Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO DIGITAL INTERNACIONAL: APRENDIZADOS DO CASO NIKE

Título
[en] THE IMPACT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON INTERNATIONAL DIGITAL COMMERCE: INSIGHTS FROM THE NIKE CASE

Autor
[pt] ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] COMERCIO DIGITAL

Vocabulário
[pt] NIKE

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] DIGITAL COMMERCE

Vocabulário
[en] NIKE

Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Resumo
[pt] A Inteligência Artificial (IA) é um fator de extrema relevância no crescimento estratégico das empresas e, por isso, já tem papel central no comércio digital internacional. Empresas multinacionais passaram a viver uma nova era de oportunidades, com análises preditivas, personalização em massa e otimização de processos logísticos. Assim, esse estudo visa aprofundar-se em como a evolução da tecnologia impactou a forma de comercialização online e como a IA redefiniu a relação das empresas com seu público, permitindo a rápida adaptação a diferentes contextos culturais e econômicos ao redor do mundo, conseguindo alcançar mais assertividade e eficiência. Para isso, o trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica que analisa o comportamento das empresas diante do fortalecimento dessa tecnologia e, através de uma pesquisa de caráter qualitativo, identifica oportunidades de crescimento exponencial, bem como desafios de gestão, com graves riscos éticos e de segurança aos dados dos consumidores, bem como o desafio de treinamento das lideranças para trabalharem com IA. Visando o aprofundamento prático, é apresentado um estudo de caso sobre a Nike e como a empresa foi impactada por essas transformações, que, de acordo com projeções, terá 47,70 porcento de sua receita vinda de comércio digital até 2030 (NIKE, 2024). Conclui-se que é fundamental o aprofundamento nas novas tecnologias de Inteligência Artificial por parte de empresas que buscam a internacionalização, buscando integrar seus diferentes canais e aproveitar os vácuos de segurança para construir marcas com a confiabilidade do consumidor.

Resumo
[en] Artificial Intelligence (AI) is an extremely relevant factor in the strategic growth of companies and therefore already plays a central role in international digital commerce. Multinational companies have entered a new era of opportunities, with predictive analytics, mass personalization, and optimization of logistical processes. Thus, this study aims to delve deeper into how technological evolution has impacted online marketing practices and how AI has redefined the relationship between companies and their audience, enabling rapid adaptation to different cultural and economic contexts around the world and achieving greater accuracy and efficiency. To this end, the research is based on a literature review that analyzes corporate behavior in the face of this technological strengthening and, through qualitative research, identifies opportunities for exponential growth, as well as management challenges, including serious ethical and data security risks for consumers, along with the challenge of training leadership teams to work effectively with AI. To deepen the practical analysis, a case study on Nike is presented, showing how the company has been impacted by these transformations and, according to projections, will have 47.70 percent of its revenue coming from digital commerce by 2030 (NIKE, 2024). It is concluded that a deeper understanding of new Artificial Intelligence technologies is essential for companies seeking internationalization, aiming to integrate their different channels and address security gaps to build brands that earn consumer trust.

Orientador(es)
CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO

Catalogação
2025-07-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF