Título
[pt] MATEMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESCOLAS PÚBLICAS INTERCULTURAIS BASEADA NA METODOLOGIA CLIL
Título
[en] MATHEMATICS IN ENGLISH LANGUAGE FOR INTERCULTURAL PUBLIC SCHOOLS USING CLIL METHODOLOGY
Autor
[pt] ANELISE TIMOTHEO MOULIN VIANNA
Vocabulário
[pt] BILINGUISMO
Vocabulário
[pt] CLIL - APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEUDO E LINGUA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO PUBLICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO MATEMATICA
Vocabulário
[en] BI-LINGUISTICS
Vocabulário
[en] CLIL - CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING
Vocabulário
[en] PUBLIC EDUCATION
Vocabulário
[en] MATHEMATICS EDUCATION
Resumo
[pt] Desde sua introdução na Finlândia na década de 90, a abordagem CLIL,
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, tem se expandido para além
das fronteiras europeias, estendendo sua influência em diversos países. A
implementação bem-sucedida do CLIL na prática educacional é um fenômeno
internacional, oferecendo experiências enriquecedoras e resultados mensuráveis.
A abordagem CLIL pode ser adaptada de maneira flexível para atender às
necessidades de comunidades multiculturais, proporcionando uma experiência
educacional abrangente e integradora. Incorporar o CLIL ao ensino de Matemática
nas escolas públicas promove simultaneamente o desenvolvimento de habilidades
numéricas e linguísticas. Essa integração permite aos alunos aplicar conceitos
matemáticos de forma prática e significativa tornando a resolução de problemas
matemáticos uma oportunidade para a prática ativa da língua adicional, neste caso
a Língua Inglesa e fortalecendo a relação intrínseca entre conteúdo e linguagem.
Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia CLIL
para escolas públicas bilíngues como uma ferramenta para o ensino concomitante
da Matemática e da Língua Inglesa através de atividades que conectam cultura,
comunicação, cognição e conteúdo.
Resumo
[en] Since its introduction in Finland in 1994, the CLIL, Content and Language
Integrated Learning, approach has expanded beyond European borders, extending
its influence to many countries. The successful implementation of CLIL in
educational practice is an international phenomenon, offering enriching
experiences and measurable results. The CLIL approach can be flexibly adapted to
meet the needs of multicultural communities, providing a comprehensive and
integrative educational experience. Incorporating CLIL into mathematics teaching
in public schools simultaneously promotes the development of numerical and
linguistic skills. This integration allows students to apply mathematical concepts
in a practical and meaningful way. Solving mathematical problems thus becomes
an opportunity for active practice of the additional language, in this case English,
strengthening the intrinsic relationship between content and language. In view of
this, this text aims to present the CLIL methodology for Public Bilingual Schools
as a tool for concomitant teaching of mathematics and English through activities
that connect culture, communication, cognition and content.
Orientador(es)
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
TATIANA FERNANDES SODERO
Banca
JULIANA FERNANDES DA SILVA PIMENTEL
Catalogação
2025-07-14
Apresentação
2025-03-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71539
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF