Título
[pt] A PRECARIEDADE DO TRABALHO PRISIONAL COMO DESESTÍMULO À REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Autor
[pt] VICTOR HUGO MARRA R ALBERGARIA
Vocabulário
[pt] EXCLUSAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] TRABALHO PRISIONAL
Vocabulário
[pt] SISTEMA PRISIONAL
Vocabulário
[pt] RESSOCIALIZACAO
Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO
Resumo
[pt] O presente trabalho monográfico tem por objeto a análise concreta e aprofundada da precariedade do trabalho prisional como fator de desestímulo à reintegração social. Inicialmente, foram elaborados três capítulos centrais para a compreensão do tema.
Embora o trabalho seja concebido nos presídios brasileiros como instrumento de ressocialização, a sua aplicação prática revela um cenário marcado por exploração econômica, ausência de regulamentação adequada e desproteção jurídica, fatores que desvirtuam a sua finalidade e o dissociam das exigências do mercado formal. A pesquisa contextualiza historicamente o trabalho prisional, evidenciando as suas raízes no período colonial e a sua trajetória como instrumento de controle social e exclusão econômica,
além de revelar os impactos do racismo sistêmico e da marginalização social. Diante da imprescindibilidade de reformar a atual dinâmica do trabalho prisional, o estudo se propõe a analisar propostas normativas e políticas públicas existentes que busquem alterar o estado de coisas atual, com base em experiências nacionais e internacionais voltadas à adoção de práticas mais humanizadas.
Orientador(es)
DANIELE GABRICH GUEIROS
Catalogação
2025-08-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72706@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72706
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF