Título
[pt] ATRAVÉS DO ESPELHO: A REINTEGRAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO AO PÚBLICO E A ARTICULAÇÃO DO PLURALISMO NORMATIVO NA REDE
Título
[en] THROUGH THE LOOKING-GLASS: REINSERTING PRIVATE INTERNATIONAL LAW INTO THE PUBLIC SPHERE AND NAVIGATING NORMATIVE PLURALISM ON THE WEB
Autor
[pt] CAROLINA FRANCA DE NORONHA
Vocabulário
[pt] INTERNET
Vocabulário
[pt] PLURALISMO NORMATIVO
Vocabulário
[pt] DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Vocabulário
[pt] DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Vocabulário
[pt] JURISDICAO
Vocabulário
[en] INTERNET
Vocabulário
[en] NORMATIVE PLURALISM
Vocabulário
[en] PRIVATE INTERNATIONAL LAW
Vocabulário
[en] PUBLIC INTERNATIONAL LAW
Vocabulário
[en] JURISDICTION
Resumo
[pt] O Direito Internacional costuma ser apreendido a partir de sua bifurcação em dois
sistemas autônomos: o Direito Internacional Público e o Direito Internacional
Privado. Ao primeiro, competiria regular as atividades (públicas) de sujeitos
organizados em coletividades soberanas; ao segundo, caberia tratar das interações
entre sujeitos privados inseridos em coletividades distintas. Essa bifurcação
conceitual permite conjugar a ideia de que os Estados são soberanos do ponto de
vista doméstico, mas se vêem limitados, no plano internacional, pela vontade
coletiva da comunidade internacional. Ao contrário das ordens jurídicas nacionais,
o sistema jurídico internacional clássico responde à diversidade concedendo às suas
subunidades (os Estados) um amplo grau de controle sobre o conteúdo de suas
obrigações - por exemplo, autonomia na implementação do Direito Internacional
no plano doméstico, vinculação pelo consentimento e direito de veto. Isso significa
que o Direito Internacional Público finca suas bases no reconhecimento e na
acomodação da diversidade. Contudo, as últimas décadas têm aportado um
pluralismo normativo distinto. O emaranhado normativo pós-globalização revelou
instâncias de governança geograficamente dispersas e hierarquicamente
intercambiáveis, que são mal compreendidas pelas ferramentas tradicionais de
manejo de conflitos normativos. O Direito Internacional Público tem se
reconfigurado com vistas a melhor compreender essas novas esferas sociais e a
disponibilizar instrumentos operacionais capazes de definir autoridade, alocar
responsabilidades e orientar a conduta de atores públicos e privados. Essa
reconfiguração do Direito Internacional Público responde ao surgimento de formas
de autoridade concorrentes e difusas (pós-vestfalianas), bem como às disputas por
legitimidade que o excesso de governança engendra. O Direito Internacional
Privado, em contrapartida, permanece à margem da governança da (des)ordem
jurídica internacional. Assim, esta tese propõe-se a examinar de que modo o Direito
Internacional Privado deve ser reimaginado e reestruturado para engajar, de forma
significativa, com as complexidades emergentes do tecnoceno.
Resumo
[en] International Law has traditionally been apprehended through its bifurcation into
two autonomous domains: Public International Law and Private International Law.
The former is tasked with regulating the (public) conduct of subjects organized
within sovereign collectivities, whereas the latter is concerned with governing
interactions among private subjects embedded within distinct legal and cultural
communities. This conceptual dichotomy enables the reconciliation of the notion
that states retain sovereignty within the domestic realm, while remaining subject, at
the international level, to the collective will of the global community. In contrast to
domestic legal orders, the classical international legal system has historically
responded to pluralism by granting its constituent units – states - a significant
degree of control over the substance of their international obligations. This is
evident, for instance, in the autonomy afforded to states in implementing
international norms domestically, binding through consent, and the prerogative of
veto. In this sense, Public International Law is fundamentally rooted in the
recognition and accommodation of legal and cultural diversity. In recent decades,
however, a qualitatively distinct form of normative pluralism has emerged. The
post-globalization legal landscape is characterized by a dense web of governance
mechanisms that are geographically dispersed and hierarchically interchangeable,
posing significant challenges to the traditional tools for managing normative
conflict. In response, Public International Law has been reshaping itself in order to
better understand these new social spheres and to provide operational tools capable
of defining authority, allocating responsibilities, and guiding the behavior of public
and private actors. This reconfiguration of Public International Law responds to the
emergence of competing and diffuse (post-Westphalian) forms of authority, as well
as the legitimacy disputes engendered by overgovernance. Private International
Law, by contrast, remains at the margins of the governance of the international
(dis)order. Thus, this thesis aims to examine how Private International Law must
be reimagined and restructured to meaningfully engage with the emerging
complexities of the technocene.
Orientador(es)
FLORIAN FABIAN HOFFMANN
Banca
NADIA DE ARAUJO
Banca
FLORIAN FABIAN HOFFMANN
Banca
DANIELA TREJOS VARGAS
Banca
PAULO EMILIO VAUTHIER BORGES DE MACEDO
Banca
FABRICIO BERTINI PASQUOT POLIDO
Catalogação
2025-08-07
Apresentação
2025-06-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72255@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72255@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72255
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF