Título
[en] THE USE OF CHATBOTS BY UNIVERSITY STUDENTS: IMPLICATIONS FOR AUTHORSHIP AND SELF-EFFICACY
Título
[pt] USO DE CHATBOTS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: IMPLICAÇÕES PARA AUTORIA E AUTOEFICÁCIA
Autor
[pt] ANNA CLARA DINIZ CADILHE MACHADO
Vocabulário
[pt] AUTORIA
Vocabulário
[pt] CHATBOTS
Vocabulário
[pt] AUTOEFICACIA
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[en] AUTHORSHIP
Vocabulário
[en] CHATBOTS
Vocabulário
[en] SELF EFFICACY
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm remodelando os processos educativos, e a
Inteligência Artificial (IA), especialmente os chatbots, podem impactar a autoria
acadêmica e a autoeficácia dos estudantes. Esta dissertação investiga como
estudantes universitários utilizam esses mecanismos e as suas possíveis
implicações para a autoria e autoeficácia. A pesquisa fundamenta-se na
autoeficácia, conforme Albert Bandura (1977), e na autoria, segundo Roland
Barthes (2004). Por meio de uma pesquisa de métodos mistos, com aplicação de
uma escala (AEFS) e de entrevistas semiestruturadas, foram utilizados os dados
quantitativos para entendermos o nível de autoeficácia dos estudantes, e a
transcrição das entrevistas para investigarmos os pontos principais em questão.
Buscaram-se respostas sobre a relação entre IA e autoria, o impacto da
autoeficácia no uso dessas ferramentas e suas práticas no ensino superior. Por fim,
o estudo contribui para a adaptação de estratégias educacionais frente às novas
dinâmicas tecnológicas, e incentiva maiores debates na área.
Resumo
[en] Digital technologies are transforming education, and Artificial Intelligence
(AI), especially chatbots, can impact academic authorship and students
self-efficacy. This dissertation investigates how university students use these tools
and their possible implications for authorship and self-efficacy. The research is
based on the concept of self-efficacy, as defined by Albert Bandura (1977), and
authorship, according to Roland Barthes (2004). Through a mixed-methods
approach, including the application of the AEFS scale and semi-structured
interviews, quantitative data were used to assess students self-efficacy levels,
while interview transcriptions were analyzed to explore key aspects of the study.
The research seeks to answer questions regarding the relationship between AI and
authorship, the impact of self-efficacy on the use of these tools, and their practices
in higher education. Ultimately, this study contributes to the adaptation of
educational strategies in response to new technological dynamics and encourages
further discussions in the field.
Orientador(es)
ZENA WINONA EISENBERG
Banca
CAMILA DE PAOLI LEPORACE
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
ZENA WINONA EISENBERG
Catalogação
2025-08-13
Apresentação
2025-04-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72386@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72386
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF