Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] NEW BRAZILIAN CONSERVATISM, GENDER AND SEXUALITY: CONCEPTIONS OF FUTURE TEACHERS OF BIOLOGICAL SCIENCES

Título
[pt] NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO, GÊNERO E SEXUALIDADE: CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autor
[pt] PATRICIA DA SILVA BARROS

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[pt] CIENCIA BIOLOGICA

Vocabulário
[pt] NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] SEXUALIDADE

Vocabulário
[en] GENDER

Vocabulário
[en] BIOLOGICAL SCIENCE

Vocabulário
[en] NEW BRZILIAN CONSERVATISM

Vocabulário
[en] SEXUALITY

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objeto de estudo as concepções de professores de Ciências Biológicas sobre questões envolvendo gênero e sexualidade, tendo como contexto o avanço do novo conservadorismo brasileiro ao longo das últimas décadas. A defesa de valores religiosos e de configurações tradicionais de família é uma das marcas principais do novo conservadorismo no Brasil, com marcante atuação de lideranças evangélicas. Dessa maneira, investigaram-se as concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, município com grande presença de igrejas evangélicas. Aplicou-se um questionário aos participantes com perguntas acerca de temas como aborto, homossexualidade, papéis de gênero, transexualidade e educação. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com uma parte da amostra, as quais foram gravadas e transcritas, visando ao aprofundamento e à análise de suas concepções. A partir de uma perspectiva de educação em direitos humanos e utilizando o referencial teórico sobre a temática, observou-se que o pensamento conservador é próprio não somente de indivíduos de religião evangélica, é compartilhado também por indivíduos de outras religiões e por quem não tem religião alguma. A pesquisa constatou também que a maioria dos licenciandos expressa pensamento progressista em relação a gênero e sexualidade, condizente com uma educação em direitos humanos, porém eles relatam que a formação docente poderia auxiliá-los mais no entendimento das temáticas de gênero e sexualidade. O estudo pôde concluir também que, ainda que o contexto local da universidade possa ter características mais próximas de valores conservadores, é possível que os professores ali formados estejam mais alinhados a propostas educativas plurais e antidiscriminatórias.

Resumo
[en] This research focuses on the conceptions of Biological Sciences teachers regarding issues involving gender and sexuality, set against the backdrop of the rise of new Brazilian conservatism over the past few decades. The defense of religious values and traditional family structures is one of the main hallmarks of new conservatism in Brazil, with significant involvement from evangelical leadership. Thus, we investigated the conceptions of undergraduate students in the Biological Sciences program at the Faculty of Teacher Training at the State University of Rio de Janeiro, located in São Gonçalo, a municipality with a strong presence of evangelical churches. We administered a questionnaire to participants with questions about topics such as abortion, homosexuality, gender roles, transgender issues, and education. Subsequently, interviews were conducted with a portion of the sample, which were recorded and transcribed to deepen the analysis of their conceptions. From a Human Rights Education perspective and utilizing theoretical frameworks on the subject, we found that conservative thinking is present not only among individuals of evangelical faith but also among individuals of other religions and those with no religious affiliation. We also found that the majority of the undergraduate students hold progressive views regarding gender and sexuality, consistent with Human Rights Education; however, they reported that teacher training could better assist them in understanding gender and sexuality issues. We conclude that, although the local context of the university may exhibit characteristics more aligned with conservative values, it is possible that the teachers trained there may be more aligned with pluralistic and anti-discriminatory educational proposals.

Orientador(es)
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
ANDERSON FERRARI

Banca
RENATO PONTES COSTA

Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA

Banca
DENIZE SEPULVEDA

Catalogação
2025-07-15

Apresentação
2025-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71592


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF