Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GAMES, INTERACTION AND MEANINGMAKING: DESIGN IN PARTNERSHIP AS A MOBILIZER OF REFLECTION ABOUT PLAYING IN COLLABORATION WITH PEOPLE WITH VISUAL DISABILITIES

Título
[pt] JOGOS, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: O DESIGN EM PARCERIA COMO MOBILIZADOR DA REFLEXÃO SOBRE O JOGAR EM COLABORAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autor
[pt] JOAO VITOR LESTE

Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[pt] PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS

Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP

Vocabulário
[en] INTERATION

Vocabulário
[en] PERSON WITH VISUAL IMPAIREMENT

Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS

Resumo
[pt] Historicamente, as pessoas com deficiência foram entendidas pela sociedade como sendo desviantes do padrão e, por consequência, suas vivências são pautadas em experiências de ostracismo e exclusão. Nesta Tese, sustendo o argumento que os jogos analógicos têm um enorme potencial para mobilizar as pessoas a conviverem e, portanto, convido leitoras a refletirem sobre o poder do jogar em estabelecer pontes entre pessoas - e como isso pode e deve ser aplicado para nos aproximar das pessoas marginalizadas pela sociedade. No segundo capítulo, discorro sobre a forma como a linguagem impacta nossas percepções sobre as pessoas com deficiência, enfatizando o modelo social da deficiência e propondo uma perspectiva linguística emancipatória. No terceiro capítulo, apresento os benefícios do jogar, as barreiras que pessoas com deficiência - em especial as pessoas com deficiência visual - ainda precisam enfrentar para acessar os jogos, e como metodologias participativas de design podem auxiliar em projetos de jogos que considerem as experiências, anseios e necessidades desta demografia de pessoas. No quarto capítulo, relato experiências que tive aplicando metodologias ativas e participativas em projetos que envolviam jogos e a promoção da inclusão de grupos marginalizados, enfatizando os aprendizados que tive a partir delas. Essas experiências envolveram a condução de um projeto voltado para a inclusão de jovens da periferia em espaços educacional, através da aplicação da Pesquisa Ação com Participação de Jovens (Youth Participatory Action Research - YPAR), e na participação como pesquisador visitante em um projeto de pesquisa que aplica princípios do design em parceria para a produção de um kit de jogos em parceria com pessoas com deficiência intelectual. No quinto capítulo, relato as experiências que tive aplicando o design em parceria em projetos com participação de pessoas com deficiência visual, especificamente. Estas experiências envolveram a participação na Oficina de Xadrez do Instituto Benjamin Constant (IBC) e a colaboração com uma aluna de graduação com deficiência visual da PUC-Rio - que atuou como estagiária de pesquisa, na qualidade de consultora sobre as vivências das pessoas com deficiência visual - para que jogássemos jogos e refletíssemos sobre como tornar a experiência de jogar mais acolhedora para outras pessoas com deficiência visual. No sexto capítulo, apresento os resultados das experiências do quinto capítulo, que culminaram em uma tabela de avaliação da qualidade dos jogos experimentados quanto ao seu potencial de acolhimento para pessoas com deficiência visual.

Resumo
[en] Historically, people with disabilities were perceived by society as being deviant from the norm and, consequently, their life experiences were defined by experiences of ostracism and exclusion. In this Doctoral Thesis, I support the argument that tabletop games have an enormous potential for mobilizing people to coexist and, therefore, I invite readers to reflect about the power of playing in establishing bridges between people - and how that can and must be applied to bring us closer to people who are marginalized by society. In the second chapter, I explain how language impacts our perception of people with disabilities, emphasizing the social model of disability and proposing an emancipatory linguistic perspective. In the third chapter, I present the benefits of playing, as well as the barriers that people with disabilities - especially people with visual disabilities - still must surpass in order to access them, and how active and participative design methodologies can aid in designing games that consider the experiences, wants and needs of this demographic. In the fourth chapter, I report the experiences I had applying active and participative methodologies in projects focused on promoting the inclusion or marginalized groups through games, emphasizing what I have learned from them. These experiences involved conducting a project about the inclusion of youths from the periphery in educational spaces, through Youth Participatory Action Research (YPAR), and in participating as a visiting researcher in a research project that applies the principles of design in partnership to produce a game kit in partnership with people with intellectual disabilities. In the fifth chapter, I report my experiences with applying design in partnership in projects that involved the participation of people with visual disabilities, specifically. These experiences involved the participation in a chess workshop for students that the Benjamin Constant Institute (IBC) and the collaboration with a student with visual disabilities from PUC-Rio - who acted as a research intern, offering consultations about the experiences of people with visual disabilities - so that we could play games and reflect on how we could make this experience more welcoming to other people with visual disabilities. In the sixth chapter, I present the results from the fifth chapter s experiences, which culminated in a process of evaluation of the quality of the games that were played as to their welcoming potential to people with visual disabilities.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA

Banca
GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
RENATA MATTOS EYER DE ARAUJO

Banca
MARLI TERESINHA EVERLING

Banca
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA

Banca
ARLINDO FERNANDO PAIVA DE CARVALHO

Catalogação
2025-07-23

Apresentação
2025-04-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF