Título
[pt] O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO DIGITAL INTERNACIONAL: APRENDIZADOS DO CASO NIKE
Título
[en] THE IMPACT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON INTERNATIONAL DIGITAL COMMERCE: INSIGHTS FROM THE NIKE CASE
Autor
[pt] ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] COMERCIO DIGITAL
Vocabulário
[pt] NIKE
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] DIGITAL COMMERCE
Vocabulário
[en] NIKE
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Resumo
[pt] A Inteligência Artificial (IA) é um fator de extrema relevância no
crescimento estratégico das empresas e, por isso, já tem papel central no comércio
digital internacional. Empresas multinacionais passaram a viver uma nova era de
oportunidades, com análises preditivas, personalização em massa e otimização de
processos logísticos. Assim, esse estudo visa aprofundar-se em como a evolução
da tecnologia impactou a forma de comercialização online e como a IA redefiniu a
relação das empresas com seu público, permitindo a rápida adaptação a diferentes
contextos culturais e econômicos ao redor do mundo, conseguindo alcançar mais
assertividade e eficiência. Para isso, o trabalho se baseia em uma revisão
bibliográfica que analisa o comportamento das empresas diante do fortalecimento
dessa tecnologia e, através de uma pesquisa de caráter qualitativo, identifica
oportunidades de crescimento exponencial, bem como desafios de gestão, com
graves riscos éticos e de segurança aos dados dos consumidores, bem como o
desafio de treinamento das lideranças para trabalharem com IA. Visando o
aprofundamento prático, é apresentado um estudo de caso sobre a Nike e como a
empresa foi impactada por essas transformações, que, de acordo com projeções,
terá 47,70 porcento de sua receita vinda de comércio digital até 2030 (NIKE, 2024).
Conclui-se que é fundamental o aprofundamento nas novas tecnologias de
Inteligência Artificial por parte de empresas que buscam a internacionalização,
buscando integrar seus diferentes canais e aproveitar os vácuos de segurança para
construir marcas com a confiabilidade do consumidor.
Resumo
[en] Artificial Intelligence (AI) is an extremely relevant factor in the strategic
growth of companies and therefore already plays a central role in international
digital commerce. Multinational companies have entered a new era of
opportunities, with predictive analytics, mass personalization, and optimization of
logistical processes. Thus, this study aims to delve deeper into how technological
evolution has impacted online marketing practices and how AI has redefined the
relationship between companies and their audience, enabling rapid adaptation to
different cultural and economic contexts around the world and achieving greater
accuracy and efficiency. To this end, the research is based on a literature review
that analyzes corporate behavior in the face of this technological strengthening
and, through qualitative research, identifies opportunities for exponential growth,
as well as management challenges, including serious ethical and data security
risks for consumers, along with the challenge of training leadership teams to work
effectively with AI. To deepen the practical analysis, a case study on Nike is
presented, showing how the company has been impacted by these transformations
and, according to projections, will have 47.70 percent of its revenue coming from
digital commerce by 2030 (NIKE, 2024). It is concluded that a deeper
understanding of new Artificial Intelligence technologies is essential for
companies seeking internationalization, aiming to integrate their different
channels and address security gaps to build brands that earn consumer trust.
Orientador(es)
CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO
Catalogação
2025-07-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF