Título
[pt] O LIVRO PARADIDÁTICO INFANTIL: OS BATE-BOLAS E UM OLHAR PARA O AGENCIAMENTO DE TENSÕES CULTURAIS
Título
[en] THE CHILDREN S SUPPLEMENTARY BOOK: THE BATE-BOLAS AND A PERSPECTIVE ON THE AGENCY OF CULTURAL TENSIONS
Autor
[pt] FERNANDA DE MORAIS MACHADO
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] BATE BOLA
Vocabulário
[pt] LIVRO INFANTIL
Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] BATE BOLA
Vocabulário
[en] CHILDREN BOOK
Vocabulário
[en] ILUSTRATION
Resumo
[pt] Nesta pesquisa investigamos a elaboração de um método de
representação socialmente responsável no âmbito da ilustração infantil
sobre Bate-Bolas, uma festa popular de mascarados que acontece durante
o carnaval nos bairros periféricos do Rio de Janeiro e da Baixada
Fluminense. Apesar de sua tradição e importância social, econômica e
cultural no que se refere à intensa produção estética envolvida na
confecção das fantasias, o festejo é estigmatizado, sobretudo pela mídia
hegemônica, em função do contexto de desigualdade social, violência e
criminalidade dessas localidades. Considerando a alteridade da ilustradora
e pesquisadora em relação a esse contexto cultural, o método em questão
objetiva oferecer meios para pesquisar, analisar e comunicar
expressivamente o festejo articulando questões éticas e políticas. Com
base no conceito de sustentabilidade comunicacional (Gamba e Sarmento,
2019), estabelecemos como estratégia de imersão no campo a produção
de um videodocumentário sobre o processo de confecção das casacas da
fantasia. As estratégias de design em parceria, adotadas durante o
processo, garantiram uma relação horizontalizada entre os pesquisadores
e seus interlocutores no campo, contribuindo para uma representação
socialmente sustentável e o desenvolvimento de um produto útil ao campo.
A imersão no campo possibilitou a construção de um olhar híbrido sobre
esse contexto, que posteriormente foi representado graficamente um livro-
objeto infantil de gênero híbrido, uma mescla entre literatura infantil e a
linguagem de manual de instruções, que apresenta, de forma poética,
como se produz uma casaca de Bate-bola e que expressa os valores dessa
cultura. Na produção do livro infantil, levamos em conta ainda um novo
componente: o diálogo com o público infantil, que emerge como uma
terceira voz nesse produto.
Resumo
[en] In this research, we investigate the development of a socially responsible
method of representation within the field of children s illustration, focusing
on the Bate-Bolas, a popular masquerade festivity that takes place during
Carnival in the peripheral neighborhoods of Rio de Janeiro and the Baixada
Fluminense. Despite its tradition and social, economic, and cultural
importance-particularly regarding the intense aesthetic production
involved in crafting the costumes—the festivity is often stigmatized,
especially by mainstream media, due to the social inequality, violence, and
criminality present in these regions. Considering the alterity of the illustrator
and researcher in relation to this cultural context, the proposed method aims
to provide tools to research, analyze, and expressively communicate the
festivity while addressing ethical and political issues. Based on the concept
of communicational sustainability (Gamba; Sarmento, 2019), we adopted
the production of a documentary video about the making of the costume
casacas as a field immersion strategy. The collaborative design strategies
adopted throughout the process ensured a horizontal relationship between
researchers and field interlocutors, contributing to a socially sustainable
representation and the development of a product that serves the
community. The field immersion enabled the construction of a hybrid
perspective on this context, which was later graphically represented in a
hybrid-genre children s book-object-combining children s literature and
instructional manual language-that poetically illustrates how a Bate-Bola
casaca is made and conveys the values of this culture. In producing the
children s book, we also considered a new component: the dialogue with
the child audience, which emerges as a third voice within the work.
Orientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Coorientador(es)
MIGUEL SANTOS DE CARVALHO
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
MIGUEL SANTOS DE CARVALHO
Banca
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA
Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
Banca
PAULA CRISTINA DE ALMEIDA TAVARES
Catalogação
2025-07-21
Apresentação
2025-04-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71755
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF