Título
[en] DECOLONIAL FEMINISM AND SCHOOL GEOGRAPHY: OTHER LEARNING POSSIBILITIES
Título
[pt] FEMINISMO DECOLONIAL E GEOGRAFIA ESCOLAR: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS
Autor
[pt] NATALIA ARAUJO DE MENEZES MANOEL
Vocabulário
[pt] FEMINISMO
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR
Vocabulário
[pt] BNCC
Vocabulário
[pt] DECOLONIALIDADE
Vocabulário
[en] FEMINISM
Vocabulário
[en] GENDER
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY
Vocabulário
[en] BNCC
Vocabulário
[en] DECOLONIALITY
Resumo
[pt] Em nossa análise identificamos um sistema moderno/colonial de dominação
que, através da colonialidade, permanece em nossa sociedade mantendo
estruturas de poder capazes de gerar inúmeras situações de desigualdade e
opressões. Neste cenário incorporamos as discussões acerca de gênero e do
feminismo, sobretudo de viés decolonial, o qual acreditamos ser um caminho
para a transformação da sociedade. Compreendendo a escola com um espaço
frutífero para dialogar sobre o tema, discorremos também acerca do currículo e
da Base Nacional Comum Curricular, os quais se apresentam seguindo esta
lógica moderna/colonial. A partir da metodologia do feminismo decolonial que é
antipatriarcal, antirracista e anticlassista, definimos como nosso objetivo
investigar como o conhecimento acerca do feminismo decolonial pode ser
construído na educação básica através de uma aproximação com a Geografia
escolar, considerando as alunas e alunos como sujeitos dentro do processo de
ensino-aprendizagem. Partindo de uma relação diálógica concluímos que os
estudantes possuem noções equivocadas do que é o feminismo, contudo com
as atividades propostas e expostas por essa pesquisa, planejadas e aplicadas
pelos estudantes, o conhecimento acerca do feminismo pode ser construído,
entendido coletivamente e empregado por elas e eles no espaço escolar.
Resumo
[en] In our analysis, we identified a modern/colonial system of domination that, through
coloniality, remains in our society, maintaining power structures capable of
generating countless situations of inequality and oppression. In this scenario we
incorporate discussions about gender and feminism, especially from a decolonial
perspective, which we believe is a path to transforming society. Understanding the
school as a fruitful space to discuss the topic, we also discussed the curriculum
and the National Common Curricular Base, which are presented following this
modern/colonial logic. Based on the methodology of decolonial feminism, which is
anti-patriarchal, anti-racist and anti-classist, we define our objective as
investigating how knowledge about decolonial feminism can be constructed in
basic education through an approach to school geography, considering students
as subjects within the teaching-learning process. Starting from a dialogical
relationship, we conclude that students have mistaken notions of what feminism is,
however, with the activities proposed and exposed by this research, planned and
applied by students, knowledge about feminism can be constructed, collectively
understood and employed by them in the school space.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Banca
IVALDO GONCALVES DE LIMA
Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Banca
EDUARDO PIMENTEL MENEZES
Banca
FABIO TADEU DE MACEDO SANTANA
Banca
EDILEUZA DIAS DE QUEIROZ
Catalogação
2025-09-08
Apresentação
2024-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72809@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72809@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72809
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF