Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: O LUGAR DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] THE IMPLEMENTATION OF THE NEW HIGH SCHOOL: THE PLACE OF PHILOSOPHY AND SOCIOLOGY IN THE CURRICULUM OF THE STATE EDUCATION NETWORK OF RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] MIGUEL ANGELO CASTELO GOMES

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA

Vocabulário
[pt] IMPLEMENTACAO DE POLITICAS PUBLICAS

Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] SOCIOLOGIA

Vocabulário
[en] PHILOSOPHY

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL POLICIES

Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING

Vocabulário
[en] SOCIOLOGY

Resumo
[pt] O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos professores sobre o lugar que estudos e práticas de Filosofia e Sociologia ocupam no currículo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. De forma mais específica, objetiva-se compreender se houve mudança, no período entre 2016 e 2024, no currículo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e se essas mudanças contemplam as reivindicações feitas pelos estudantes por aumento de carga horária das disciplinas de Filosofia e Sociologia e como é a sua implementação nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Para isso, foram analisados documentos curriculares - particularmente a BNCC, os documentos normativos do NEM e os documentos curriculares da Seeduc-RJ - e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com professores de Filosofia e Sociologia que atuam pelo menos a partir de 2016 (ano do movimento Ocupa Tudo) até os dias de hoje na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, com a seleção docente ocorrendo através da técnica bola de neve, onde um entrevistado indica outro possível entrevistado. Em 2017, com a implementação do NEM e as mudanças na BNCC, Filosofia e Sociologia - denominadas nesses documentos como estudos e práticas - as redes estaduais precisaram alterar seus currículos a fim de se alinhar às diretrizes do NEM. Com isso, o NEM trouxe mudanças curriculares importantes para o ensino médio e para Filosofia e Sociologia. Compreender como se dá a implementação desses estudos e práticas e se transformações curriculares contemplam a reivindicação discente justifica a pesquisa. Alguns dos resultados obtidos nesta investigação apontam, dentre outras coisas, que algumas aulas de Filosofia e Sociologia são dadas nas disciplinas Projeto de Vida e Itinerários Formativos e que as modificações que o documento curricular da Seeduc-Rio sofreu em 2016 para atender as reivindicações dos alunos, em relação à carga horária de Filosofia e Sociologia, na prática, a partir da implementação do Novo Ensino Médio no estado fluminense, não foram efetivamente implementadas.

Resumo
[en] The general objective of this research is to investigate teachers perceptions of the place that Philosophy and Sociology studies and practices occupy in the curriculum of the Rio de Janeiro state education system. More specifically, the aim is to understand whether there were changes, between 2016 and 2024, in the curriculum of the Rio de Janeiro state education system and whether these changes take into account the demands made by students for an increase in the workload of Philosophy and Sociology subjects and how they are implemented in schools in the Rio de Janeiro state education system. To this end, curricular documents were analyzed - particularly the BNCC, the normative documents of the NEM and the curricular documents of Seeduc-RJ - and interviews with semi-structured scripts were conducted with Philosophy and Sociology teachers who have worked at least since 2016 (the year of the Ocupa Tudo movement) until today in the Rio de Janeiro state education system, with teacher selection occurring through the snowball technique, where one interviewee indicates another possible interviewee. In 2017, with the implementation of the NEM and the changes in the BNCC, Philosophy and Sociology - referred to in these documents as studies and practices - the state networks needed to change their curricula in order to align with the NEM guidelines. As a result, the NEM brought important curricular changes to high school and to Philosophy and Sociology. Understanding how these studies and practices are implemented and whether curricular changes meet students demands justifies the research. Some of the results obtained in this investigation indicate, among other things, that some Philosophy and Sociology classes are taught in the Life Project and Training Itineraries disciplines and that the changes that the Seeduc-Rio curricular document underwent in 2016 to meet students demands, in relation to the workload of Philosophy and Sociology, in practice, since the implementation of the New High School in the state of Rio de Janeiro, were not effectively implemented.

Orientador(es)
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO

Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
JOSE MAURICIO AVILLA CARVALHO

Catalogação
2025-07-17

Apresentação
2025-04-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71651


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF