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Título
[en] AUDIO DESIGN AND INTERACTION: SOUND IN MULTIMODAL NARRATIVE DEVELOPMENT

Título
[pt] DESIGN DE ÁUDIO E INTERAÇÃO: SOM NO DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS MULTIMODAIS

Autor
[pt] ANTONIO CABRAL REBELLO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE

Vocabulário
[pt] AUDIOVISUAL

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] INTERACTIVITY

Vocabulário
[en] AUDIOVISUAL

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] A presente pesquisa traz informações relacionadas a narrativa e áudio, no contexto da modalidade audiovisual, com o intuito de aprofundar o estudo sobre o papel e as qualidades da sonoridade na interpretação das histórias e na eficácia de mensagens. Por meio de aprendizado tácito e relatos de atividades profissionais, além da pesquisa bibliográfica, busca-se compreender a engenharia de áudio, a produção musical e o áudio interativo, utilizado principalmente em jogos. O estudo parte do princípio de que ao incrementar o repertório do designer com esses conhecimentos, relacionados a elementos sonoros associados à linguagem visual em movimento, considerando diferentes mídias que podem servir de suporte, contribuímos para a formação de um profissional mais bem preparado e versátil para a diversidade de projetos que se apresentam. Uma característica desta pesquisa é a ênfase na indústria de jogos, por ser uma fonte de aprendizado e compreensão de conceitos, como direção de arte, narrativa e música, de forma integrada. Uma vez que jogos digitais contribuem com informações na perspectiva do entretenimento, a partir da possibilidade de controle - ou falta de - sobre a ação e os eventos, a proposta do estudo engloba a interação com diversas mídias, não somente jogos, em relação aos conhecimentos levantados que abordam a evolução do áudio como indústria, casos específicos e perspectivas de profissionais que atuam nas áreas relacionadas à criação de áudio, como mixagem, composição musical e efeitos sonoros.

Resumo
[en] This research provides information related to narrative and audio, in the context of the audiovisual modality, with the aim of deepening the study of the role and qualities of sound in the interpretation of stories and the effectiveness of messages. Through tacit learning and records of professional activity, in addition to bibliographical research, I seek to understand audio engineering, music production and interactive audio, used mainly in games. The study is based on the principle that by increasing the designer s repertoire with this knowledge, related to sound elements associated with visual language in movement, considering different media that can serve as support, we contribute to the formation of a better prepared and versatile professional to the diversity of projects presented. A characteristic of this research is the emphasis on the games industry, as it is a source of learning and understanding concepts, such as art direction, narrative and music, in an integrated way. Since digital games contribute information from an entertainment perspective, based on the possibility of control - or lack of control - over action and events, the study proposal encompasses interaction with various media, not just games, in relation to knowledge raised that address the evolution of audio as an industry, specific cases and perspectives of professionals who work in areas related to audio creation, such as mixing, musical composition and sound effects.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER

Banca
ANDRE LEONARDO DEMAISON MEDEIROS MAIA

Banca
LUIZA NOVAES

Catalogação
2025-07-16

Apresentação
2025-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71608


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