Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PROFESSORES EM REGIME DE CONTRATO TEMPORÁRIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Título
[en] TEACHERS ON TEMPORARY CONTRACTS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: PERCEPTIONS ABOUT TEACHING WORK

Autor
[pt] ALINE SILVA DA COSTA

Vocabulário
[pt] PROFISSAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE DOCENTE

Vocabulário
[pt] CONTRATO TEMPORARIO

Vocabulário
[en] PROFESSIONALIZATION OF TEACHING

Vocabulário
[en] TEACHER SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] TEMPORARY CONTRACT

Resumo
[pt] Esta pesquisa teve por objetivo investigar as percepções sobre o desenvolvimento profissional e a experiência da docência em contrato temporário a partir da escuta de professores inseridos nas redes públicas de educação do município do Rio de Janeiro. Tal preocupação é justificada ao observarmos o número crescente de contratos temporários nas redes públicas de educação em todo o país, condição que contraria o princípio da excepcionalidade ao se tornar uma política de contratação. Os referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa estão ancorados nos eixos de discussão sobre profissão docente, formação de professores e subjetividade docente. Para isso, recorremos aos estudos de Tardif (2013); Tardif e Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022) e Gatti (2011), articulando a discussão bibliográfica à experiência concreta docente em vínculo não efetivo, sublinhando os desafios e as possibilidades do trabalho nesse formato de vínculo. Ao longo da pesquisa, ouvimos 9 professoras da educação básica da rede pública da capital fluminense que, no momento da entrevista, ou estavam em exercício temporário ou haviam experienciado esse vínculo em algum momento da carreira. Os relatos nos permitiram observar como as relações entre pares, no contexto do contrato temporário, são um fator determinante para a construção da identidade profissional e mesmo para a decisão de permanência ou não no contrato. Esse obstáculo evidencia a importância da criação de redes de apoio entre os docentes, fundamentais para o desenvolvimento profissional coletivo, a aprendizagem compartilhada e a consolidação da docência como um saber construído colaborativamente.

Resumo
[en] This research aimed to investigate perceptions of professional development and the teaching experience under temporary contracts, based on interviews with teachers working in public education in the municipality of Rio de Janeiro. This concern is justified by the growing number of temporary contracts in public education systems across the country – an arrangement that contradicts the principle of exceptionality by becoming a standard hiring policy. The theoretical framework grounding the study is based on discussions around the teaching profession, teacher education and subjectivity. To that end, the study draws on the works of Tardif (2013); Tardif and Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022); and Gatti (2011) connecting the bibliographic discussion with the concrete experience of non-permanent teachers, highlighting the challenges and possibilities of working under such employment arrangements. Throughout the research, we interviewed nine female basic education teachers from the public school system of Rio de Janeiro who, at the time of the interview, were either working under temporary contracts or had experienced such contracts at some point in their careers. The accounts revealed that peer relationships in the context of temporary contracts are a determining factor in building professional identity and even in decisions about remaining in such positions. This challenge underscores the importance of creating support networks among teachers, which are essential for collective professional development, shared learning, and the consolidation of teaching as a collaboratively constructed body of knowledge.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
GISELI BARRETO DA CRUZ

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Catalogação
2025-09-01

Apresentação
2025-07-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72736


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF