Título
[en] INTEGRATION BETWEEN LINGUISTIC AND VISUAL INFORMATION IN GRAPH READING: EXPERIMENTAL EVIDENCE
Título
[pt] INTEGRAÇÃO ENTRE INFORMAÇÃO LINGUÍSTICA E VISUAL NA LEITURA DE GRÁFICOS: EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS
Autor
[pt] NATALIA FERNANDES
Vocabulário
[pt] PSICOLINGUISTICA
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO ESTATISTICO
Vocabulário
[pt] CONSTELACAO GRAFICO TEXTO
Vocabulário
[pt] COMPREENSAO MULTIMODAL
Vocabulário
[pt] LEITURA DE GRAFICOS
Vocabulário
[pt] RASTREAMENTO OCULAR
Vocabulário
[en] PSYCHOLINGUISTIC
Vocabulário
[en] STATISTICAL LITERACY
Vocabulário
[en] GRAPH TEXT CONSTELLATION
Vocabulário
[en] MULTIMODAL COMPREHENSION
Vocabulário
[en] GRAPHS READING
Vocabulário
[en] EYE TRACKING
Resumo
[pt] Esta dissertação investigou a compreensão multimodal de constelações
texto-gráfico, em que gráficos representam, ilustram ou complementam conteúdos
textuais. A pesquisa, inserida na Psicolinguística e na Psicologia Cognitiva, baseia-
se na concepção de Letramento Estatístico de Gal (2002), na teoria de compreensão
de gráficos de Pinker (1980), e em estudos sobre integração texto-gráfico, como os
de Acartürk (2009), Rodrigues (2020), Almeida (2019) e Schnotz (2014).
Participaram alunos de graduação e pós-graduação, maiores de 18 anos, falantes
nativos de português brasileiro. Buscou-se identificar fatores que representam custo
na integração entre informação linguística e visual. Dois experimentos foram
conduzidos, manipulando fatores bottom-up e top-down. O primeiro utilizou uma
tarefa off-line de seleção de imagem, focalizando a relação entre a natureza da
variável no eixo horizontal do gráfico (contínua ou discreta) e o tipo de frase no
título (frase de tendência ou pontual), investigando como esses fatores influenciam
a escolha do gráfico (linha ou colunas). A hipótese previa preferência por gráficos
de colunas na condição congruente DP (variável discreta mais frase pontual) e por
gráficos de linha na condição CT (contínua mais tendência), e ausência de preferência
nas incongruentes (DT e CP). Os resultados mostraram preferência clara por
colunas apenas em DP. Em CT, houve tendência por gráficos de linha, sem
significância estatística. Supõe-se que algumas variáveis contínuas no eixo x podem
ter sido percebidas como categorias, influenciando a escolha dos participantes. O
número reduzido de pontos (três) pode ter favorecido essa leitura. Em CP, as médias
para colunas e linha ficaram muito próximas, indicando competição. Em DT,
observou-se preferência significativa por colunas, o que não era esperado. Nessa
condição, o verbo variar foi usado em todas as frases. Embora remeta a ideia de
tendência, pode também expressar diferenças pontuais. Assim, com eixo x discreto,
os participantes pareceram adotar essa segunda leitura, revelando o impacto da
informação visual na interpretação linguística. O segundo experimento empregou
rastreamento ocular (eye tracking) para examinar se a presença, no texto, de uma
frase que explicita informação do gráfico (frase-crítica) afeta a leitura e
compreensão multimodal. O gráfico era apresentado ao lado do texto (à direita ou
esquerda), com duas áreas de interesse (texto e gráfico). As variáveis dependentes
incluíram medidas oculares (como número e duração de fixações, percentual de
visitas) e taxa de acerto em perguntas de compreensão. Esperava-se que a frase
crítica facilitasse a integração verbal-visual. Houve diferença significativa entre
áreas para tempo total e número de fixações, com valores mais altos no texto, mas
não para a duração média ou proporção de visitas, sugerindo que o resultado se deve
ao maior volume textual. A taxa de acerto foi alta, com diferença significativa em
perguntas focadas apenas no gráfico: a condição sem frase crítica teve desempenho
superior, sugerindo inspeção mais completa do gráfico quando não havia
direcionamento. Também foi observada maior atenção à área à esquerda,
independentemente de ser texto ou gráfico, possivelmente devido à direcionalidade
da leitura ocidental. Os resultados apontam para a complexa interação entre
informações bottom-up e top-down na compreensão de constelações texto-gráfico.
Resumo
[en] Participants included undergraduate and graduate students over the age of 18 who
were native speakers of Brazilian Portuguese. The study aimed to identify factors
that impose cognitive cost in the integration of linguistic and visual information.
Two experiments were conducted, manipulating both bottom-up and top-down
factors. The first experiment employed an offline image selection task focusing on
the relationship between the nature of the variable on the graph s horizontal axis
(continuous or discrete) and the type of sentence used in the title (trend or specific-
point), investigating how these factors influence the choice between line and bar
graphs. The hypothesis predicted a preference for bar graphs in the congruent DP
condition (discrete variable plus specific-point sentence) and for line graphs in the CT
condition (continuous plus trend), with no clear preference expected in the incongruent
conditions (DT and CP). Results showed a clear preference for bar graphs only in
the DP condition. In CT, there was a trend toward line graphs, though not
statistically significant. It is assumed that some continuous variables on the x-axis
may have been perceived as categories, influencing participants choices. The small
number of points (three) may have contributed to this interpretation. In CP, the mean
scores for bar and line graphs were very close, indicating competition. In DT, a
significant preference for bar graphs was found, which was unexpected. In this
condition, the verb vary was used in all sentences. Although it suggests a trend,
it can also refer to specific differences. Thus, with a discrete x-axis, participants
seemed to adopt the latter interpretation, highlighting the impact of visual
information on linguistic interpretation. The second experiment employed eye
tracking to examine whether the presence of a sentence in the text that explicitly
referenced the graph (critical sentence) would affect reading behavior and
multimodal comprehension. The graph was displayed beside the text (on the right
or left), with two defined areas of interest (text and graph). Dependent variables
included eye-tracking metrics (such as number and duration of fixations, percentage
of visits) and accuracy rates on comprehension questions. It was expected that the
critical sentence would facilitate graph–text integration. A significant difference
was found between the two areas in terms of total fixation time and number of
fixations, with higher values for the text area, but no significant differences were
found in mean fixation duration or proportion of visits-suggesting that the effect
may be due to the greater amount of textual material. Accuracy was high overall,
with a significant difference in questions that focused solely on the graph: the nocritical
-sentence condition showed better performance, suggesting a more thorough
inspection of the graph when there was no verbal cue. Greater attention was also
observed on the left-hand side of the screen, regardless of whether it displayed the
text or the graph, possibly due to the left-to-right orientation of reading in Western
cultures. These findings point to the complex interaction between bottom-up and
top-down information in the comprehension of graph–text constellations.
Orientador(es)
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
Banca
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
Banca
ELISANGELA NOGUEIRA TEIXEIRA
Banca
RENE ALBERTO MORITZ DA SILVA E FORSTER
Catalogação
2025-08-13
Apresentação
2024-10-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72380@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72380
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF