Título
[pt] ESTUDO DE DRAGAGEM DE REMEDIAÇÃO MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE TUBOS GEOTÊXTIL E COMPARAÇÃO DOS IMPACTOS COM DIFERENTES METODOLOGIAS DE DISPOSIÇÃO ESTUDO DE CASO: DRAGAGEM MARÍTIMA REALIZADA NA REGIÃO DA ILHA DA MADEIRA, BAÍA DE SEPETIBA - ITAGUAÍ - RJ
Título
[en] STUDY OF REMEDIATION DREDGING USING GEOTEXTILE TUBES AND COMPARISON OF IMPACTS WITH DIFFERENT DISPOSAL METHODOLOGIES
Autor
[pt] RAFAEL NUNES LINS DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] DRAGAGEM
Vocabulário
[pt] ILHA DA MADEIRA RJ
Vocabulário
[pt] TUBO GEOTEXTIL
Vocabulário
[pt] SEDIMENTO CONTAMINADO
Vocabulário
[pt] DISPOSICAO DE MATERIAL DRAGADO
Vocabulário
[pt] DRAGAGEM MARITIMA
Vocabulário
[en] DREDGING
Vocabulário
[en] ILHA DA MADEIRA RJ
Vocabulário
[en] GEOTEXTILE TUBE
Vocabulário
[en] CONTAMINATED SEDIMENT
Vocabulário
[en] DREDGED MATERIAL DISPOSAL
Vocabulário
[en] SEA DREDGING
Resumo
[pt] A pesquisa analisou comparativamente quatro alternativas de disposição
de material dragado contaminado: Contained Aquatic Disposal (CAD), Aterro
Licenciado, Confined Disposal Facility (CDF) e disposição em tubos geotêxtil,
tendo como base o estudo de caso das dragagens marítimas realizadas nas obras
para a construção dos Estaleiros e Base Naval, no município de Itaguaí - RJ.
Atividades portuárias e de transporte marítimo demandam regularmente a
realização de dragagem, seja para garantir a profundidade de calado para a
navegação, seja para permitir a realização de obras de infraestrutura portuária.
Como resultado da dragagem, sedimentos, por muitas vezes com presença de
contaminantes, precisam ser tratados e destinados de forma adequada e de
acordo com a legislação ambiental vigente. A depender das características do
sedimento dragado, do tipo e níveis de contaminação desse material, do seu
volume, bem como, das condições existentes na região, diversas soluções
técnicas podem ser utilizadas para o tratamento e disposição desse material. A
análise se deu sob o prisma dos impactos ambientais inerentes à cada solução,
avaliadas segundo metodologia baseada em matriz de impactos. Os resultados
encontrados no estudo confirmaram que a alternativa com o uso de tubos
geotêxtil, utilizado no estudo de caso, alcançou o melhor resultado dentre as
quatro soluções avaliadas, quando comparado o número de impactos ambientais
identificados com alguma relevância e sua classificação segundo o critério de
magnitude. A solução com o uso de tubos geotêxtil apresentou menor número de
impactos ambientais, assim como menor quantidade de impactos de magnitude
alta, predominando os impactos de magnitude baixa.
Resumo
[en] Society depends on trade relationships, and the marine environment plays an important role in these transactions. It is estimated that 80 percent of goods traded on
a global scale have at least one component that was transported by ship
(UNCTAD, 2015). In 2020, 88.9 percent of the Brazilian exports were made by sea. Using
the criterion of exported tones, this percentage increases to 98.6 percent (ANTAQ,
2021).
In this context of intensification of maritime commercial transactions as well
as the modernization of ships, ports, and waterways need to adapt faster to remain
competitive and attractive for maritime trade. Consequently, the depth in the
navigation channels and ports is one of the main points for the operation of large
ships. In the search for improvements in the waterway sector, recent investments
aim to increasing the logistical efficiency of ports in Brazil, including deepening
dredging works, recovery, and improvement of access roads (Castro; Almeida,
2012).
Dredging activity produces a large number of sediments that need to be
managed and disposed of appropriately, which makes this one of the biggest
concerns in the management of coastal zones around the world, since sediments
can present different levels of contamination (Rosa; Freitas, 2021).
Dredging is an activity that requires efficient environmental management of
the dredged sediment, which must include monitoring the conditions of biotic and
abiotic environments, the treatment and evaluation of the possible uses of this
material, as well as the monitoring of socioeconomic conditions. (Castro; Almeida,
2012).
In the stage relating to the destination of the dredged material, the existing
alternatives must be carefully analyzed, in order to choose those that meet the
socioeconomic and environmental criteria of each country or region, according to
the characteristics of the dredged material, its volume and the existing conditions.
Orientador(es)
ANA CRISTINA MALHEIROS GONCALVES CARVALHO
Coorientador(es)
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO
Banca
ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA
Banca
ANA CRISTINA MALHEIROS GONCALVES CARVALHO
Banca
ANTONIO KRISHNAMURTI BELENO DE OLIVEIRA
Catalogação
2025-07-22
Apresentação
2023-10-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71782@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71782@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71782
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