Título
[pt] INFLUÊNCIA DE CRIADORES DE CONTEÚDO NA PERCEPÇÃO DE MARCA PELO CONSUMIDOR BRASILEIRO
Autor
[pt] JULIA PORTO VENTURINI DE REZENDE
Vocabulário
[pt] ATITUDE DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] IMAGEM DA MARCA
Vocabulário
[pt] MARKETING DE INFLUENCIA
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO DE MARCA
Vocabulário
[pt] INFLUENCIADOR DIGITAL
Resumo
[pt] Este trabalho investiga a influência de criadores de conteúdo e celebridades na atitude de marca pelo consumidor brasileiro, analisando como a reputação prévia de ambos os envolvidos e o nível de relação entre eles afeta os resultados de campanhas publicitárias. Com base em estudos de caso fictícios envolvendo figuras públicas como Neymar e Ivete Sangalo, foram avaliadas situações positivas e negativas para compreender os efeitos da associação de imagem. Os resultados demonstram que marcas fortes tendem a manter sua reputação mesmo ao se associarem com figuras polêmicas, enquanto personalidades com imagem positiva podem ser impactadas negativamente ao se vincularem a marcas fragilizadas. A pesquisa fundamenta-se em autores como Aaker (1991), Keller (2002) e Kotler (2012), abordando conceitos como brand equity, força da marca e atitude do consumidor. Conclui-se que parcerias comerciais autênticas e alinhamento de valores são essenciais para o sucesso nas estratégias de marketing para a marca.
Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS
Catalogação
2025-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71701@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71701
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