Título
[pt] CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO INSUCESSO DE CONCESSÕES DE INFRAESTRUTURA: EVIDÊNCIAS DE RODOVIAS BRASILEIRAS
Título
[en] CAUSES AND CONSEQUENCES OF INFRASTRUCTURE CONCESSION FAILURE: EVIDENCE FROM BRAZILIAN ROADS
Autor
[pt] ARTHUR MAURÍCIO RODRIGUES
Vocabulário
[pt] INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE
Vocabulário
[pt] RESCISAO CONTRATUAL
Vocabulário
[pt] CONTRATO DE CONCESSAO
Vocabulário
[pt] FINANCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA
Vocabulário
[pt] MODELO DINAMICO DE ESCOLHA DISCRETA
Vocabulário
[pt] CONCESSAO RODOVIARIA
Vocabulário
[en] TRANSPORTATION INFRASTRUCTURE
Vocabulário
[en] CONTRACT TERMINATION
Vocabulário
[en] CONCESSION CONTRACT
Vocabulário
[en] INFRASTRUCTURE FINANCING
Vocabulário
[en] DYNAMIC DISCRETE CHOICE MODEL
Vocabulário
[en] ROAD CONCESSION
Resumo
[pt] Contratos de concessão são amplamente utilizados nos países em desenvolvimento
para financiar projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias
e sistemas de energia e saneamento básico. Entretanto, muitos contratos de
concessão são rescindidos antes de sua conclusão, causando deterioração da
infraestrutura física em função de investimentos não realizados. Este estudo é
constituiído de análises complementares com o objetivo de explorar as causas
e as consequências dos fracassos dos contratos de concessão no contexto institucional
das concessões de transporte rodoviário brasileiras. Primeiramente,
desenvolvemos um modelo estrutural dinâmico de escolha discreta no qual as
empresas concessionárias decidem seus níveis de investimento e se rescindem
seus contratos antecipadamente. Em segundo lugar, examinamos a relação entre o status
de conservação das estradas e os custos de transporte, uma vez
que as rodovias sob contratos de concessão apresentam qualidade significativamente
melhor do que as administradas pelo poder público. Os resultados
indicam que viajar em estradas de excelente qualidade custa aproximadamente
a metade do que viajar em estradas mal conservadas. Essa estrutura permite
investigar as implicações das rescisões antecipadas no bem-estar.
Resumo
[en] Concession agreements are widely used in developing countries for financing
infrastructure projects such as highways, railroads, and power and water
systems. However, many concession contracts fail and are terminated prematurely,
leading to unfulfilled investments and deteriorating infrastructure. This
study consists of complementary analyses aimed at exploring the causes and
consequences of concession contract failures within the institutional context of
Brazilian transportation concessions. First, we develop a dynamic structural
model in which concession firms decide their investment levels and whether to
terminate their contracts early. The results reveal that firms face significant
exit costs and incur penalties for delaying investment. Second, we examine the
relationship between road conservation status and transportation costs, given
that highways under concession contracts exhibit significantly better quality
than publicly managed ones. The results suggest that traveling on roads of excellent
quality is about half as costly as traveling on poorly maintained roads.
This dual framework provides insights into the welfare implications of early
contract terminations in transportation concession agreements.
Orientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
Banca
ARMANDO MANUEL DA ROCHA CASTELAR PINHEIRO
Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
Banca
LUCAS ALVES ESTEVAM DE LIMA
Catalogação
2025-08-13
Apresentação
2025-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72400
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