Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] RICHARD SERRA: BEGINNINGS AND CONTEXT

Título
[pt] RICHARD SERRA: GÊNESE E CONTEXTO

Autor
[pt] RENATA CAMARGO SA

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA ARTE

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA ARTE

Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA

Vocabulário
[pt] ESCULTURA

Vocabulário
[pt] RICHARD SERRA

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] ART HISTORY

Vocabulário
[en] PHILOSOPHY OF ART

Vocabulário
[en] MODERN ART

Vocabulário
[en] SCULPTURE

Vocabulário
[en] RICHARD SERRA

Resumo
[pt] A tese é uma análise da obra do escultor americano Richard Serra baseada no contexto cultural de onde surgiu e nos elementos formadores desse mesmo contexto, como a herança puritana da América protestante e os primórdios de sua filosofia. O empirismo de David Hume é compreendido como fundamento para o pragmatismo, que se desenvolve a partir dos ensaios de Ralph Waldo Emerson. Partindo de tal contextualização histórico-filosófica traça as principais características presentes no modo de atuar na América, relacionando-as à obra de Richard Serra. Estuda, o modo objetivo de atuar num sistema de capitalismo avançado, e suas possíveis analogias com o projeto moderno de desierarquização do universo artístico, empreendido pela arte moderna através da chamada externalização da arte.

Resumo
[en] A critical analysis of the work of American sculptor Richard Serra, based on the cultural context in which it appeared and developed, such as the puritan heritage of protestant America and the beginnings of its philosophy. Empiricism, as the foundation of the American pragmatism, developed after the essays of Ralph Waldo Emerson, is seen through a brief study of David Hume´s Treatise of Human Nature. From this historicphilosophical background it traces the main characteristics of American way of behaving, in order to disclose the possible relations with the work of Richard Serra. The dissertation is centered on the manner by which an objective mode of behavior is crucial to advanced capitalism, and its possible analogies with the modern art project that envisages an art world less submitted to hierarchies. Enterprise made successful through the process of bringing the painting to the picture plane.

Orientador(es)
JOAO MASAO KAMITA

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO

Banca
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU

Banca
LORENZO MAMMI

Banca
SERGIO ANTONIO CAMARA

Catalogação
2005-10-05

Apresentação
2005-07-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7200@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7200@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7200


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF