[pt] O transporte marítimo, responsável por cerca de 3 por cento das emissões globais
de CO2, enfrenta crescente pressão para descarbonização. Nesse cenário, a amônia
verde emerge como uma alternativa promissora para substituir os combustíveis
fósseis em motores marítimos, especialmente em configurações dual-fuel. Este
trabalho realiza uma revisão bibliográfica, incluindo o levantamento do estado da
arte sobre as rotas de produção da amônia verde, suas características físico-químicas, os impactos técnicos e econômicos, os aspectos ambientais e os desafios
regulatórios associados. Além disso, o levantamento identificou o potencial da
amônia verde como combustível marítimo, bem como os principais gargalos para
sua adoção em larga escala. Adicionalmente, investiga-se o desempenho
termodinâmico e ambiental da operação de um motor marítimo de ignição por
compressão, modelado com base em um motor MWM de médio porte, com razão
de compressão de 16,8, operando a 1700 RPM e potência nominal de 150 hp. O
estudo considera a utilização de injeção direta de alta pressão de amônia (650 bar,
1000 bar e 1350 bar), combinada com injeção piloto de diesel a 1317 bar. As
análises tridimensionais foram realizadas no software CONVERGE CFD, focando
em parâmetros críticos como atraso de ignição, taxa de liberação de calor (HRR),
eficiência térmica e emissões equivalentes de CO2 em um horizonte de 100 anos
(CO2-eq (100y)), considerando diferentes AEF, pressões de injeção e momentos de
injeção do diesel piloto (SODI). Os resultados mostram que, para 50 por cento de carga,
foi possível operar com AEF de até 62,5 por cento sem comprometer a estabilidade da
combustão, mantendo a eficiência térmica equivalente à do diesel puro (cerca de
48,8 por cento) e reduzindo as emissões de CO2-eq em aproximadamente 11 por cento. Em regimes
de carga elevada (75 por cento e 100 por cento), foram observadas eficiências térmicas superiores
às do diesel puro, com ganhos de 0,9 a 3,1 pontos percentuais, e reduções de até 83
por cento nas emissões de CO2-eq. Por outro lado, em condições de baixa carga (25 por cento), a
substituição de diesel por amônia não se mostrou vantajosa, resultando em menores
eficiências térmicas e emissões superiores às do diesel puro, sobretudo por óxidos
de nitrogênio (NOx), assim como o N2O. Esses resultados evidenciam o elevado
potencial da amônia verde como combustível marítimo para a descarbonização do
setor, especialmente sob condições operacionais otimizadas.
Resumo
[en] Maritime transport, responsible for approximately 3 percent of global CO2
emissions, faces increasing pressure to decarbonize. In this context, green ammonia
emerges as a promising alternative to replace fossil fuels in maritime engines,
particularly in dual-fuel configurations. This work presents a literature review,
including a state-of-the-art survey on green ammonia production routes, its
physicochemical properties, technical and economic impacts, environmental
aspects, and associated regulatory challenges. Furthermore, the survey identified
the potential of green ammonia as a maritime fuel, as well as the main bottlenecks
for its large-scale adoption. Additionally, the thermodynamic and environmental
performance of a maritime compression-ignition engine is investigated, modeled
based on a medium-sized MWM engine with a compression ratio of 16.8, operating
at 1700 RPM and a nominal power output of 150 hp. The study considers the use
of high-pressure direct injection of ammonia (650 bar, 1000 bar, and 1350 bar),
combined with pilot diesel injection at 1317 bar. Three-dimensional analyses were
performed using the CONVERGE CFD software, focusing on critical parameters
such as ignition delay, heat release rate (HRR), thermal efficiency, and 100-year
horizon equivalent CO2 emissions (CO2-eq (100y)), considering different AEF,
injection pressures, and start of diesel injection (SODI) timings. The results show
that at 50 percent load, it was possible to operate with AEF of up to 62.5 percent without
compromising combustion stability, maintaining thermal efficiency equivalent to
pure diesel operation (approximately 48.8 percent) and reducing CO2-eq emissions by
around 11 percent. Under high load conditions (75 percent and 100 percent), higher thermal
efficiencies than those of pure diesel were observed, with gains ranging from 0.9 to
3.1 percentage points, and reductions of up to 83 percent in CO2-eq emissions. On the
other hand, under low load conditions (25 percent), the substitution of diesel by ammonia
proved disadvantageous, resulting in lower thermal efficiencies and higher
emissions compared to pure diesel, mainly due to nitrogen oxides (NOx) and N2O.
These results highlight the high potential of green ammonia as a maritime fuel for
the decarbonization of the sector, particularly under optimized operating conditions.
Orientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Coorientador(es)
EPIFANIO MAMANI TICONA
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
EPIFANIO MAMANI TICONA
Banca
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Banca
ALBINO JOSE KALAB LEIROZ
Banca
ELI EBER BATISTA GOMES
Catalogação
2025-09-09
Apresentação
2025-05-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72827@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72827@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72827
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