Título
[en] BETWEEN EXPERIENCES AND STRATEGIES: THE EXCHANGE STUDENT S EXPERIENCE AS A DIFFERENTIATOR FOR INSTITUTIONAL POLICIES AND COMMUNICATION IN INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY
Título
[pt] ENTRE VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS: A EXPERIÊNCIA DO INTERCAMBISTA COMO DIFERENCIAL NAS POLÍTICAS E NA COMUNICAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL
Autor
[pt] THIAGO CORREIA DE HOLANDA SANTANA
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO
Vocabulário
[pt] MOBILIDADE ACADEMICA INTERNACIONAL
Vocabulário
[pt] INTERCAMBIO ACADEMICO
Vocabulário
[pt] MARKETING EDUCACIONAL
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] INTERNATIONALIZATION
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY
Vocabulário
[en] ACADEMIC EXCHANGE
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL MARKETING
Resumo
[pt] A mobilidade acadêmica internacional tem se consolidado como uma das principais
estratégias de internacionalização do ensino superior, contribuindo para a formação integral
de estudantes e o fortalecimento da imagem institucional das universidades. Este estudo teve
como objetivo identificar os fatores que influenciam a percepção dos estudantes em
programas de intercâmbio e analisar de que maneira esses elementos podem subsidiar
estratégias institucionais de comunicação e marketing voltadas para a promoção da
mobilidade acadêmica. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com realização de
entrevistas semiestruturadas com oito estudantes da PUC-Rio que participaram de programas
de intercâmbio em diferentes países. Os dados foram tratados por meio da análise de
conteúdo temática. Os resultados evidenciaram a relevância do suporte institucional, das
estratégias de adaptação cultural e acadêmica, do impacto profissional percebido e da
comunicação institucional na construção da experiência dos estudantes. O estudo conclui que
o intercâmbio representa um importante diferencial na formação pessoal e profissional e
sugere o aprimoramento das práticas institucionais por meio da escuta ativa dos
intercambistas e do fortalecimento das ações de divulgação ancoradas em relatos reais.
Resumo
[en] International academic mobility has become one of the main strategies for the
internationalization of higher education, contributing to students comprehensive education
and to strengthening the institutional image of universities. This study aimed to identify the factors that influence students perceptions of exchange programs and to analyze how these elements can support institutional communication and marketing strategies to promote academic mobility. The research adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews with eight PUC-Rio students who participated in exchange programs in different countries. Data were analyzed through thematic content analysis. The results highlighted the importance of institutional support, strategies for cultural and academic adaptation, perceived professional impact, and institutional communication in shaping students experiences. The study concludes that exchange programs represent an important asset for personal and professional development and suggests improving institutional practices through active listening to exchange students and strengthening communication actions based on real-life narratives.
Orientador(es)
RAFAEL CUBA MANCEBO
Catalogação
2025-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71724@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71724@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71724
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF