Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MATEMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESCOLAS PÚBLICAS INTERCULTURAIS BASEADA NA METODOLOGIA CLIL

Título
[en] MATHEMATICS IN ENGLISH LANGUAGE FOR INTERCULTURAL PUBLIC SCHOOLS USING CLIL METHODOLOGY

Autor
[pt] ANELISE TIMOTHEO MOULIN VIANNA

Vocabulário
[pt] BILINGUISMO

Vocabulário
[pt] CLIL - APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEUDO E LINGUA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO PUBLICA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO MATEMATICA

Vocabulário
[en] BI-LINGUISTICS

Vocabulário
[en] CLIL - CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING

Vocabulário
[en] PUBLIC EDUCATION

Vocabulário
[en] MATHEMATICS EDUCATION

Resumo
[pt] Desde sua introdução na Finlândia na década de 90, a abordagem CLIL, Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, tem se expandido para além das fronteiras europeias, estendendo sua influência em diversos países. A implementação bem-sucedida do CLIL na prática educacional é um fenômeno internacional, oferecendo experiências enriquecedoras e resultados mensuráveis. A abordagem CLIL pode ser adaptada de maneira flexível para atender às necessidades de comunidades multiculturais, proporcionando uma experiência educacional abrangente e integradora. Incorporar o CLIL ao ensino de Matemática nas escolas públicas promove simultaneamente o desenvolvimento de habilidades numéricas e linguísticas. Essa integração permite aos alunos aplicar conceitos matemáticos de forma prática e significativa tornando a resolução de problemas matemáticos uma oportunidade para a prática ativa da língua adicional, neste caso a Língua Inglesa e fortalecendo a relação intrínseca entre conteúdo e linguagem. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia CLIL para escolas públicas bilíngues como uma ferramenta para o ensino concomitante da Matemática e da Língua Inglesa através de atividades que conectam cultura, comunicação, cognição e conteúdo.

Resumo
[en] Since its introduction in Finland in 1994, the CLIL, Content and Language Integrated Learning, approach has expanded beyond European borders, extending its influence to many countries. The successful implementation of CLIL in educational practice is an international phenomenon, offering enriching experiences and measurable results. The CLIL approach can be flexibly adapted to meet the needs of multicultural communities, providing a comprehensive and integrative educational experience. Incorporating CLIL into mathematics teaching in public schools simultaneously promotes the development of numerical and linguistic skills. This integration allows students to apply mathematical concepts in a practical and meaningful way. Solving mathematical problems thus becomes an opportunity for active practice of the additional language, in this case English, strengthening the intrinsic relationship between content and language. In view of this, this text aims to present the CLIL methodology for Public Bilingual Schools as a tool for concomitant teaching of mathematics and English through activities that connect culture, communication, cognition and content.

Orientador(es)
DANIA GONZALEZ MORALES

Banca
DANIA GONZALEZ MORALES

Banca
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
JULIANA FERNANDES DA SILVA PIMENTEL

Catalogação
2025-07-14

Apresentação
2025-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71539


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF