Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CATEQUESE INCULTURADA E LITERATURA DE FICÇÃO EM DIÁLOGO: A EXPRESSÃO ESTÉTICA DE VIDAS SECAS E TORTO ARADO NA EVANGELIZAÇÃO NORDESTINA

Título
[en] INCULTURATED CATECHESIS AND FICTION LITERATURE IN DIALOGUE: THE AESTHETIC EXPRESSION OF VIDAS SECAS AND TORTO ARADO IN NORTHEASTERN EVANGELIZATION

Autor
[pt] LUÍS OLIVEIRA FREITAS

Vocabulário
[pt] COMUNIDADE ECLESIAL

Vocabulário
[pt] REALIDADE NORDESTINA

Vocabulário
[pt] VIDAS SECAS E TORTO ARADO

Vocabulário
[pt] CATEQUESE INCULTURADA

Vocabulário
[pt] FICCAO

Vocabulário
[en] ECCLESIAL COMMUNITY

Vocabulário
[en] BRAZILIAN NORTHEASTERN REALITY

Vocabulário
[en] VIDAS SECAS E TORTO ARADO

Vocabulário
[en] INCULTURATED CATECHESIS

Vocabulário
[en] FICTION

Resumo
[pt] A presente pesquisa se propõe a discutir sobre a catequese inculturada em diálogo com a literatura de ficção a partir da realidade nordestina representada na estética das tramas romanescas Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. A reflexão se dará em torno das questões fundamentais da ação evangelizadora catequética diante dos desafios encontrados no atual contexto que exige uma nova postura da comunidade cristã, de modo a possibilitar o processo de inculturação da fé. Paralelo às temáticas próprias da evangelização e da catequese, também serão tratadas aquelas que se referem à arte literária, particularmente, no diálogo que pode estabelecer com a reflexão teológica e catequética e, dessa correlação, fomentar iniciativas inovadoras de catequese inculturada. A análise será realizada a partir do debate que insiste na necessidade de a catequese se constituir em uma ação de educação para o aprofundamento da fé nos âmbitos pessoal e comunitário. Todo esse processo ocorre no contexto sociocultural dos interlocutores da mensagem, que deve ser conhecido pelos agentes da evangelização e nessa situação, as obras de ficção em debate certamente ajudarão o catequista no conhecimento dessa realidade cultural. A discussão terá como aporte teórico os documentos do magistério eclesiástico, os estudos sistematizados de teólogos que nos ajudam a compreender melhor a evangelização e a catequese inculturada, que, juntamente com críticos literários renomados, podem ajudar-nos a perceber as relações entre teologia/catequese e arte literária e como isso influencia na reflexão catequética.

Resumo
[en] This research aims to explore inculturated catechesis in dialogue with fictional literature, based on the Northeastern Brazilian reality represented through the aesthetic dimensions of the novels Vidas Secas, by Graciliano Ramos, and Torto Arado, by Itamar Vieira Júnior. The study reflects on the fundamental issues of catechetical evangelizing action in light of the challenges posed by the current context, which calls for a renewed posture from the Christian community to enable the process of inculturation of faith. Alongside the themes inherent to evangelization and catechesis, the research also addresses those pertaining to literary art, particularly, its potential for dialogue with theological and catechetical reflection. This correlation seeks to foster innovative initiatives in inculturated catechesis. The analysis will be conducted within the framework of the ongoing debate that emphasizes the need for catechesis to be an educational process aimed at deepening faith on both personal and communal levels. This entire process takes place within the sociocultural context of the recipients of the message, that must be well understood by those engaged in evangelization. In this regard, the fictional works under discussion can undoubtedly assist catechists in gaining insight into this cultural reality. The discussion is grounded in the theoretical contributions of ecclesiastical magisterial documents, the systematized studies of theologians who offer a deeper understanding of evangelization and inculturated catechesis, and the perspectives of renowned literary critics who can help illuminate the intersections between theology/catechesis and literary art, as well as how these intersections inform catechetical reflection.

Orientador(es)
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES

Banca
MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER

Banca
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES

Banca
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI

Banca
JANISON DE SA SANTOS

Banca
EDUARDO BINNA

Catalogação
2025-09-04

Apresentação
2025-08-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72778@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72778@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72778


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF