Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] APRENDIZAGEM CONTÍNUA E TRANSFORMADORA DO PÚBLICO 60+ SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN

Título
[en] CONTINUOUS AND TRANSFORMATIVE LEARNING FOR THE 60+ POPULATION FROM A DESIGN PERSPECTIVE

Autor
[pt] ILMA DE OLIVEIRA GOMES

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] DESIGN SOCIAL

Vocabulário
[pt] DESIGN EMOCIONAL

Vocabulário
[pt] ENVELHECIMENTO

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] SOCIAL DESIGN

Vocabulário
[en] EMOTIONAL DESIGN

Vocabulário
[en] AGING

Resumo
[pt] Estamos diante do fenômeno do envelhecimento com o crescimento da população idosa no mundo, destacando que, em 2050, haverá um número significativo de pessoas com mais de 60 anos, com o Brasil apresentando, segundo o Censo de 2022, 14,7 por cento de sua população nessa faixa etária. A dissertação se insere no campo do Design Social e Emocional, tendo como objetivo explorar como o Design pode facilitar a aquisição de conhecimentos por idosos, promovendo sua capacidade funcional, autonomia, independência, bem-estar e identidade pessoal. A pesquisa visa identificar as oportunidades e desafios enfrentados por por pessoas com mais de 60 anos no processo de aprendizagem ao longo da vida, além de buscar oportunidades para ações e projetos que incentivem sua participação. O percurso metodológico incluiu uma experiência pessoal de uma idosa 60+, revisão da literatura sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com idosos que buscam aprender continuamente. Acreditamos que o design, por ser interdisciplinar e multifacetado, possui o potencial de reunir ações voltadas para a população que envelhece, trazendo contribuições para viver mais e melhor.

Resumo
[en] We are witnessing the phenomenon of aging with the growth of the elderly population worldwide. By 2050, there will be a significant number of individuals over 60 years old, with Brazil registering, according to the 2022 Census, 14.7 percent of its population in this age group. This dissertation is situated within the field of Social and Emotional Design, aiming to explore how Design can facilitate knowledge acquisition for older adults, thereby promoting their functional capacity, autonomy, independence, well-being, and personal identity. The research seeks to identify the opportunities and challenges faced by individuals aged 60 and older in the process of lifelong learning, as well as to explore initiatives and projects that encourage their participation. The methodological approach involved the personal experience of a 60+ woman, a literature review on the subject, and semi-structured interviews with older adults engaged in continuous learning. We believe that Design, as an interdisciplinary and multifaceted field, has the potential to integrate initiatives aimed at the aging population, contributing to a longer and better quality of life.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA

Banca
JOY HELENA WORMS TILL

Banca
GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR

Catalogação
2025-07-10

Apresentação
2025-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71503


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF