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Título
[en] ORGANIZATIONAL TRANSFORMATIONS AND ADAPTATION STRATEGIES IN RESPONSE TO THE OPENING OF THE FREE ENERGY MARKET FOR INDIVIDUALS

Título
[pt] TRANSFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO FRENTE À ABERTURA DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA PARA PESSOA FÍSICA

Autor
[pt] JOHANN DONATO CALDAS PIRES DOS REIS

Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] ABERTURA DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Vocabulário
[pt] SETOR ENERGETICO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR RESIDENCIAL

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE

Vocabulário
[en] OPENING OF THE ENERGY FREE MARKET

Vocabulário
[en] BRAZILIAN ENERGY SECTOR

Vocabulário
[en] ENERGY FREE MARKET

Vocabulário
[en] RESIDENTIAL CONSUMER

Resumo
[pt] Este trabalho aborda as transformações organizacionais e as estratégias de adaptação que empresas estão adotando em resposta à abertura do Mercado Livre de Energia (MLE) para pessoa física no Brasil. O objetivo da pesquisa é descrever como as organizações estão se reestruturando para atender às novas demandas e regulamentações do setor de energia. A metodologia aplicada envolve uma pesquisa explanatória com base na realização de entrevistas semiestruturadas com especialistas do setor elétrico brasileiro. Os resultados indicam que a abertura do MLE tem impulsionado uma reconfiguração do modelo de negócio, uma necessidade de inovação tecnológica e um fortalecimento da relação com os consumidores. Este estudo contribui para o entendimento das dinâmicas de mercado no setor energético brasileiro e oferece insights sobre como as empresas podem se preparar para futuras transformações no ambiente regulatório e competitivo.

Resumo
[en] This study addresses the organizational transformations and adaptation strategies that companies are adopting in response to the opening of the Free Energy Market (Mercado Livre de Energia - MLE) to individuals in Brazil. The objective of the research is to describe how organizations are restructuring to meet the new demands and regulations of the energy sector. The applied methodology involves explanatory research based on semi-structured interviews with specialists from the Brazilian electricity sector. The results indicate that the opening of the MLE has driven a reconfiguration of business models, a need for technological innovation, and a strengthening of the relationship with consumers. This study contributes to the understanding of market dynamics in the Brazilian energy sector and offers insights on how companies can prepare for future transformations in the regulatory and competitive environment.

Orientador(es)
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES

Catalogação
2025-07-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71738@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71738@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71738


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