Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BUILDING OUR OWN NARRATIVES: REVISITING DESIGN IDENTITY AND EDUCATION IN LATIN AMERICA

Título
[pt] CONSTRUINDO NOSSA PRÓPRIA NARRATIVA: REVISITANDO A IDENTIDADE DO DESIGN E A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Título
[es] CONSTRUYENDO NUESTRAS PROPIAS NARRATIVAS: REVISANDO LA IDENTIDAD DEL DISEÑO Y LA EDUCACIÓN EN AMÉRICA LATINA

Autor
[pt] BARBARA ALVES BETTS

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA

Vocabulário
[pt] EPISTEMOLOGIA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[es] APRENDIZAJE

Vocabulário
[es] AMERICA LATINA

Vocabulário
[es] EPISTEMOLOGIA

Vocabulário
[es] EDUCACION

Vocabulário
[es] DISENO

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] LATIN AMERICA

Vocabulário
[en] EPISTEMOLOGY

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] Esta tese explora a possibilidade do estabelecimento de epistemologias latino- americanas do design, pautadas na experiência social, cultural, política e econômica da região. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo visa buscar caminhos para a construção conjunta de uma identidade do design que represente a América Latina por meio de um referencial próprio. Nesse sentido, a educação desempenha um papel essencial no entrelace com o design ao ser o espaço principal de análise para a construção de epistemologias que contemplem sua atuação esse contexto. Este estudo tem como principal objetivo propor estruturas para epistemologias de design latino-americanas que possa ser aplicada em contextos educacionais interdisciplinares para promover práticas de design socialmente relevantes e culturalmente sensíveis. A tese contempla o estudo de caso de dois projetos, um realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e outro na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, os quais exemplificam como pode funcionar dinâmicas de ensino guiadas por objetos e metodologias provenientes do design.

Resumo
[en] This thesis explores the establishment of Latin American epistemologies of design, grounded in the region s social, cultural, political, and economic experiences. Through an interdisciplinary lens, it seeks pathways for a collaborative construction a design identity that represents Latin America through its own foundation. In this sense, education plays a crucial role in intertwining with design, as it serves as the main space for analysis in constructing epistemologies that encompass its practice in this context. The main objective is to propose a framework for Latin American design epistemologies applicable in interdisciplinary educational settings to promote socially relevant and culturally sensitive practices. The thesis includes case studies from projects at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and the Pontifical Catholic University of Valparaíso, illustrating effective teaching dynamics guided by design methodologies.

Resumo
[es] Esta tesis explora la posibilidad de establecer epistemologías del diseño latinoamericano, basadas en la experiencia social, cultural, política y económica de la región. Desde una perspectiva interdisciplinaria, este estudio pretende buscar formas de construir conjuntamente una identidad de diseño que represente a América Latina a través de su propio referente. En este sentido, la educación juega un papel esencial al entrelazarse con el diseño al ser el principal espacio de análisis para la construcción de epistemologías que tengan en cuenta su accionar en este contexto. El principal objetivo de este estudio es proponer estructuras para epistemologías del diseño latinoamericano que puedan ser aplicadas en contextos educativos interdisciplinarios para promover prácticas de diseño socialmente relevantes y culturalmente sensibles. La tesis contempla el estudio de caso de dos proyectos, uno realizado en la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro y el otro en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, que ejemplifican cómo pueden funcionar dinámicas de enseñanza guiadas por objetos y metodologías provenientes del diseño.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
JUAN CARLOS JELDES PONTIO

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
JOY HELENA WORMS TILL

Banca
ANDRE LUIS FERREIRA BELTRAO

Banca
JUAN CARLOS JELDES PONTIO

Banca
DANIELE MARCAL SPADA

Catalogação
2025-07-22

Apresentação
2025-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71774


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF