Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] PRINCIPALS TRAINING: A CASE STUDY

Autor
[pt] MARIA LUIZA SILVA COSTA

Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE DIRETORES

Vocabulário
[pt] GESTAO ESCOLAR

Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL

Vocabulário
[en] PRINCIPAL TRAINING

Vocabulário
[en] MANAGEMENT SCHOOL

Resumo
[pt] A dissertação analisa um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) aos diretores em exercício na rede municipal em 2020. De caráter qualitativo, a pesquisa utiliza como principal fonte a análise de conteúdo do material pedagógico do curso, a análise documental das informações disponíveis nas plataformas da SME-RJ e do Instituto parceiro da SME-RJ, com foco na proposta formativa e sua operacionalização, complementada por entrevistas com um tutor, um cursista e um gestor do nível central. Busca-se compreender os processos decisórios que motivaram a escolha e a oferta do curso e a descrição detalhada do processo de sua execução, considerando o público-alvo e o contexto em que o curso foi implementado. Além disso, o estudo examina os a estrutura e a execução da formação, os conteúdos do material didático do curso e suas referências, a sequência de organização didática, as atividades e dinâmicas aplicadas, os objetivos definidos e as formas de avaliação adotadas. A partir disso discute-se a adequação da proposta às necessidades e desafios do exercício da gestão escolar na rede municipal do Rio de Janeiro. Em que pese a relevância da oferta de uma formação em serviço para todos os gestores escolares, o estudo mostra que a formação de gestores oferecida - apoiada em referências internacionais e conceitos de matriz empresarial-corporativa - teve como desafio vincular os conceitos trabalhados com o cotidiano escolar. A análise realizada indicou que a formação de gestores escolares no Brasil precisa ir além da preparação técnica e administrativa focada no planejamento estratégico e no cumprimento de metas, aspectos que não dão conta da complexidade que envolve o cotidiano das escolas públicas - espaços marcados por desigualdades sociais, tensões políticas e desafios pedagógicos diversos. Finalmente, o estudo aponta para a necessidade de oferta complementar de formação continuada, contextualizada e avaliada para fortalecer a atuação dos líderes educacionais.

Resumo
[en] The dissertation analyzes one course offered by the Rio de Janeiro MunicipalEducation Department (SME-RJ) to principals working in the municipal schoolsystem in 2020. Qualitative in nature, the research uses as its main source thecontent analysis of the course s pedagogical material, the documentary analysis ofthe information available on the platforms of the SME-RJ and its partner institute,focusing on the training proposal and its operationalization, complemented byinterviews with a tutor, a course participant, and a central-level manager. The aimis to understand the decision-making processes that motivated the choice andoffering of the course and to provide a detailed description of the process of itsimplementation, considering the target audience and the context in which thecourse was implemented. In addition, the study examines the structure andexecution of the training, the contents of the course teaching materials and theirreferences, the sequence of teaching organization, the activities and dynamicsapplied, the defined objectives, and the forms of evaluation adopted. Based onthis, the suitability of the proposal to the needs and challenges of schoolmanagement in the municipal network of Rio de Janeiro is discussed. Despite therelevance of offering in-service training to all school managers, the study showsthat the training offered to managers-supported by international references andcorporate business concepts-faced the challenge of linking the concepts workedon with everyday school life. The analysis indicated that the training of schoolmanagers in Brazil needs to go beyond technical and administrative preparationfocused on strategic planning and goal achievement, aspects that do not accountfor the complexity involved in the daily life of public schools-spaces marked bysocial inequalities, political tensions, and diverse pedagogical challenges. Finally,the study points to the need for complementary continuing education that iscontextualized and evaluated to strengthen the performance of educational leaders.

Orientador(es)
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Coorientador(es)
SILVINA JULIA FERNANDEZ

Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA

Banca
SILVINA JULIA FERNANDEZ

Catalogação
2025-07-10

Apresentação
2025-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF