Título
[en] FOR A SOCIAL RIGHT TO LEISURE IN AN AMEFRICAN PERSPECTIVE: A STUDY OF BLACK PEOPLE AS A SUBJECT OF LEISURE
Título
[pt] POR UM DIREITO SOCIAL AO LAZER EM PERSPECTIVA AMEFRICANA: UM ESTUDO DO NEGRO COMO SUJEITO DE LAZER
Autor
[pt] ANA CAROLINA MATTOSO LOPES
Vocabulário
[pt] LAZER
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] AMEFRICANIDADE
Vocabulário
[pt] DIREITO E RELACOES RACIAIS
Vocabulário
[en] LEISURE
Vocabulário
[en] RESISTANCE
Vocabulário
[en] AMEFRICANIDADE
Vocabulário
[en] LAW AND RACIAL RELATIONS
Resumo
[pt] A presente tese tem como tema a leitura do direito social ao lazer a partir da
categoria político-cultural da amefricanidade, desenvolvida por Lélia Gonzalez, a fim de
investigar o recorte racial da ideia de lazer e as experiências de negros e negras na
produção do lazer na cidade do Rio de Janeiro. A questão que se apresenta é como as
dinâmicas de racialização orientam/estruturam a teoria do lazer e as políticas de lazer,
somada à questão de como se desenham as resistências de negros e negras no campo do
lazer. Articulando os conceitos de biopoder e de necropoder com o conceito de
amefricanidade como resistência visceral ao extermínio, investiga-se o lazer como
componente da política de morte desenhada a partir da raça e via de resistência e recriação
por negros e negras. O trabalho se organiza em duas partes, a primeira, em que se enfrenta
os pressupostos teóricos dos estudos do lazer e da ideia de lazer moderno apresentada por
eles de modo a investigar a construção racial desse conceito, apresentando o lazer
moderno como parte de uma proposta de docilização dos corpos para a produção
capitalista e higienização da sociedade, tendo como parâmetro a branquitude. A segunda
parte apresenta os resultados da pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas
semiestruturadas com dez pessoas negras que atuam com produção cultural na cidade do
Rio de Janeiro, a fim de investigar como se desenha a produção do lazer pelos sujeitos
amefricanos, suas agências e desafios a partir da arte negra. A metodologia utilizada foi
a do storytelling, centrada nas narrativas como modo de informar o Direito. A análise é
atravessada pelas histórias pessoais e profissionais dos entrevistados e entrevistadas,
perpassando atividades como o jongo, o slam, o passinho, o teatro e a produção
audiovisual. Busca-se, com isso, apresentar uma proposta de repactuação político-
epistêmica do direito ao lazer centrada na produção dos sujeitos amefricanos.
Resumo
[en] This thesis has as its theme the reading of the social right to leisure from the
political-cultural category of Amefricanity, developed by Lélia Gonzalez, in order to
investigate the racial aspect of the idea of leisure and the experiences of black people in
the production of leisure in Rio de Janeiro city. The question that arises is how
racialization dynamics guide/structure the theory of leisure and leisure policies, added to
the question of how the resistance of black people in the field of leisure is designed.
Articulating the concepts of biopower and necropower with the concept of Amefricanity
as visceral resistance to extermination, we investigate leisure as a component of the death
policy drawn from race and the route of resistance and recreation by black people. The
work is organized in two parts, the first, in which the theoretical assumptions of leisure
studies and the idea of modern leisure presented by them are faced in order to investigate
the racial construction of this concept, presenting modern leisure as part of a proposal
from docile bodies to capitalist production and sanitize society, using whiteness as a
parameter. The second part presents the results of field research, carried out through semistructured interviews with ten black people who work with cultural production in the city
of Rio de Janeiro, in order to investigate how leisure production is designed by amefrican
subjects, their agencies and challenges from black art. The methodology used was that of
storytelling, centered on narratives as a way of informing the Law. The analysis is crossed
by the personal and professional stories of the interviewees, covering activities such as
jongo, slam, passinho, theater and audiovisual production. Thus, the aim is to present a
proposal for a political-epistemic renegotiation of the right to leisure centered on the
production of American subjects.
Orientador(es)
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES
Banca
ADRIANO PILATTI
Banca
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES
Banca
MARIA DE FATIMA LIMA SANTOS
Banca
VIVIANE MENDES DE MORAES (AZA NJERI)
Banca
ANA LUIZA PINHEIRO FLAUZINA
Catalogação
2025-08-11
Apresentação
2021-12-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72348@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72348@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72348
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF