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Título
[pt] IDENTIDADE SOCIAL, RAÇA E TERRITÓRIO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES NEGRAS, AUTOESTIMA E IDENTIDADE

Título
[en] SOCIAL IDENTITY, RACE AND TERRITORY: A STUDY ON BLACK WOMEN, SELF-ESTEEM AND IDENTITY

Autor
[pt] LUANA APARECIDA DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE SOCIAL

Vocabulário
[pt] AUTOESTIMA

Vocabulário
[pt] RACISMO

Vocabulário
[pt] MULHER NEGRA

Vocabulário
[en] GROUP IDENTITY

Vocabulário
[en] SELF ESTEEM

Vocabulário
[en] RACISM

Vocabulário
[en] BLACK WOMAN

Resumo
[pt] A Teoria da Identidade Social de Tajfel explica como os grupos são formados, comparados e como ocorre o favoritismo e a pertença grupal. Esquemas, autoconceito e autoestima são conceitos da Psicologia Social que fazem parte dessa teoria. Os grupos são constituídos por indivíduos cercados por estímulos que auxiliam na formação de sua cognição, o que pode resultar na criação de estereótipos e, consequentemente, em preconceito e discriminação.O presente estudo pesquisou a autoestima de mulheres negras, dentro e fora da favela, bem como o quanto elas se sentem representadas socialmente por seu próprio grupo de mulheres negras e midiaticamente por pessoas famosas. O objetivo desta pesquisa foi testar as relações entre a autoestima de mulheres negras, sua identificação com o grupo de mulheres negras, sua identificação com ídolos e as atitudes frente a esses ídolos.Participaram do estudo 397 mulheres negras maiores de idade, com idades entre 18 e 72 anos (M igual a 29,6 e DP igual a 8,00), das quais 91 porcento residiam na região Sudeste do país e 74 porcento moravam no estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se um questionário via internet contendo perguntas sociodemográficas, escalas de identificação com grupos, autoestima e atitudes frente ao ídolo e às mulheres negras.Os resultados revelaram uma correlação positiva, embora fraca, entre a autoestima e a identificação com o grupo de mulheres negras. Também se observaram correlações entre a identificação com o grupo de mulheres negras e as atitudes frente a mulheres negras, bem como entre a identificação com o grupo e a identificação com o ídolo. Análises de rede e as correlações encontradas sugerem que a autoestima das mulheres negras se mantém independente das demais variáveis estudadas. Estudos futuros devem voltar-se para outras variáveis que possam fortalecer a autoestima dessas mulheres.

Resumo
[en] Tajfel s Social Identity Theory explains how groups are formed and compared, and how favoritism and group belonging occur. Schemas, self-concept, and self-esteem are Social Psychology concepts that are part of this theory. Groups are composed of individuals surrounded by stimuli that aid in shaping their cognition, which can result in stereotypes and, consequently, prejudice and discrimination. The present study examined the self-esteem of Black women both within and outside the favela, as well as the extent to which they feel socially represented by their group of Black women and in the media by famous figures. This research aimed to test the relationships among Black women s self-esteem, their identification with the group of Black women, their identification with idols, and their attitudes toward these idols. A total of 397 adult Black women participated in the study, ranging in age from 18 to 72 years (M is equal to 29.6, SD is equal to 8.00). Of these, 91 percent lived in the country s Southeast region and 74 percent resided in the state of Rio de Janeiro. An online questionnaire containing sociodemographic questions and scales measuring group identification, self-esteem, and attitudes toward both idols and Black women was employed. The results revealed a positive, though weak, correlation between self-esteem and identification with the group of Black women. Correlations were also observed between identification with the group of Black women and attitudes toward Black women, as well as between group identification and idol identification. Network analyses and correlations suggest that Black women s selfesteem remains independent of the other variables studied. Future research should focus on additional variables that may further strengthen these women s self-esteem.

Orientador(es)
JEAN CARLOS NATIVIDADE

Coorientador(es)
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA

Banca
JEAN CARLOS NATIVIDADE

Banca
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS

Banca
AMANDA LONDERO DOS SANTOS

Catalogação
2025-08-01

Apresentação
2023-07-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72055@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72055@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72055


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