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Título
[pt] EXPANSÃO DA VIDA: NARRATIVAS VISUAIS, AUTOBIOGRAFIA E FICÇÃO NO INSTAGRAM

Título
[en] LIFE EXPANSION: VISUAL NARRATIVES, AUTOBIOGRAPHY AND FICTION ON INSTAGRAM

Autor
[pt] PABLO DE MACEDO SILVEIRA VALLEJOS

Vocabulário
[pt] AUTOBIOGRAFIA

Vocabulário
[pt] INSTAGRAM

Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL

Vocabulário
[pt] NARRATIVA DIGITAL

Vocabulário
[pt] CULTURA VISUAL

Vocabulário
[en] AUTOBIOGRAPHY

Vocabulário
[en] INSTAGRAM

Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA

Vocabulário
[en] DIGITAL NARRATIVES

Vocabulário
[en] VISUAL CULTURE

Resumo
[pt] Plataformas de blogging foram popularizadas por todo o mundo a partir dos anos 1990, sendo amplamente usadas como ambientes de confidência pessoal, conexão social, customização e exploração de hobbies. Nesses lugares eletrônicos, sujeitos construíam seus espaços autobiográficos, configurando textos, fotos, títulos, nomes e interações que caracterizavam o blog como tal. No Século XXI, sites como Orkut e Facebook, entre outros, alcançam popularidade. Mas com os progressos do desenvolvimento tecnológico emerge o Instagram, que desponta pelo consumo, criação e distribuição de fotos e vídeos. A presente pesquisa busca observar como usuários chamados Criadores de Conteúdo dessa rede social utilizam seus espaços para fabricar, editar e publicar mídias que compõem o Perfil naquela plataforma. Tem como principal objeto o artefato imagético, considerando o conceito de Cultura Visual como componente central desse contexto moderno. O estudo tem como objetivo, assim, apresentar uma análise sobre as narrativas elaboradas no processo de construção identitária nos ambientes online. Ou seja, se propõe compreender como são elaboradas as imagens, desenvolvidos os Perfis e montadas as narrativas do eu que povoam o Instagram. Parte, também, do entendimento daquela rede social não somente como empresa, mas como um espaço de trocas sociais que se pautam pela autobiografia ali construída por mídias criadas, manipuladas e organizadas estrategicamente. Para isso, a revisão de autores como Baudrillard, Debord, McLuhan, Hall, Goffman, Arfuch, entre outros. Compõem, também, análises de diversos Perfis de Instagram, centrando especificamente no tipo Criadores de Conteúdo. São usadas variadas metodologias de análise como Imagem, Discurso, derivadas da Sociologia, da Antropologia e da Comunicação, e revisão bibliográfica. Assim, a pesquisa conceitualiza a Expansão da vida, uma prática autobiográfica ficcionalizante por meio de recursos visuais na Web.

Resumo
[en] Blogging platforms became popular worldwide starting in the 1990s, widely used as spaces for personal expression, social connection, customization, and hobby exploration. In these digital environments, individuals built autobiographical spaces, shaping texts, photos, titles, names, and interactions that characterized the blog as a unique format. In the 21st century, websites such as Orkut and Facebook, among others, rose to prominence. But with advances in technological development, Instagram emerged as a key platform focused on the consumption, creation, and distribution of photos and videos. This research seeks to examine how users known as content creators on that social network use their spaces to produce, edit, and publish media that shape their profile on the platform. The main object of study is the image-based artifact, approaching it through the lens of visual culture, a central concept in this modern context. The study aims to present an analysis of the narratives formed in the process of identity construction within online environments. In other words, it seeks to understand how images are created, how profiles are developed, and how narratives of the self are assembled and expressed on Instagram. The research also considers the platform not only as a company but as a space of social exchange, shaped by autobiographical performances carried out through media that are created, edited, and strategically organized. To support this investigation, the study draws on the work of theorists such as Baudrillard, Debord, McLuhan, Hall, Goffman, and Arfuch, among others. It also includes analyses of various Instagram profiles, focusing specifically on the content creator type. A range of analytical methodologies is employed, including image analysis, discourse analysis, and approaches from sociology, anthropology, and communication studies, along with a comprehensive literature review. Thus, the research introduces and conceptualizes the idea of life expansion, a fictionalizing autobiographical practice carried out through visual resources on the web.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
EDUARDO MIRANDA SILVA

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
FELIPE DE CASTRO MUANIS

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
MONICA MACHADO CARDOSO

Catalogação
2025-07-24

Apresentação
2025-05-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71858@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71858@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71858


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