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Título
[pt] CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO INSUCESSO DE CONCESSÕES DE INFRAESTRUTURA: EVIDÊNCIAS DE RODOVIAS BRASILEIRAS

Título
[en] CAUSES AND CONSEQUENCES OF INFRASTRUCTURE CONCESSION FAILURE: EVIDENCE FROM BRAZILIAN ROADS

Autor
[pt] ARTHUR MAURÍCIO RODRIGUES

Vocabulário
[pt] INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE

Vocabulário
[pt] RESCISAO CONTRATUAL

Vocabulário
[pt] CONTRATO DE CONCESSAO

Vocabulário
[pt] FINANCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA

Vocabulário
[pt] MODELO DINAMICO DE ESCOLHA DISCRETA

Vocabulário
[pt] CONCESSAO RODOVIARIA

Vocabulário
[en] TRANSPORTATION INFRASTRUCTURE

Vocabulário
[en] CONTRACT TERMINATION

Vocabulário
[en] CONCESSION CONTRACT

Vocabulário
[en] INFRASTRUCTURE FINANCING

Vocabulário
[en] DYNAMIC DISCRETE CHOICE MODEL

Vocabulário
[en] ROAD CONCESSION

Resumo
[pt] Contratos de concessão são amplamente utilizados nos países em desenvolvimento para financiar projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias e sistemas de energia e saneamento básico. Entretanto, muitos contratos de concessão são rescindidos antes de sua conclusão, causando deterioração da infraestrutura física em função de investimentos não realizados. Este estudo é constituiído de análises complementares com o objetivo de explorar as causas e as consequências dos fracassos dos contratos de concessão no contexto institucional das concessões de transporte rodoviário brasileiras. Primeiramente, desenvolvemos um modelo estrutural dinâmico de escolha discreta no qual as empresas concessionárias decidem seus níveis de investimento e se rescindem seus contratos antecipadamente. Em segundo lugar, examinamos a relação entre o status de conservação das estradas e os custos de transporte, uma vez que as rodovias sob contratos de concessão apresentam qualidade significativamente melhor do que as administradas pelo poder público. Os resultados indicam que viajar em estradas de excelente qualidade custa aproximadamente a metade do que viajar em estradas mal conservadas. Essa estrutura permite investigar as implicações das rescisões antecipadas no bem-estar.

Resumo
[en] Concession agreements are widely used in developing countries for financing infrastructure projects such as highways, railroads, and power and water systems. However, many concession contracts fail and are terminated prematurely, leading to unfulfilled investments and deteriorating infrastructure. This study consists of complementary analyses aimed at exploring the causes and consequences of concession contract failures within the institutional context of Brazilian transportation concessions. First, we develop a dynamic structural model in which concession firms decide their investment levels and whether to terminate their contracts early. The results reveal that firms face significant exit costs and incur penalties for delaying investment. Second, we examine the relationship between road conservation status and transportation costs, given that highways under concession contracts exhibit significantly better quality than publicly managed ones. The results suggest that traveling on roads of excellent quality is about half as costly as traveling on poorly maintained roads. This dual framework provides insights into the welfare implications of early contract terminations in transportation concession agreements.

Orientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
ARMANDO MANUEL DA ROCHA CASTELAR PINHEIRO

Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
LUCAS ALVES ESTEVAM DE LIMA

Catalogação
2025-08-13

Apresentação
2025-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72400@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72400


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