Título
[en] AUDIO DESIGN AND INTERACTION: SOUND IN MULTIMODAL NARRATIVE DEVELOPMENT
Título
[pt] DESIGN DE ÁUDIO E INTERAÇÃO: SOM NO DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS MULTIMODAIS
Autor
[pt] ANTONIO CABRAL REBELLO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE
Vocabulário
[pt] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] INTERACTIVITY
Vocabulário
[en] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Resumo
[pt] A presente pesquisa traz informações relacionadas a narrativa e áudio, no
contexto da modalidade audiovisual, com o intuito de aprofundar o estudo sobre o
papel e as qualidades da sonoridade na interpretação das histórias e na eficácia de
mensagens. Por meio de aprendizado tácito e relatos de atividades profissionais,
além da pesquisa bibliográfica, busca-se compreender a engenharia de áudio, a
produção musical e o áudio interativo, utilizado principalmente em jogos. O
estudo parte do princípio de que ao incrementar o repertório do designer com
esses conhecimentos, relacionados a elementos sonoros associados à linguagem
visual em movimento, considerando diferentes mídias que podem servir de
suporte, contribuímos para a formação de um profissional mais bem preparado e
versátil para a diversidade de projetos que se apresentam. Uma característica desta
pesquisa é a ênfase na indústria de jogos, por ser uma fonte de aprendizado e
compreensão de conceitos, como direção de arte, narrativa e música, de forma
integrada. Uma vez que jogos digitais contribuem com informações na perspectiva
do entretenimento, a partir da possibilidade de controle - ou falta de - sobre a ação
e os eventos, a proposta do estudo engloba a interação com diversas mídias, não
somente jogos, em relação aos conhecimentos levantados que abordam a evolução
do áudio como indústria, casos específicos e perspectivas de profissionais que
atuam nas áreas relacionadas à criação de áudio, como mixagem, composição
musical e efeitos sonoros.
Resumo
[en] This research provides information related to narrative and audio, in the
context of the audiovisual modality, with the aim of deepening the study of the
role and qualities of sound in the interpretation of stories and the effectiveness of
messages. Through tacit learning and records of professional activity, in addition
to bibliographical research, I seek to understand audio engineering, music
production and interactive audio, used mainly in games. The study is based on the
principle that by increasing the designer s repertoire with this knowledge, related
to sound elements associated with visual language in movement, considering
different media that can serve as support, we contribute to the formation of a
better prepared and versatile professional to the diversity of projects presented. A
characteristic of this research is the emphasis on the games industry, as it is a
source of learning and understanding concepts, such as art direction, narrative and
music, in an integrated way. Since digital games contribute information from an
entertainment perspective, based on the possibility of control - or lack of control -
over action and events, the study proposal encompasses interaction with various
media, not just games, in relation to knowledge raised that address the evolution
of audio as an industry, specific cases and perspectives of professionals who work
in areas related to audio creation, such as mixing, musical composition and sound
effects.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Banca
GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER
Banca
ANDRE LEONARDO DEMAISON MEDEIROS MAIA
Banca
LUIZA NOVAES
Catalogação
2025-07-16
Apresentação
2025-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71608
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