Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BETWEEN EXPERIENCES AND STRATEGIES: THE EXCHANGE STUDENT S EXPERIENCE AS A DIFFERENTIATOR FOR INSTITUTIONAL POLICIES AND COMMUNICATION IN INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY

Título
[pt] ENTRE VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS: A EXPERIÊNCIA DO INTERCAMBISTA COMO DIFERENCIAL NAS POLÍTICAS E NA COMUNICAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

Autor
[pt] THIAGO CORREIA DE HOLANDA SANTANA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE ACADEMICA INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] INTERCAMBIO ACADEMICO

Vocabulário
[pt] MARKETING EDUCACIONAL

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Vocabulário
[en] INTERNATIONALIZATION

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY

Vocabulário
[en] ACADEMIC EXCHANGE

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL MARKETING

Resumo
[pt] A mobilidade acadêmica internacional tem se consolidado como uma das principais estratégias de internacionalização do ensino superior, contribuindo para a formação integral de estudantes e o fortalecimento da imagem institucional das universidades. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a percepção dos estudantes em programas de intercâmbio e analisar de que maneira esses elementos podem subsidiar estratégias institucionais de comunicação e marketing voltadas para a promoção da mobilidade acadêmica. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas com oito estudantes da PUC-Rio que participaram de programas de intercâmbio em diferentes países. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram a relevância do suporte institucional, das estratégias de adaptação cultural e acadêmica, do impacto profissional percebido e da comunicação institucional na construção da experiência dos estudantes. O estudo conclui que o intercâmbio representa um importante diferencial na formação pessoal e profissional e sugere o aprimoramento das práticas institucionais por meio da escuta ativa dos intercambistas e do fortalecimento das ações de divulgação ancoradas em relatos reais.

Resumo
[en] International academic mobility has become one of the main strategies for the internationalization of higher education, contributing to students comprehensive education and to strengthening the institutional image of universities. This study aimed to identify the factors that influence students perceptions of exchange programs and to analyze how these elements can support institutional communication and marketing strategies to promote academic mobility. The research adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews with eight PUC-Rio students who participated in exchange programs in different countries. Data were analyzed through thematic content analysis. The results highlighted the importance of institutional support, strategies for cultural and academic adaptation, perceived professional impact, and institutional communication in shaping students experiences. The study concludes that exchange programs represent an important asset for personal and professional development and suggests improving institutional practices through active listening to exchange students and strengthening communication actions based on real-life narratives.

Orientador(es)
RAFAEL CUBA MANCEBO

Catalogação
2025-07-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71724@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71724@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71724


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF