Título
[en] NEW BRAZILIAN CONSERVATISM, GENDER AND SEXUALITY: CONCEPTIONS OF FUTURE TEACHERS OF BIOLOGICAL SCIENCES
Título
[pt] NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO, GÊNERO E SEXUALIDADE: CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor
[pt] PATRICIA DA SILVA BARROS
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[pt] CIENCIA BIOLOGICA
Vocabulário
[pt] NOVO CONSERVADORISMO BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] SEXUALIDADE
Vocabulário
[en] GENDER
Vocabulário
[en] BIOLOGICAL SCIENCE
Vocabulário
[en] NEW BRZILIAN CONSERVATISM
Vocabulário
[en] SEXUALITY
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objeto de estudo as concepções de professores de
Ciências Biológicas sobre questões envolvendo gênero e sexualidade, tendo como
contexto o avanço do novo conservadorismo brasileiro ao longo das últimas
décadas. A defesa de valores religiosos e de configurações tradicionais de família é
uma das marcas principais do novo conservadorismo no Brasil, com marcante
atuação de lideranças evangélicas. Dessa maneira, investigaram-se as concepções
de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de
Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo,
município com grande presença de igrejas evangélicas. Aplicou-se um questionário
aos participantes com perguntas acerca de temas como aborto, homossexualidade,
papéis de gênero, transexualidade e educação. Posteriormente, foram realizadas
entrevistas com uma parte da amostra, as quais foram gravadas e transcritas,
visando ao aprofundamento e à análise de suas concepções. A partir de uma
perspectiva de educação em direitos humanos e utilizando o referencial teórico
sobre a temática, observou-se que o pensamento conservador é próprio não somente
de indivíduos de religião evangélica, é compartilhado também por indivíduos de
outras religiões e por quem não tem religião alguma. A pesquisa constatou também
que a maioria dos licenciandos expressa pensamento progressista em relação a
gênero e sexualidade, condizente com uma educação em direitos humanos, porém
eles relatam que a formação docente poderia auxiliá-los mais no entendimento das
temáticas de gênero e sexualidade. O estudo pôde concluir também que, ainda que
o contexto local da universidade possa ter características mais próximas de valores
conservadores, é possível que os professores ali formados estejam mais alinhados
a propostas educativas plurais e antidiscriminatórias.
Resumo
[en] This research focuses on the conceptions of Biological Sciences teachers
regarding issues involving gender and sexuality, set against the backdrop of the rise
of new Brazilian conservatism over the past few decades. The defense of religious
values and traditional family structures is one of the main hallmarks of new
conservatism in Brazil, with significant involvement from evangelical leadership.
Thus, we investigated the conceptions of undergraduate students in the Biological
Sciences program at the Faculty of Teacher Training at the State University of Rio
de Janeiro, located in São Gonçalo, a municipality with a strong presence of
evangelical churches. We administered a questionnaire to participants with
questions about topics such as abortion, homosexuality, gender roles, transgender
issues, and education. Subsequently, interviews were conducted with a portion of
the sample, which were recorded and transcribed to deepen the analysis of their
conceptions. From a Human Rights Education perspective and utilizing theoretical
frameworks on the subject, we found that conservative thinking is present not only
among individuals of evangelical faith but also among individuals of other religions
and those with no religious affiliation. We also found that the majority of the
undergraduate students hold progressive views regarding gender and sexuality,
consistent with Human Rights Education; however, they reported that teacher
training could better assist them in understanding gender and sexuality issues. We
conclude that, although the local context of the university may exhibit
characteristics more aligned with conservative values, it is possible that the teachers
trained there may be more aligned with pluralistic and anti-discriminatory
educational proposals.
Orientador(es)
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
ANDERSON FERRARI
Banca
RENATO PONTES COSTA
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
DENIZE SEPULVEDA
Catalogação
2025-07-15
Apresentação
2025-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71592@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71592
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF