Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE EMBALAGEM E MARCA: COMO A IDENTIDADE DE RETRO-MARKETING ATRAI CONSUMIDORES, ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Título
[en] HOW RETRO MARKETING VISUAL IDENTITY ATTRACTS CONSUMERS: A BEHAVIORAL ANALYSIS
Autor
[pt] LETICIA INDIO DA COSTA AGUINAGA
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] VALOR SIMBOLICO
Vocabulário
[pt] BRANDING
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO VISUAL
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] CUSTOMER EXPERIENCE
Vocabulário
[en] SYMBOLIC VALUE
Vocabulário
[en] BRANDING
Vocabulário
[en] VISUAL COMMUNICATION
Resumo
[pt] Este trabalho investiga como elementos visuais associados ao
retromarketing influenciam o comportamento de compra dos consumidores,
utilizando como estudo de caso a marca brasileira Granado. A pesquisa combina
uma abordagem teórica com um estudo empírico baseado em questionário,
revelando como recursos visuais retrô - como tipografias clássicas, rótulos antigos
e ilustrações botânicas - evocam sentimentos de nostalgia, confiança e
autenticidade. Os resultados indicam que esses elementos não apenas reforçam
o valor simbólico do produto, mas também afetam diretamente a decisão de
compra. Conclui-se que a estética retrô, quando alinhada à história e valores da
marca, atua como uma poderosa ferramenta de diferenciação e conexão
emocional com o consumidor.
Resumo
[en] This study investigates how visual elements associated with retro marketing
influence consumer purchasing behavior, with a special focus on the Brazilian
brand Granado. The research combines a theoretical approach with an empirical
study based on a structured questionnaire, aiming to capture consumers
perceptions, emotions, and attitudes toward retro-style packaging. The findings
reveal that retro visual elements-such as classic typography, vintage labels, and
botanical illustrations-evoke feelings of nostalgia, trust, and authenticity. Results
indicate that these elements not only reinforce the symbolic value of the product
but also directly impact purchasing decisions. It is concluded that retro aesthetics,
when aligned with the brand s history and values, function as a powerful tool for
differentiation and emotional connection with consumers.
Orientador(es)
RAFAEL CUBA MANCEBO
Catalogação
2025-08-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72209
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