Título
[pt] A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: O LUGAR DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] THE IMPLEMENTATION OF THE NEW HIGH SCHOOL: THE PLACE OF PHILOSOPHY AND SOCIOLOGY IN THE CURRICULUM OF THE STATE EDUCATION NETWORK OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] MIGUEL ANGELO CASTELO GOMES
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA
Vocabulário
[pt] IMPLEMENTACAO DE POLITICAS PUBLICAS
Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO
Vocabulário
[pt] SOCIOLOGIA
Vocabulário
[en] PHILOSOPHY
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL POLICIES
Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
Vocabulário
[en] SOCIOLOGY
Resumo
[pt] O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos professores
sobre o lugar que estudos e práticas de Filosofia e Sociologia ocupam no currículo
da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. De forma mais específica, objetiva-se
compreender se houve mudança, no período entre 2016 e 2024, no currículo da rede
estadual de ensino do Rio de Janeiro e se essas mudanças contemplam as
reivindicações feitas pelos estudantes por aumento de carga horária das disciplinas
de Filosofia e Sociologia e como é a sua implementação nas escolas da rede estadual
de ensino do Rio de Janeiro. Para isso, foram analisados documentos curriculares -
particularmente a BNCC, os documentos normativos do NEM e os documentos
curriculares da Seeduc-RJ - e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado
com professores de Filosofia e Sociologia que atuam pelo menos a partir de 2016
(ano do movimento Ocupa Tudo) até os dias de hoje na rede estadual de ensino do
Rio de Janeiro, com a seleção docente ocorrendo através da técnica bola de neve,
onde um entrevistado indica outro possível entrevistado. Em 2017, com a
implementação do NEM e as mudanças na BNCC, Filosofia e Sociologia -
denominadas nesses documentos como estudos e práticas - as redes estaduais
precisaram alterar seus currículos a fim de se alinhar às diretrizes do NEM. Com
isso, o NEM trouxe mudanças curriculares importantes para o ensino médio e para
Filosofia e Sociologia. Compreender como se dá a implementação desses estudos e
práticas e se transformações curriculares contemplam a reivindicação discente
justifica a pesquisa. Alguns dos resultados obtidos nesta investigação apontam,
dentre outras coisas, que algumas aulas de Filosofia e Sociologia são dadas nas
disciplinas Projeto de Vida e Itinerários Formativos e que as modificações que o
documento curricular da Seeduc-Rio sofreu em 2016 para atender as reivindicações
dos alunos, em relação à carga horária de Filosofia e Sociologia, na prática, a partir
da implementação do Novo Ensino Médio no estado fluminense, não foram
efetivamente implementadas.
Resumo
[en] The general objective of this research is to investigate teachers perceptions
of the place that Philosophy and Sociology studies and practices occupy in the
curriculum of the Rio de Janeiro state education system. More specifically, the aim
is to understand whether there were changes, between 2016 and 2024, in the
curriculum of the Rio de Janeiro state education system and whether these changes
take into account the demands made by students for an increase in the workload of
Philosophy and Sociology subjects and how they are implemented in schools in the
Rio de Janeiro state education system. To this end, curricular documents were
analyzed - particularly the BNCC, the normative documents of the NEM and the
curricular documents of Seeduc-RJ - and interviews with semi-structured scripts
were conducted with Philosophy and Sociology teachers who have worked at least
since 2016 (the year of the Ocupa Tudo movement) until today in the Rio de Janeiro
state education system, with teacher selection occurring through the snowball
technique, where one interviewee indicates another possible interviewee. In 2017,
with the implementation of the NEM and the changes in the BNCC, Philosophy and
Sociology - referred to in these documents as studies and practices - the state
networks needed to change their curricula in order to align with the NEM
guidelines. As a result, the NEM brought important curricular changes to high
school and to Philosophy and Sociology. Understanding how these studies and
practices are implemented and whether curricular changes meet students demands
justifies the research. Some of the results obtained in this investigation indicate,
among other things, that some Philosophy and Sociology classes are taught in the
Life Project and Training Itineraries disciplines and that the changes that the
Seeduc-Rio curricular document underwent in 2016 to meet students demands, in
relation to the workload of Philosophy and Sociology, in practice, since the
implementation of the New High School in the state of Rio de Janeiro, were not
effectively implemented.
Orientador(es)
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
JOSE MAURICIO AVILLA CARVALHO
Catalogação
2025-07-17
Apresentação
2025-04-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71651@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71651
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF