Título
[en] CINEMA OF THE COUNTRY OF EXCLUDED: THE REPRESENTATION OF THE BRAZILIAN PEOPLE IN CENTRAL STATION AND CITY OF GOD
Título
[pt] O CINEMA DO PAÍS DOS EXCLUÍDOS: A REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM CENTRAL DO BRASIL E CIDADE DE DEUS
Autor
[pt] LUCIANO OLIVIERI SOARES
Vocabulário
[pt] CIDADE DE DEUS
Vocabulário
[pt] CENTRAL DO BRASIL
Vocabulário
[pt] CINEMA DA RETOMADA
Vocabulário
[pt] CINEMA NACIONAL
Vocabulário
[en] CIDADE DE DEUS
Vocabulário
[en] CENTRAL STATION
Vocabulário
[en] CINEMA DA RETOMADA
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA
Resumo
[pt] O cinema brasileiro ganhou destaque internacional com os filmes Central do Brasil e
Cidade de Deus. Ambos representam um Brasil profundo, dos excluídos, dentro do movimento
de retomada do cinema nacional a partir da metade da década de 90. Este estudo tenta
compreender que elementos compõe a representação da população pobre do Brasil em Cidade
de Deus e Central do Brasil. Para tanto, utilizaremos as teorias de representação do cinema e
da sociedade, buscando descrever e interpretar a representação do povo brasileiro apresentada
nos filmes Central do Brasil e Cidade de Deus. A metodologia foi através da observação e
identificação das principais situações mais recorrentes que são representadas em cada filme,
sendo estas categorizadas e classificadas. Os resultados apontam que os dois filmes em questão
trouxeram uma representação do sensível do brasileiro das classes populares.
Resumo
[en] Brazilian cinema gained international prominence with the films Central do Brasil and
Cidade de Deus. Both represent a deep Brazil, of the excluded, within the movement to revive national cinema in the mid-1990s. This study attempts to understand what elements make up the representation of the poor population of Brazil in City of God and Central Station. To this end, we will use theories of representation of cinema and society, seeking to describe and interpret the representation of the Brazilian people presented in the films Central Station and City of God. The methodology was through observation and identification of the main most recurring situations that are represented in each film, which were categorized and classified. The results indicate that the two films in question brought a representation of the sensibility of the Brazilian working class.
Orientador(es)
ADRIANA ANDRADE BRAGA
Banca
EDUARDO MIRANDA SILVA
Banca
ADRIANA ANDRADE BRAGA
Banca
GIOVANI MARANGONE
Catalogação
2025-07-16
Apresentação
2025-04-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71611@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71611@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71611
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF