Título
[en] BUILDING OUR OWN NARRATIVES: REVISITING DESIGN IDENTITY AND EDUCATION IN LATIN AMERICA
Título
[pt] CONSTRUINDO NOSSA PRÓPRIA NARRATIVA: REVISITANDO A IDENTIDADE DO DESIGN E A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Título
[es] CONSTRUYENDO NUESTRAS PROPIAS NARRATIVAS: REVISANDO LA IDENTIDAD DEL DISEÑO Y LA EDUCACIÓN EN AMÉRICA LATINA
Autor
[pt] BARBARA ALVES BETTS
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA
Vocabulário
[pt] EPISTEMOLOGIA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[es] APRENDIZAJE
Vocabulário
[es] AMERICA LATINA
Vocabulário
[es] EPISTEMOLOGIA
Vocabulário
[es] EDUCACION
Vocabulário
[es] DISENO
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] LATIN AMERICA
Vocabulário
[en] EPISTEMOLOGY
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] Esta tese explora a possibilidade do estabelecimento de epistemologias latino-
americanas do design, pautadas na experiência social, cultural, política e econômica
da região. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo visa buscar
caminhos para a construção conjunta de uma identidade do design que represente
a América Latina por meio de um referencial próprio. Nesse sentido, a educação
desempenha um papel essencial no entrelace com o design ao ser o espaço principal
de análise para a construção de epistemologias que contemplem sua atuação
esse contexto. Este estudo tem como principal objetivo propor estruturas para
epistemologias de design latino-americanas que possa ser aplicada em contextos
educacionais interdisciplinares para promover práticas de design socialmente
relevantes e culturalmente sensíveis. A tese contempla o estudo de caso de dois
projetos, um realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e
outro na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, os quais exemplificam
como pode funcionar dinâmicas de ensino guiadas por objetos e metodologias
provenientes do design.
Resumo
[en] This thesis explores the establishment of Latin American epistemologies of design,
grounded in the region s social, cultural, political, and economic experiences.
Through an interdisciplinary lens, it seeks pathways for a collaborative construction
a design identity that represents Latin America through its own foundation. In
this sense, education plays a crucial role in intertwining with design, as it serves
as the main space for analysis in constructing epistemologies that encompass its
practice in this context. The main objective is to propose a framework for Latin
American design epistemologies applicable in interdisciplinary educational settings
to promote socially relevant and culturally sensitive practices. The thesis includes
case studies from projects at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro
and the Pontifical Catholic University of Valparaíso, illustrating effective teaching
dynamics guided by design methodologies.
Resumo
[es] Esta tesis explora la posibilidad de establecer epistemologías del diseño
latinoamericano, basadas en la experiencia social, cultural, política y económica
de la región. Desde una perspectiva interdisciplinaria, este estudio pretende buscar
formas de construir conjuntamente una identidad de diseño que represente a América
Latina a través de su propio referente. En este sentido, la educación juega un papel
esencial al entrelazarse con el diseño al ser el principal espacio de análisis para la
construcción de epistemologías que tengan en cuenta su accionar en este contexto.
El principal objetivo de este estudio es proponer estructuras para epistemologías
del diseño latinoamericano que puedan ser aplicadas en contextos educativos
interdisciplinarios para promover prácticas de diseño socialmente relevantes y
culturalmente sensibles. La tesis contempla el estudio de caso de dos proyectos,
uno realizado en la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro y el otro en
la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, que ejemplifican cómo pueden
funcionar dinámicas de enseñanza guiadas por objetos y metodologías provenientes
del diseño.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
JUAN CARLOS JELDES PONTIO
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
JOY HELENA WORMS TILL
Banca
ANDRE LUIS FERREIRA BELTRAO
Banca
JUAN CARLOS JELDES PONTIO
Banca
DANIELE MARCAL SPADA
Catalogação
2025-07-22
Apresentação
2025-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@2
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71774
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF