Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MACHINES THAT SHOULD EXIST: THE INTERACTIVE MEDIA DESIGN

Título
[pt] MÁQUINAS QUE DEVERIAM EXISTIR: O DESIGN DE MÍDIA INTERATIVA

Autor
[pt] GUILHERME MARANDINO DURAO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN

Vocabulário
[pt] DESIGN DE MIDIA INTERATIVA

Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERACAO

Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION

Vocabulário
[en] INTERACTIVE MEDIA DESIGN

Vocabulário
[en] INTERACTION DESIGN

Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar e delimitar uma vertente do Design de Interação, denominada Design de Mídia Interativa, por meio de uma abordagem teórico-histórica, com base em pesquisa bibliográfica e mapeamento do campo, a partir de visitas a seis universidades que atuam no ensino de Design de Mídia Interativa, para observação e entrevistas com profissionais do campo. No processo, o pensamento de autores como Lev Manovich (2000), sobre os princípios que definem a nova mídia e Vilém Flusser (2009), sobre as ferramentas para criação e seus limites, bem como Marc Weiser (1991) acerca do contexto de Ubiquidade Computacional são trazidos para tecer uma discussão na busca de uma integração entre ciência e arte na criação de artefatos tecnológicos expressivos, contribuindo para uma compreensão aprofundada do campo e sua delimitação.

Resumo
[en] This master s dissertation aims to investigate and delimit a branch of Interaction Design, referred as Interactive Media Design, through a theoretical-historical approach based on bibliographic research and field mapping. It includes reports and reflections from visits to six universities specialized in teaching Interactive Media Design, which enabled observations and interviews with professionals in the field. Throughout the process, the perspectives of authors such as Lev Manovich (2000) on the principles that define new media, Vilém Flusser (2009) on creative tools and their limitations, as well as Marc Weiser (1991) on the context of Ubiquitous Computing are presented to provide a discussion, exploring the integration between science and art in the creation of expressive technological artifacts, ultimately fostering a deeper understanding of the field and its delimitation.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
BARBARA PIRES E CASTRO

Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI

Catalogação
2025-07-23

Apresentação
2025-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71805@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71805@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71805


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF