Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] THE USE OF CHATBOTS BY UNIVERSITY STUDENTS: IMPLICATIONS FOR AUTHORSHIP AND SELF-EFFICACY

Título
[pt] USO DE CHATBOTS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: IMPLICAÇÕES PARA AUTORIA E AUTOEFICÁCIA

Autor
[pt] ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO

Vocabulário
[pt] AUTORIA

Vocabulário
[pt] CHATBOTS

Vocabulário
[pt] AUTOEFICACIA

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[en] AUTHORSHIP

Vocabulário
[en] CHATBOTS

Vocabulário
[en] SELF EFFICACY

Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm remodelando os processos educativos, e a Inteligência Artificial (IA), especialmente os chatbots, podem impactar a autoria acadêmica e a autoeficácia dos estudantes. Esta dissertação investiga como estudantes universitários utilizam esses mecanismos e as suas possíveis implicações para a autoria e autoeficácia. A pesquisa fundamenta-se na autoeficácia, conforme Albert Bandura (1977), e na autoria, segundo Roland Barthes (2004). Por meio de uma pesquisa de métodos mistos, com aplicação de uma escala (AEFS) e de entrevistas semiestruturadas, foram utilizados os dados quantitativos para entendermos o nível de autoeficácia dos estudantes, e a transcrição das entrevistas para investigarmos os pontos principais em questão. Buscaram-se respostas sobre a relação entre IA e autoria, o impacto da autoeficácia no uso dessas ferramentas e suas práticas no ensino superior. Por fim, o estudo contribui para a adaptação de estratégias educacionais frente às novas dinâmicas tecnológicas, e incentiva maiores debates na área.

Resumo
[en] Digital technologies are transforming education, and Artificial Intelligence (AI), especially chatbots, can impact academic authorship and students self-efficacy. This dissertation investigates how university students use these tools and their possible implications for authorship and self-efficacy. The research is based on the concept of self-efficacy, as defined by Albert Bandura (1977), and authorship, according to Roland Barthes (2004). Through a mixed-methods approach, including the application of the AEFS scale and semi-structured interviews, quantitative data were used to assess students self-efficacy levels, while interview transcriptions were analyzed to explore key aspects of the study. The research seeks to answer questions regarding the relationship between AI and authorship, the impact of self-efficacy on the use of these tools, and their practices in higher education. Ultimately, this study contributes to the adaptation of educational strategies in response to new technological dynamics and encourages further discussions in the field.

Orientador(es)
ZENA WINONA EISENBERG

Banca
CAMILA DE PAOLI LEPORACE

Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
ZENA WINONA EISENBERG

Catalogação
2025-08-13

Apresentação
2025-04-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72386


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF