Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O LIVRO PARADIDÁTICO INFANTIL: OS BATE-BOLAS E UM OLHAR PARA O AGENCIAMENTO DE TENSÕES CULTURAIS

Título
[en] THE CHILDREN S SUPPLEMENTARY BOOK: THE BATE-BOLAS AND A PERSPECTIVE ON THE AGENCY OF CULTURAL TENSIONS

Autor
[pt] FERNANDA DE MORAIS MACHADO

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] BATE BOLA

Vocabulário
[pt] LIVRO INFANTIL

Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO

Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY

Vocabulário
[en] BATE BOLA

Vocabulário
[en] CHILDREN BOOK

Vocabulário
[en] ILUSTRATION

Resumo
[pt] Nesta pesquisa investigamos a elaboração de um método de representação socialmente responsável no âmbito da ilustração infantil sobre Bate-Bolas, uma festa popular de mascarados que acontece durante o carnaval nos bairros periféricos do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Apesar de sua tradição e importância social, econômica e cultural no que se refere à intensa produção estética envolvida na confecção das fantasias, o festejo é estigmatizado, sobretudo pela mídia hegemônica, em função do contexto de desigualdade social, violência e criminalidade dessas localidades. Considerando a alteridade da ilustradora e pesquisadora em relação a esse contexto cultural, o método em questão objetiva oferecer meios para pesquisar, analisar e comunicar expressivamente o festejo articulando questões éticas e políticas. Com base no conceito de sustentabilidade comunicacional (Gamba e Sarmento, 2019), estabelecemos como estratégia de imersão no campo a produção de um videodocumentário sobre o processo de confecção das casacas da fantasia. As estratégias de design em parceria, adotadas durante o processo, garantiram uma relação horizontalizada entre os pesquisadores e seus interlocutores no campo, contribuindo para uma representação socialmente sustentável e o desenvolvimento de um produto útil ao campo. A imersão no campo possibilitou a construção de um olhar híbrido sobre esse contexto, que posteriormente foi representado graficamente um livro- objeto infantil de gênero híbrido, uma mescla entre literatura infantil e a linguagem de manual de instruções, que apresenta, de forma poética, como se produz uma casaca de Bate-bola e que expressa os valores dessa cultura. Na produção do livro infantil, levamos em conta ainda um novo componente: o diálogo com o público infantil, que emerge como uma terceira voz nesse produto.

Resumo
[en] In this research, we investigate the development of a socially responsible method of representation within the field of children s illustration, focusing on the Bate-Bolas, a popular masquerade festivity that takes place during Carnival in the peripheral neighborhoods of Rio de Janeiro and the Baixada Fluminense. Despite its tradition and social, economic, and cultural importance-particularly regarding the intense aesthetic production involved in crafting the costumes—the festivity is often stigmatized, especially by mainstream media, due to the social inequality, violence, and criminality present in these regions. Considering the alterity of the illustrator and researcher in relation to this cultural context, the proposed method aims to provide tools to research, analyze, and expressively communicate the festivity while addressing ethical and political issues. Based on the concept of communicational sustainability (Gamba; Sarmento, 2019), we adopted the production of a documentary video about the making of the costume casacas as a field immersion strategy. The collaborative design strategies adopted throughout the process ensured a horizontal relationship between researchers and field interlocutors, contributing to a socially sustainable representation and the development of a product that serves the community. The field immersion enabled the construction of a hybrid perspective on this context, which was later graphically represented in a hybrid-genre children s book-object-combining children s literature and instructional manual language-that poetically illustrates how a Bate-Bola casaca is made and conveys the values of this culture. In producing the children s book, we also considered a new component: the dialogue with the child audience, which emerges as a third voice within the work.

Orientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Coorientador(es)
MIGUEL SANTOS DE CARVALHO

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
MIGUEL SANTOS DE CARVALHO

Banca
MARCELUS GAIO SILVEIRA DE SENNA

Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
PAULA CRISTINA DE ALMEIDA TAVARES

Catalogação
2025-07-21

Apresentação
2025-04-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71755


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF