Título
[en] BODY MOVEMENT AND THE TEACHING-LEARNING OF PULSATING RHYTHMS
Título
[pt] O MOVIMENTO CORPORAL E O ENSINO-APRENDIZADO DE RITMOS PULSANTES
Autor
[pt] LUCAS CIAVATTA PANTOJA FRANCO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] PROPRIOCEPCAO
Vocabulário
[pt] MOVIMENTO
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] RITMO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] PROPRIOCEPTION
Vocabulário
[en] MOVEMENT
Vocabulário
[en] BODY
Vocabulário
[en] RHYTHM
Resumo
[pt] Há diversas formas de conceber o tempo. Igualmente variadas são as formas
de conceber o tempo musical. Dentre elas, uma em especial é abordada nesta tese:
o tempo musical baseado em pulsações - aqui denominado tempo pulsante.
Tendo em vista o entendimento do processo de ensino-aprendizagem dos ritmos
pulsantes este trabalho pretende interrogar a relação entre essa forma de organizar
o tempo musical e o movimento corporal. Nesse caminho o corpo em movimento
é pensado como elemento fundamental para a cognição e, em especial, para a
cognição musical. O movimento corporal organiza e fixa o saber musical em
suportes outros que não a partitura. Assim, refletimos sobre a utilização nesse
processo de ensino-aprendizagem de três tipos de notação: gráfica, oral e corporal.
A forma como várias(os) educadoras(es) abordaram esse processo e lidaram com
movimentos e notações também é estudada. Em sua última parte, esse estudo
discute algumas questões com impactos importantes sobre o processo de ensino-
aprendizagem de ritmos pulsantes: a forma como o estudo de ritmo é colocado em
segundo plano; o sentir e sua limitada contribuição para o processo; a diferença
entre ensinar ritmo e desenvolver a coordenação motora; o mito da interiorização
da pulsação; o suingue e os caminhos para permitir que ele seja aprendido; e a
construção da imagem de movimento corporal e a possibilidade de antecipar.
Resumo
[en] There are several ways of conceiving time. Equally varied are the ways of
conceiving musical time. Among them, one in particular is addressed in this
thesis: musical time based on pulsations - here called pulsating time. In view
of the understanding of the teaching-learning process of pulsating rhythms, this
work intends to question the relationship between this way of organizing musical
time and body movement. In this way, the body in movement is thought of as a
fundamental element for cognition and, in particular, for musical cognition. Body
movement organizes and fixes musical knowledge in supports other than sheet
music. Thus, we reflect on the use in this teaching-learning process of three types
of notation: graphic, oral and body. The way in which various educators
approached this process and dealt with movements and notations is also studied.
In its last part, this study discusses some issues with important impacts on the
teaching-learning process of pulsating rhythms: the way in which the study of
rhythm is placed in the background; feeling and its limited contribution to the
process; the difference between teaching rhythm and developing motor
coordination; the myth of the internalization of the pulse; swing and the ways to
allow it to be learned; and the construction of the image of body movement and
the possibility of anticipating.
Orientador(es)
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
RALPH INGS BANNELL
Banca
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA
Banca
REGINA MARCIA SIMÃO SANTOS
Banca
RAIMUNDO JOSÉ BARROS CRUZ
Catalogação
2025-07-21
Apresentação
2025-04-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71744@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71744@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71744
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF