Título
[pt] FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO
Título
[en] PRINCIPALS TRAINING: A CASE STUDY
Autor
[pt] MARIA LUIZA SILVA COSTA
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE DIRETORES
Vocabulário
[pt] GESTAO ESCOLAR
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] PRINCIPAL TRAINING
Vocabulário
[en] MANAGEMENT SCHOOL
Resumo
[pt] A dissertação analisa um curso oferecido pela Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) aos diretores em exercício na rede
municipal em 2020. De caráter qualitativo, a pesquisa utiliza como principal fonte
a análise de conteúdo do material pedagógico do curso, a análise documental das
informações disponíveis nas plataformas da SME-RJ e do Instituto parceiro da
SME-RJ, com foco na proposta formativa e sua operacionalização,
complementada por entrevistas com um tutor, um cursista e um gestor do nível
central. Busca-se compreender os processos decisórios que motivaram a escolha e
a oferta do curso e a descrição detalhada do processo de sua execução,
considerando o público-alvo e o contexto em que o curso foi implementado. Além
disso, o estudo examina os a estrutura e a execução da formação, os conteúdos do
material didático do curso e suas referências, a sequência de organização didática,
as atividades e dinâmicas aplicadas, os objetivos definidos e as formas de
avaliação adotadas. A partir disso discute-se a adequação da proposta às
necessidades e desafios do exercício da gestão escolar na rede municipal do Rio
de Janeiro. Em que pese a relevância da oferta de uma formação em serviço para
todos os gestores escolares, o estudo mostra que a formação de gestores oferecida
- apoiada em referências internacionais e conceitos de matriz
empresarial-corporativa - teve como desafio vincular os conceitos trabalhados
com o cotidiano escolar. A análise realizada indicou que a formação de gestores
escolares no Brasil precisa ir além da preparação técnica e administrativa focada
no planejamento estratégico e no cumprimento de metas, aspectos que não dão
conta da complexidade que envolve o cotidiano das escolas públicas - espaços
marcados por desigualdades sociais, tensões políticas e desafios pedagógicos
diversos. Finalmente, o estudo aponta para a necessidade de oferta complementar
de formação continuada, contextualizada e avaliada para fortalecer a atuação dos
líderes educacionais.
Resumo
[en] The dissertation analyzes one course offered by the Rio de Janeiro MunicipalEducation Department (SME-RJ) to principals working in the municipal schoolsystem in 2020. Qualitative in nature, the research uses as its main source thecontent analysis of the course s pedagogical material, the documentary analysis ofthe information available on the platforms of the SME-RJ and its partner institute,focusing on the training proposal and its operationalization, complemented byinterviews with a tutor, a course participant, and a central-level manager. The aimis to understand the decision-making processes that motivated the choice andoffering of the course and to provide a detailed description of the process of itsimplementation, considering the target audience and the context in which thecourse was implemented. In addition, the study examines the structure andexecution of the training, the contents of the course teaching materials and theirreferences, the sequence of teaching organization, the activities and dynamicsapplied, the defined objectives, and the forms of evaluation adopted. Based onthis, the suitability of the proposal to the needs and challenges of schoolmanagement in the municipal network of Rio de Janeiro is discussed. Despite therelevance of offering in-service training to all school managers, the study showsthat the training offered to managers-supported by international references andcorporate business concepts-faced the challenge of linking the concepts workedon with everyday school life. The analysis indicated that the training of schoolmanagers in Brazil needs to go beyond technical and administrative preparationfocused on strategic planning and goal achievement, aspects that do not accountfor the complexity involved in the daily life of public schools-spaces marked bysocial inequalities, political tensions, and diverse pedagogical challenges. Finally,the study points to the need for complementary continuing education that iscontextualized and evaluated to strengthen the performance of educational leaders.
Orientador(es)
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Coorientador(es)
SILVINA JULIA FERNANDEZ
Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Banca
SILVINA JULIA FERNANDEZ
Catalogação
2025-07-10
Apresentação
2025-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF