Título
[pt] O PAPEL DO MARKETING INTERNO NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: AS AÇÕES SÃO REALMENTE PERCEBIDAS PELOS COLABORADORES?
Autor
[pt] MARIA ANTONIA ALVARENGA ASSAD
Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE NO TRABALHO
Vocabulário
[pt] INCLUSAO CORPORATIVA
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO DOS COLABORADORES
Vocabulário
[pt] EQUIDADE DE GENERO
Vocabulário
[pt] MARKETING INTERNO
Resumo
[pt] Este artigo teve como objetivo analisar se as ações de marketing interno voltadas à equidade de gênero são percebidas como eficazes pelos colaboradores. A pesquisa foi realizada com profissionais dos setores financeiro e varejista, em empresas de médio e grande porte no Rio de Janeiro e em São Paulo. As entrevistas abordaram os 4 Ps do marketing interno: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os resultados mostraram que mulheres percebem mais as ações e se engajam mais com o tema. Homens, especialmente os mais jovens, demonstraram desconhecimento ou distanciamento. O setor financeiro apresentou ações mais estruturadas, mas com menor presença feminina em cargos de liderança. Já o varejo mostrou maior representação feminina, apesar de iniciativas pontuais. Conclui-se que o marketing interno pode ser estratégico na promoção da equidade de gênero. Para isso, é essencial garantir comunicação clara, continuidade e envolvimento das lideranças.
Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS
Catalogação
2025-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71710@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71710
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF