Título
[en] MACHINES THAT SHOULD EXIST: THE INTERACTIVE MEDIA DESIGN
Título
[pt] MÁQUINAS QUE DEVERIAM EXISTIR: O DESIGN DE MÍDIA INTERATIVA
Autor
[pt] GUILHERME MARANDINO DURAO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[pt] DESIGN DE MIDIA INTERATIVA
Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERACAO
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Vocabulário
[en] INTERACTIVE MEDIA DESIGN
Vocabulário
[en] INTERACTION DESIGN
Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar e
delimitar uma vertente do Design de Interação, denominada Design de
Mídia Interativa, por meio de uma abordagem teórico-histórica, com base
em pesquisa bibliográfica e mapeamento do campo, a partir de visitas a
seis universidades que atuam no ensino de Design de Mídia Interativa,
para observação e entrevistas com profissionais do campo. No processo,
o pensamento de autores como Lev Manovich (2000), sobre os princípios
que definem a nova mídia e Vilém Flusser (2009), sobre as ferramentas
para criação e seus limites, bem como Marc Weiser (1991) acerca do
contexto de Ubiquidade Computacional são trazidos para tecer uma
discussão na busca de uma integração entre ciência e arte na criação de
artefatos tecnológicos expressivos, contribuindo para uma compreensão
aprofundada do campo e sua delimitação.
Resumo
[en] This master s dissertation aims to investigate and delimit a branch
of Interaction Design, referred as Interactive Media Design, through a
theoretical-historical approach based on bibliographic research and field
mapping. It includes reports and reflections from visits to six universities
specialized in teaching Interactive Media Design, which enabled
observations and interviews with professionals in the field. Throughout the
process, the perspectives of authors such as Lev Manovich (2000) on the
principles that define new media, Vilém Flusser (2009) on creative tools
and their limitations, as well as Marc Weiser (1991) on the context of
Ubiquitous Computing are presented to provide a discussion, exploring the
integration between science and art in the creation of expressive
technological artifacts, ultimately fostering a deeper understanding of the
field and its delimitation.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
BARBARA PIRES E CASTRO
Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI
Catalogação
2025-07-23
Apresentação
2025-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71805@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71805@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71805
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF