Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BODY MOVEMENT AND THE TEACHING-LEARNING OF PULSATING RHYTHMS

Título
[pt] O MOVIMENTO CORPORAL E O ENSINO-APRENDIZADO DE RITMOS PULSANTES

Autor
[pt] LUCAS CIAVATTA PANTOJA FRANCO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] PROPRIOCEPCAO

Vocabulário
[pt] MOVIMENTO

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] RITMO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] PROPRIOCEPTION

Vocabulário
[en] MOVEMENT

Vocabulário
[en] BODY

Vocabulário
[en] RHYTHM

Resumo
[pt] Há diversas formas de conceber o tempo. Igualmente variadas são as formas de conceber o tempo musical. Dentre elas, uma em especial é abordada nesta tese: o tempo musical baseado em pulsações - aqui denominado tempo pulsante. Tendo em vista o entendimento do processo de ensino-aprendizagem dos ritmos pulsantes este trabalho pretende interrogar a relação entre essa forma de organizar o tempo musical e o movimento corporal. Nesse caminho o corpo em movimento é pensado como elemento fundamental para a cognição e, em especial, para a cognição musical. O movimento corporal organiza e fixa o saber musical em suportes outros que não a partitura. Assim, refletimos sobre a utilização nesse processo de ensino-aprendizagem de três tipos de notação: gráfica, oral e corporal. A forma como várias(os) educadoras(es) abordaram esse processo e lidaram com movimentos e notações também é estudada. Em sua última parte, esse estudo discute algumas questões com impactos importantes sobre o processo de ensino- aprendizagem de ritmos pulsantes: a forma como o estudo de ritmo é colocado em segundo plano; o sentir e sua limitada contribuição para o processo; a diferença entre ensinar ritmo e desenvolver a coordenação motora; o mito da interiorização da pulsação; o suingue e os caminhos para permitir que ele seja aprendido; e a construção da imagem de movimento corporal e a possibilidade de antecipar.

Resumo
[en] There are several ways of conceiving time. Equally varied are the ways of conceiving musical time. Among them, one in particular is addressed in this thesis: musical time based on pulsations - here called pulsating time. In view of the understanding of the teaching-learning process of pulsating rhythms, this work intends to question the relationship between this way of organizing musical time and body movement. In this way, the body in movement is thought of as a fundamental element for cognition and, in particular, for musical cognition. Body movement organizes and fixes musical knowledge in supports other than sheet music. Thus, we reflect on the use in this teaching-learning process of three types of notation: graphic, oral and body. The way in which various educators approached this process and dealt with movements and notations is also studied. In its last part, this study discusses some issues with important impacts on the teaching-learning process of pulsating rhythms: the way in which the study of rhythm is placed in the background; feeling and its limited contribution to the process; the difference between teaching rhythm and developing motor coordination; the myth of the internalization of the pulse; swing and the ways to allow it to be learned; and the construction of the image of body movement and the possibility of anticipating.

Orientador(es)
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA

Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
RALPH INGS BANNELL

Banca
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA

Banca
REGINA MARCIA SIMÃO SANTOS

Banca
RAIMUNDO JOSÉ BARROS CRUZ

Catalogação
2025-07-21

Apresentação
2025-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71744@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71744@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71744


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF