Título
[pt] PROFESSORES EM REGIME DE CONTRATO TEMPORÁRIO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Título
[en] TEACHERS ON TEMPORARY CONTRACTS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: PERCEPTIONS ABOUT TEACHING WORK
Autor
[pt] ALINE SILVA DA COSTA
Vocabulário
[pt] PROFISSAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE DOCENTE
Vocabulário
[pt] CONTRATO TEMPORARIO
Vocabulário
[en] PROFESSIONALIZATION OF TEACHING
Vocabulário
[en] TEACHER SUBJECTIVITY
Vocabulário
[en] TEMPORARY CONTRACT
Resumo
[pt] Esta pesquisa teve por objetivo investigar as percepções sobre o
desenvolvimento profissional e a experiência da docência em contrato temporário
a partir da escuta de professores inseridos nas redes públicas de educação do
município do Rio de Janeiro. Tal preocupação é justificada ao observarmos o
número crescente de contratos temporários nas redes públicas de educação em
todo o país, condição que contraria o princípio da excepcionalidade ao se tornar
uma política de contratação. Os referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa
estão ancorados nos eixos de discussão sobre profissão docente, formação de
professores e subjetividade docente. Para isso, recorremos aos estudos de Tardif
(2013); Tardif e Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022) e Gatti (2011),
articulando a discussão bibliográfica à experiência concreta docente em vínculo
não efetivo, sublinhando os desafios e as possibilidades do trabalho nesse formato
de vínculo. Ao longo da pesquisa, ouvimos 9 professoras da educação básica da
rede pública da capital fluminense que, no momento da entrevista, ou estavam em
exercício temporário ou haviam experienciado esse vínculo em algum momento
da carreira. Os relatos nos permitiram observar como as relações entre pares, no
contexto do contrato temporário, são um fator determinante para a construção da
identidade profissional e mesmo para a decisão de permanência ou não no
contrato. Esse obstáculo evidencia a importância da criação de redes de apoio
entre os docentes, fundamentais para o desenvolvimento profissional coletivo, a
aprendizagem compartilhada e a consolidação da docência como um saber
construído colaborativamente.
Resumo
[en] This research aimed to investigate perceptions of professional
development and the teaching experience under temporary contracts, based on
interviews with teachers working in public education in the municipality of Rio de
Janeiro. This concern is justified by the growing number of temporary contracts in
public education systems across the country – an arrangement that contradicts the
principle of exceptionality by becoming a standard hiring policy. The theoretical
framework grounding the study is based on discussions around the teaching
profession, teacher education and subjectivity. To that end, the study draws on the
works of Tardif (2013); Tardif and Raymond (2000); Nóvoa (1992, 2017, 2022);
and Gatti (2011) connecting the bibliographic discussion with the concrete
experience of non-permanent teachers, highlighting the challenges and
possibilities of working under such employment arrangements. Throughout the
research, we interviewed nine female basic education teachers from the public
school system of Rio de Janeiro who, at the time of the interview, were either
working under temporary contracts or had experienced such contracts at some
point in their careers. The accounts revealed that peer relationships in the context
of temporary contracts are a determining factor in building professional identity
and even in decisions about remaining in such positions. This challenge
underscores the importance of creating support networks among teachers, which
are essential for collective professional development, shared learning, and the
consolidation of teaching as a collaboratively constructed body of knowledge.
Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
GISELI BARRETO DA CRUZ
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Catalogação
2025-09-01
Apresentação
2025-07-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72736@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72736
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF