Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DECOLONIAL FEMINISM AND SCHOOL GEOGRAPHY: OTHER LEARNING POSSIBILITIES

Título
[pt] FEMINISMO DECOLONIAL E GEOGRAFIA ESCOLAR: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS

Autor
[pt] NATALIA ARAUJO DE MENEZES MANOEL

Vocabulário
[pt] FEMINISMO

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR

Vocabulário
[pt] BNCC

Vocabulário
[pt] DECOLONIALIDADE

Vocabulário
[en] FEMINISM

Vocabulário
[en] GENDER

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY

Vocabulário
[en] BNCC

Vocabulário
[en] DECOLONIALITY

Resumo
[pt] Em nossa análise identificamos um sistema moderno/colonial de dominação que, através da colonialidade, permanece em nossa sociedade mantendo estruturas de poder capazes de gerar inúmeras situações de desigualdade e opressões. Neste cenário incorporamos as discussões acerca de gênero e do feminismo, sobretudo de viés decolonial, o qual acreditamos ser um caminho para a transformação da sociedade. Compreendendo a escola com um espaço frutífero para dialogar sobre o tema, discorremos também acerca do currículo e da Base Nacional Comum Curricular, os quais se apresentam seguindo esta lógica moderna/colonial. A partir da metodologia do feminismo decolonial que é antipatriarcal, antirracista e anticlassista, definimos como nosso objetivo investigar como o conhecimento acerca do feminismo decolonial pode ser construído na educação básica através de uma aproximação com a Geografia escolar, considerando as alunas e alunos como sujeitos dentro do processo de ensino-aprendizagem. Partindo de uma relação diálógica concluímos que os estudantes possuem noções equivocadas do que é o feminismo, contudo com as atividades propostas e expostas por essa pesquisa, planejadas e aplicadas pelos estudantes, o conhecimento acerca do feminismo pode ser construído, entendido coletivamente e empregado por elas e eles no espaço escolar.

Resumo
[en] In our analysis, we identified a modern/colonial system of domination that, through coloniality, remains in our society, maintaining power structures capable of generating countless situations of inequality and oppression. In this scenario we incorporate discussions about gender and feminism, especially from a decolonial perspective, which we believe is a path to transforming society. Understanding the school as a fruitful space to discuss the topic, we also discussed the curriculum and the National Common Curricular Base, which are presented following this modern/colonial logic. Based on the methodology of decolonial feminism, which is anti-patriarchal, anti-racist and anti-classist, we define our objective as investigating how knowledge about decolonial feminism can be constructed in basic education through an approach to school geography, considering students as subjects within the teaching-learning process. Starting from a dialogical relationship, we conclude that students have mistaken notions of what feminism is, however, with the activities proposed and exposed by this research, planned and applied by students, knowledge about feminism can be constructed, collectively understood and employed by them in the school space.

Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
IVALDO GONCALVES DE LIMA

Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Banca
FABIO TADEU DE MACEDO SANTANA

Banca
EDILEUZA DIAS DE QUEIROZ

Catalogação
2025-09-08

Apresentação
2024-03-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72809@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72809@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72809


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF