Título
[en] GAMES, INTERACTION AND MEANINGMAKING: DESIGN IN PARTNERSHIP AS A MOBILIZER OF REFLECTION ABOUT PLAYING IN COLLABORATION WITH PEOPLE WITH VISUAL DISABILITIES
Título
[pt] JOGOS, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: O DESIGN EM PARCERIA COMO MOBILIZADOR DA REFLEXÃO SOBRE O JOGAR EM COLABORAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor
[pt] JOAO VITOR LESTE
Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA
Vocabulário
[pt] INTERACAO
Vocabulário
[pt] PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP
Vocabulário
[en] INTERATION
Vocabulário
[en] PERSON WITH VISUAL IMPAIREMENT
Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS
Resumo
[pt] Historicamente, as pessoas com deficiência foram entendidas pela sociedade
como sendo desviantes do padrão e, por consequência, suas vivências são pautadas
em experiências de ostracismo e exclusão. Nesta Tese, sustendo o argumento que
os jogos analógicos têm um enorme potencial para mobilizar as pessoas a
conviverem e, portanto, convido leitoras a refletirem sobre o poder do jogar em
estabelecer pontes entre pessoas - e como isso pode e deve ser aplicado para nos
aproximar das pessoas marginalizadas pela sociedade. No segundo capítulo,
discorro sobre a forma como a linguagem impacta nossas percepções sobre as
pessoas com deficiência, enfatizando o modelo social da deficiência e propondo
uma perspectiva linguística emancipatória. No terceiro capítulo, apresento os
benefícios do jogar, as barreiras que pessoas com deficiência - em especial as
pessoas com deficiência visual - ainda precisam enfrentar para acessar os jogos, e
como metodologias participativas de design podem auxiliar em projetos de jogos
que considerem as experiências, anseios e necessidades desta demografia de
pessoas. No quarto capítulo, relato experiências que tive aplicando metodologias
ativas e participativas em projetos que envolviam jogos e a promoção da inclusão
de grupos marginalizados, enfatizando os aprendizados que tive a partir delas. Essas
experiências envolveram a condução de um projeto voltado para a inclusão de
jovens da periferia em espaços educacional, através da aplicação da Pesquisa Ação
com Participação de Jovens (Youth Participatory Action Research - YPAR), e na
participação como pesquisador visitante em um projeto de pesquisa que aplica
princípios do design em parceria para a produção de um kit de jogos em parceria
com pessoas com deficiência intelectual. No quinto capítulo, relato as experiências
que tive aplicando o design em parceria em projetos com participação de pessoas
com deficiência visual, especificamente. Estas experiências envolveram a
participação na Oficina de Xadrez do Instituto Benjamin Constant (IBC) e a
colaboração com uma aluna de graduação com deficiência visual da PUC-Rio - que
atuou como estagiária de pesquisa, na qualidade de consultora sobre as vivências
das pessoas com deficiência visual - para que jogássemos jogos e refletíssemos
sobre como tornar a experiência de jogar mais acolhedora para outras pessoas com
deficiência visual. No sexto capítulo, apresento os resultados das experiências do
quinto capítulo, que culminaram em uma tabela de avaliação da qualidade dos jogos
experimentados quanto ao seu potencial de acolhimento para pessoas com
deficiência visual.
Resumo
[en] Historically, people with disabilities were perceived by society as being
deviant from the norm and, consequently, their life experiences were defined by
experiences of ostracism and exclusion. In this Doctoral Thesis, I support the
argument that tabletop games have an enormous potential for mobilizing people to
coexist and, therefore, I invite readers to reflect about the power of playing in
establishing bridges between people - and how that can and must be applied to
bring us closer to people who are marginalized by society. In the second chapter, I
explain how language impacts our perception of people with disabilities,
emphasizing the social model of disability and proposing an emancipatory
linguistic perspective. In the third chapter, I present the benefits of playing, as well
as the barriers that people with disabilities - especially people with visual
disabilities - still must surpass in order to access them, and how active and
participative design methodologies can aid in designing games that consider the
experiences, wants and needs of this demographic. In the fourth chapter, I report
the experiences I had applying active and participative methodologies in projects
focused on promoting the inclusion or marginalized groups through games,
emphasizing what I have learned from them. These experiences involved
conducting a project about the inclusion of youths from the periphery in educational
spaces, through Youth Participatory Action Research (YPAR), and in participating
as a visiting researcher in a research project that applies the principles of design in
partnership to produce a game kit in partnership with people with intellectual
disabilities. In the fifth chapter, I report my experiences with applying design in
partnership in projects that involved the participation of people with visual
disabilities, specifically. These experiences involved the participation in a chess
workshop for students that the Benjamin Constant Institute (IBC) and the
collaboration with a student with visual disabilities from PUC-Rio - who acted as
a research intern, offering consultations about the experiences of people with visual
disabilities - so that we could play games and reflect on how we could make this
experience more welcoming to other people with visual disabilities. In the sixth
chapter, I present the results from the fifth chapter s experiences, which culminated
in a process of evaluation of the quality of the games that were played as to their
welcoming potential to people with visual disabilities.
Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Coorientador(es)
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA
Banca
GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
RENATA MATTOS EYER DE ARAUJO
Banca
MARLI TERESINHA EVERLING
Banca
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA
Banca
ARLINDO FERNANDO PAIVA DE CARVALHO
Catalogação
2025-07-23
Apresentação
2025-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF