Título
[en] BETWEEN STICKS AND STONES: BOSSA NOVA AS AN INSTRUMENT OF BRAZILIAN CULTURAL DIPLOMACY (1960-1970)
Título
[pt] ENTRE PAUS E PEDRAS: A BOSSA NOVA COMO INSTRUMENTO DA DIPLOMACIA CULTURAL BRASILEIRA (1960-1970)
Autor
[pt] LUCAS DOS SANTOS CASTRO
Vocabulário
[pt] POLITICA EXTERNA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] DIPLOMACIA CULTURAL
Vocabulário
[pt] SOFT POWER
Vocabulário
[pt] ITAMARATY
Vocabulário
[pt] BOSSA NOVA
Vocabulário
[en] BRAZILIAN FOREIGN POLICY
Vocabulário
[en] CULTURAL DIPLOMACY
Vocabulário
[en] SOFT POWER
Vocabulário
[en] ITAMARATY
Vocabulário
[en] BOSSA NOVA
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga como o Estado brasileiro instrumentalizou a Bossa Nova como ferramenta de diplomacia cultural entre 1960 e 1970, com foco particular no emblemático concerto do Carnegie Hall (1962). A partir da análise documental de arquivos diplomáticos, periódicos da época e fontes bibliográficas especializadas, o estudo examina os mecanismos institucionais através dos quais o Itamaraty e outros órgãos governamentais sistematizaram a projeção internacional do gênero musical como veículo de soft power. A pesquisa demonstra que o Estado brasileiro desenvolveu uma estratégia deliberada operacionalizada através de três mecanismos principais: o financiamento direto e indireto de apresentações e turnês internacionais, a coordenação entre diferentes ministérios e agências governamentais, especialmente a parceria com o Instituto Brasileiro do Café, e a mobilização da rede diplomática brasileira para facilitar e amplificar o alcance internacional do movimento musical. Contudo, a análise revela que essa instrumentalização cultural foi parcial, contraditória e vulnerável a mudanças políticas, especialmente após o golpe militar de 1964, quando emergiu uma dissonância estrutural entre a imagem de modernidade e sofisticação projetada internacionalmente e a realidade autoritária interna. O estudo contribui para os campos da História das Relações Internacionais e dos Estudos Culturais ao
demonstrar como elementos culturais podem ser estrategicamente mobilizados na política externa, oferecendo lições relevantes para compreender as práticas contemporâneas de diplomacia cultural na era digital.
Resumo
[en] This research investigates how the Brazilian State instrumentalized Bossa
Nova as a cultural diplomacy tool between 1960 and 1970, with particular focus
on the emblematic Carnegie Hall concert (1962). Through documentary analysis
of diplomatic archives, period publications, and specialized bibliographic sources,
the study examines the institutional mechanisms through which Itamaraty and
other government agencies systematized the international projection of the
musical genre as a soft power vehicle. The research demonstrates that the
Brazilian State developed a deliberate strategy operationalized through three main
mechanisms: direct and indirect financing of international performances and
tours; coordination between different ministries and government agencies,
especially the partnership with the Brazilian Coffee Institute; and mobilization of
the Brazilian diplomatic network to facilitate and amplify the international reach
of the musical movement. However, the analysis reveals that this
instrumentalization was partial, contradictory, and vulnerable to political changes,
especially after the 1964 military coup, when a structural dissonance emerged
between the image of modernity and sophistication projected internationally and
the internal authoritarian reality. The study contributes to the fields of
International Relations History and Cultural Studies by demonstrating how
cultural elements can be strategically mobilized in foreign policy, offering
relevant lessons for understanding contemporary cultural diplomacy practices in
the digital era.
Orientador(es)
JOAO DANIEL LIMA DE ALMEIDA
Catalogação
2025-07-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71986
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF