Título
[en] ENGLISH, THE GLOBAL LANGUAGE OF NOWADAYS
Título
[pt] INGLÊS, A LÍNGUA GLOBAL DOS DIAS ATUAIS
Autor
[pt] CARMEN DOLORES BRANCO DO REGO BARROS
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] INSERCAO
Vocabulário
[pt] LINGUA GLOBAL
Vocabulário
[pt] INGLES
Vocabulário
[pt] EXCLUSAO
Vocabulário
[pt] HEGEMONIA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] CIDADANIA
Vocabulário
[en] COMMUNICATION
Vocabulário
[en] INSERTION
Vocabulário
[en] GLOBAL LANGUAGE
Vocabulário
[en] ENGLISH
Vocabulário
[en] EXCLUSION
Vocabulário
[en] HEGEMONY
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] CITIZENSHIP
Resumo
[pt] Esta pesquisa aborda os problemas enfrentados pela
Humanidade para se
comunicar de maneira eficiente, tarefa dificultada pelo
número de línguas existentes no
mundo - cerca de 6.500 - e a busca de soluções para
resolver essa questão. Ela
aponta a tendência mais forte no momento, que é a de se
usar o inglês como língua
global, uma vez que ele representa poder econômico e força
política incontestáveis,
destacando que essa aceitação não deve, porém, implicar
desprestígio ou até mesmo
desaparecimento de outras línguas. O trabalho mostra que o
aprendizado do inglês deve
possibilitar a aquisição de ferramentas necessárias à
formação e desenvolvimento de
falantes verdadeiramente inseridos em um mundo
globalizado, no qual o conhecimento
em todos os seus aspectos é cada vez mais exigido e
valorizado. Além disso, ele
enfatiza que o ensino de línguas deve contribuir para
formar cidadãos conscientes dos
valores de suas próprias línguas e culturas.
Resumo
[en] This research states the problems faced by mankind to
communicate efficiently, a
task made difficult due to the high number of languages -
about 6.500 - in the world
and the search of solutions to solve this issue. The
strongest trend at this moment is that
of accepting English as the global language, since it
undeniably represents economic
power and political strength. This acceptance, though,
must not lead to a lack of
prestige or the disappearance of other languages. One of
the main goals in the learning
of English must be the acquisition of tools necessary in
the formation and
development of speakers truly inserted in a globalized
world, in which knowledge is
more and more required and valued. The research also
emphasizes that the learning
of a foreign language must contribute to the formation of
citizens aware of the value of
their own languages and cultures.
Orientador(es)
JURGEN WALTER BERND HEYE
Coorientador(es)
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA
Banca
JURGEN WALTER BERND HEYE
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
RALPH INGS BANNELL
Banca
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA
Banca
AURORA MARIA SOARES NEIVA
Catalogação
2005-10-06
Apresentação
2005-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7211@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7211@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7211
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF