Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CINEMA OF THE COUNTRY OF EXCLUDED: THE REPRESENTATION OF THE BRAZILIAN PEOPLE IN CENTRAL STATION AND CITY OF GOD

Título
[pt] O CINEMA DO PAÍS DOS EXCLUÍDOS: A REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM CENTRAL DO BRASIL E CIDADE DE DEUS

Autor
[pt] LUCIANO OLIVIERI SOARES

Vocabulário
[pt] CIDADE DE DEUS

Vocabulário
[pt] CENTRAL DO BRASIL

Vocabulário
[pt] CINEMA DA RETOMADA

Vocabulário
[pt] CINEMA NACIONAL

Vocabulário
[en] CIDADE DE DEUS

Vocabulário
[en] CENTRAL STATION

Vocabulário
[en] CINEMA DA RETOMADA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CINEMA

Resumo
[pt] O cinema brasileiro ganhou destaque internacional com os filmes Central do Brasil e Cidade de Deus. Ambos representam um Brasil profundo, dos excluídos, dentro do movimento de retomada do cinema nacional a partir da metade da década de 90. Este estudo tenta compreender que elementos compõe a representação da população pobre do Brasil em Cidade de Deus e Central do Brasil. Para tanto, utilizaremos as teorias de representação do cinema e da sociedade, buscando descrever e interpretar a representação do povo brasileiro apresentada nos filmes Central do Brasil e Cidade de Deus. A metodologia foi através da observação e identificação das principais situações mais recorrentes que são representadas em cada filme, sendo estas categorizadas e classificadas. Os resultados apontam que os dois filmes em questão trouxeram uma representação do sensível do brasileiro das classes populares.

Resumo
[en] Brazilian cinema gained international prominence with the films Central do Brasil and Cidade de Deus. Both represent a deep Brazil, of the excluded, within the movement to revive national cinema in the mid-1990s. This study attempts to understand what elements make up the representation of the poor population of Brazil in City of God and Central Station. To this end, we will use theories of representation of cinema and society, seeking to describe and interpret the representation of the Brazilian people presented in the films Central Station and City of God. The methodology was through observation and identification of the main most recurring situations that are represented in each film, which were categorized and classified. The results indicate that the two films in question brought a representation of the sensibility of the Brazilian working class.

Orientador(es)
ADRIANA ANDRADE BRAGA

Banca
EDUARDO MIRANDA SILVA

Banca
ADRIANA ANDRADE BRAGA

Banca
GIOVANI MARANGONE

Catalogação
2025-07-16

Apresentação
2025-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71611@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71611@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71611


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF