Título
[pt] PODER PODER: HEGEMONIA DO PODER, FENOMENOLOGIA, DESCONSTRUÇÃO, FILOSOFIA POLÍTICA
Título
[en] TO MIGHT MIGHT: HEGEMONY OF POWER, PHENOMENOLOGY, DECONSTRUCTION, POLITICAL PHILOSOPHY
Autor
[pt] JOAO PEDRO DA SILVA MARTINS
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA POLITICA
Vocabulário
[pt] DESCONSTRUCAO
Vocabulário
[pt] PODER
Vocabulário
[en] POLITICAL PHILOSOPHY
Vocabulário
[en] DESCONSTRUCTION
Vocabulário
[en] POWER
Resumo
[pt] O filósofo Jacques Derrida, tendo começado a publicar a partir dos anos
1960 uma escrita filosófica em língua francesa, tornou mundialmente famoso o
gesto filosófico que ficou conhecido como desconstrução. Extremamente
prolífico, Derrida reivindicou que, de forma mais ou menos clara, seu trabalho
sempre colocou questões ético-políticas à tradição filosófica para a qual se
reportava. Derrida também reconheceu que seria igualmente verdadeiro admitir
que seu trabalho colocaria essas questões mais diretamente a partir dos escritos
publicados na década de 1990, momento em que alguns especialistas afirmam ter
ocorrido uma suposta virada ético-política em sua obra. Esta tese parte desta
dupla afirmação para tentar interrogar de que maneira o gesto da desconstrução,
ao se adereçar a questões ético-políticas, acaba por deslocar os pilares e primados
que aparentemente enquadraram as formas de pensamento dessa tradição – assim,
propondo um significativo deslocamento de suas perspectivas mais basilares.
Significativo desses movimentos, para a proposta desta tese, são alguns livros
como O monolinguismo do outro (1996) e Espectros de Marx (1993). A partir
destes livros – muitas vezes contrastados com outras grandes referências da
filosofia política como as obras de Hannah Arendt e Karl Marx – é possível pensar
como a forma da assim chamada desconstrução de re-colocar as questões políticas
permite uma abertura para novas formas de pensar o político. É a partir dessas
novas formas que esta tese propõe, ao mesmo tempo, tanto uma maneira de lidar
com o legado desses interlocutores quanto uma maneira de reestruturar as
questões políticas oriundas da desconstrução de modo que elas também possam
possibilitar ao pensamento colocar as questões políticas históricas e
contemporâneas mais politicamente. Assim, é possível pensar o entrecruzamento
entre poder e possibilidade, entre o impossível, o poder e a hegemonia do poder.
Resumo
[en] The philosopher Jacques Derrida, who began publishing works in French in the 1960s, made worldly famous the philosophical gesture that would later become known as deconstruction. A highly prolific writer, Derrida claimed that, in a somewhat more or less clear way, his work always posed ethical-political questions to the philosophical tradition he themed. Derrida also acknowledged that it would be equally true to admit that his work posed these questions in a more direct fashion since his 1990 s writings – a moment specialists claim to be defined by an ethical-political turn in his works. This thesis starts from these two statements with the aim of thinking how the gesture of deconstruction, as reporting to ethical-political questions, turns to dislocate the pillars and primacies that apparently frame the thinking forms of this (ethical-political) tradition – thus proposing a significant dislocation of his most basilar perspectives. Very meaningful to these movements are some works such as The monolingualism of the other (1996) and Specters of Marx (1993). With these works – also in contrast with other big references of contemporary political philosophy as Hannah Arendt and Karl Marx – it is possible to think how the way of the so-called deconstruction of re(and dis)-location of political questions allows an opening to new forms of thinking the political. It is from these new forms that this thesis proposes, at the same time, a way of dealing with the legacy of these interlocutors and a manner of restructuring the political questions that comes from deconstruction in a way that they can also might the thinking to place the contemporary political historical questions in a political way. Then, it is possible to think about the crossings between power and possibility, between the might and the mighty, between the impossible and the power/mightytude, the power and the hegemony of power.
Orientador(es)
FERNANDA ALT FROES GARCIA
Coorientador(es)
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA
Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA
Banca
MARCIA SA CAVALCANTE SCHUBACK
Banca
DIOGO BARROS BOGEA
Banca
LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA
Banca
VICTOR DIAS MAIA SOARES
Banca
FERNANDA ALT FROES GARCIA
Catalogação
2025-07-14
Apresentação
2025-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71556@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71556@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71556
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