Título
[pt] IDENTIDADE SOCIAL, RAÇA E TERRITÓRIO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES NEGRAS, AUTOESTIMA E IDENTIDADE
Título
[en] SOCIAL IDENTITY, RACE AND TERRITORY: A STUDY ON BLACK WOMEN, SELF-ESTEEM AND IDENTITY
Autor
[pt] LUANA APARECIDA DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE SOCIAL
Vocabulário
[pt] AUTOESTIMA
Vocabulário
[pt] RACISMO
Vocabulário
[pt] MULHER NEGRA
Vocabulário
[en] GROUP IDENTITY
Vocabulário
[en] SELF ESTEEM
Vocabulário
[en] RACISM
Vocabulário
[en] BLACK WOMAN
Resumo
[pt] A Teoria da Identidade Social de Tajfel explica como os grupos são formados,
comparados e como ocorre o favoritismo e a pertença grupal. Esquemas, autoconceito e
autoestima são conceitos da Psicologia Social que fazem parte dessa teoria. Os grupos
são constituídos por indivíduos cercados por estímulos que auxiliam na formação de sua
cognição, o que pode resultar na criação de estereótipos e, consequentemente, em
preconceito e discriminação.O presente estudo pesquisou a autoestima de mulheres
negras, dentro e fora da favela, bem como o quanto elas se sentem representadas
socialmente por seu próprio grupo de mulheres negras e midiaticamente por pessoas
famosas. O objetivo desta pesquisa foi testar as relações entre a autoestima de mulheres
negras, sua identificação com o grupo de mulheres negras, sua identificação com ídolos
e as atitudes frente a esses ídolos.Participaram do estudo 397 mulheres negras maiores
de idade, com idades entre 18 e 72 anos (M igual a 29,6 e DP igual a 8,00), das quais 91 porcento
residiam na região Sudeste do país e 74 porcento moravam no estado do Rio de Janeiro.
Utilizou-se um questionário via internet contendo perguntas sociodemográficas, escalas
de identificação com grupos, autoestima e atitudes frente ao ídolo e às mulheres
negras.Os resultados revelaram uma correlação positiva, embora fraca, entre a
autoestima e a identificação com o grupo de mulheres negras. Também se observaram
correlações entre a identificação com o grupo de mulheres negras e as atitudes frente a
mulheres negras, bem como entre a identificação com o grupo e a identificação com o
ídolo. Análises de rede e as correlações encontradas sugerem que a autoestima das
mulheres negras se mantém independente das demais variáveis estudadas. Estudos
futuros devem voltar-se para outras variáveis que possam fortalecer a autoestima dessas
mulheres.
Resumo
[en] Tajfel s Social Identity Theory explains how groups are formed and compared,
and how favoritism and group belonging occur. Schemas, self-concept, and self-esteem
are Social Psychology concepts that are part of this theory. Groups are composed of
individuals surrounded by stimuli that aid in shaping their cognition, which can result in
stereotypes and, consequently, prejudice and discrimination. The present study
examined the self-esteem of Black women both within and outside the favela, as well as
the extent to which they feel socially represented by their group of Black women and in
the media by famous figures. This research aimed to test the relationships among Black
women s self-esteem, their identification with the group of Black women, their
identification with idols, and their attitudes toward these idols. A total of 397 adult
Black women participated in the study, ranging in age from 18 to 72 years (M is equal to 29.6,
SD is equal to 8.00). Of these, 91 percent lived in the country s Southeast region and 74 percent resided in
the state of Rio de Janeiro. An online questionnaire containing sociodemographic
questions and scales measuring group identification, self-esteem, and attitudes toward
both idols and Black women was employed. The results revealed a positive, though
weak, correlation between self-esteem and identification with the group of Black
women. Correlations were also observed between identification with the group of Black
women and attitudes toward Black women, as well as between group identification and
idol identification. Network analyses and correlations suggest that Black women s selfesteem remains independent of the other variables studied. Future research should focus on additional variables that may further strengthen these women s self-esteem.
Orientador(es)
JEAN CARLOS NATIVIDADE
Coorientador(es)
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
Banca
JEAN CARLOS NATIVIDADE
Banca
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS
Banca
AMANDA LONDERO DOS SANTOS
Catalogação
2025-08-01
Apresentação
2023-07-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72055@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72055@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72055
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