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Título
[pt] O QUE DIZEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) SOBRE A SUA FORMAÇÃO?: CONFLUÊNCIAS ENTRE O SABER DA EXPERIÊNCIA FEITO NA AÇÃO PASTORAL E A FORMAÇÃO DOCENTE

Título
[en] WHAT DO TEACHERS SAY ABOUT THEIR TRAINING?: CONFLUENCES BETWEEN KNOWLEDGE FROM EXPERIENCE IN PASTORAL WORK AND TEACHER TRAINING

Autor
[pt] CARLOS CESAR DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO POPULAR

Vocabulário
[pt] FORMACAO EM ESPIRAL

Vocabulário
[pt] CONFLUENCIA DE SABERES

Vocabulário
[pt] ACAO PASTORAL

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[en] POPULAR EDUCATION

Vocabulário
[en] SPIRAL TRAINING

Vocabulário
[en] CONFLUENCE OF KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] PASTORAL ACTION

Vocabulário
[en] TEACHING FORMATION

Resumo
[pt] A tese em questão apresenta os resultados da pesquisa O que dizem as(os) professoras(es) sobre a sua formação? Confluências entre o saber da experiância feito na ação pastoral e a formação docente, desenvolvida entre 2021 e 2024, com professoras(es) que tiveram suas histórias de vida atravessadas pela formação pastoral. Considerando a amplitude e a produção de conhecimentos sobre o tema, especialmente sobre as CEBs, optou-se por trabalhar o estado do Ceará, conhecido no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como Regional Nordeste I. Esse recorte levou em consideração o fato de que a inserção pastoral, bem como a inserção docente deste professor-pesquisador se deu no Ceará, e partiu da seguinte indgação: teria a formação pastoral contribuído para a formação de professores? A partir desta e de outras questões, o estudo investigou e analisou a formação, compreendendo a sua complexidade e amplitude, mas a reconhecendo como espaço de produção de saberes. A análise dos dados, bem como a sua fundamentação, apoiou-se em autores vinculados às teorias críticas, privilegiando o diálogo entre a Teologia da Libertação, a Educação Popular e a Formação de Professores, sugerindo que se trata de uma formação em espiral, onde diferentes saberes se encontram, trazendo contribuições para a docência. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão bibliográfica; aprovação do comitê de ética da PUC-Rio; elaboração e divulgação do questionário inspirada no método bola de neve, obtendo 31 respondentes; etapa de campo, agendamento e realização de entrevistas semi-estruturadas via Google Meet, com 13 participantes. A partir da análise qualitativa, as(os) professoras(es) destacaram a importância da formação docente, mas evidenciaram que a formação pastoral, pelos recursos pedagógicos que usavam, favorecia à participação e a uma abordagem mais dialógica, contribuindo, inclusive, com a formação inicial. Em alguns casos, a formação pastoral antecedeu a formação de professores, de modo que os materiais e as dinâmicas adotadas na pastoral foram base para a prática docente, evidenciando que a formação acontece em diferentes espaços e contextos, inclusive, em serviço, o que a diferencia é a sua intencionalidade, a abordagem e os recursos utilizados. Em suma, as(os) professoras(es) apontaram que há confluências entre as formações estudadas, pois enquanto a pastoral trabalha dimensões como a afetivida, as relações, a politicidade, fazendo esta relação entre a fé e a vida, a formação de professores possibilita ampliar o suporte teórico, aprofundar, e, tal qual uma espiral, ampliar o olhar sobre a própria formação e sobre a prática docente.

Resumo
[en] The thesis in question presents the results of the research What doteachers say about their formation? Confluences between pastoral experience andteacher training, carried out between 2021 and 2024 with teachers whose lifestories had been Anped by pastoral training. Considering the breadth andproduction of knowledge on the subject, especially on the CEBs, we chose towork in the state of Ceará, known within the Conferência Nacional dos Bispos doBrasil (CNBB) as the Northeast I Region. This approach took into account the factthat pastoral insertion, as well as the teaching insertion of this teacher-researcher,took place in Ceará, and was based on the following question: has pastoralformation contributed to teacher training? Based on this and other questions, thestudy investigated and analysed training, understanding its complexity andbreadth, but recognising it as a space for producing knowledge. The analysis ofthe data, as well as its grounding, was based on authors linked to critical theories,focusing on the dialogue between Liberation Theology, Popular Education andTeacher Training, suggesting that it is a spiral formation, where different types ofknowledge meet, bringing contributions to teaching. The methodologicalprocedures adopted were: a literature review; approval by the ethics committee atPUC-Rio; development and dissemination of the questionnaire inspired by thesnowball method, obtaining 31 respondents; the field stage, scheduling andconducting semi-structured interviews via Google Meet with 13 participants.Based on the qualitative analysis, the teachers emphasised the importance ofteacher training, but showed that pastoral training, due to the pedagogicalresources they used, favour participation and a more dialogical approach, evencontributing to initial training. In some cases, pastoral training preceded teachertraining, so that the materials and dynamics adopted in pastoral training were thebasis for teaching practice, showing that training takes place in different spacesand contexts, including in-service training. What makes it different is itsintentionality, approach and the resources used. In short, the teachers pointed outthat there are confluences between the training programs studied, because whilepastoral ministry works on dimensions such as affectivity, relationships,politically, making this relationship between faith and life, teacher training makesit possible to broaden theoretical support, go deeper and, like a spiral, broaden theview of one s own training and teaching practice.

Orientador(es)
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE

Banca
RENATO PONTES COSTA

Banca
CAMILA LIMA COIMBRA

Catalogação
2025-07-18

Apresentação
2025-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71714


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