Título
[pt] APRENDIZAGEM CONTÍNUA E TRANSFORMADORA DO PÚBLICO 60+ SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN
Título
[en] CONTINUOUS AND TRANSFORMATIVE LEARNING FOR THE 60+ POPULATION FROM A DESIGN PERSPECTIVE
Autor
[pt] ILMA DE OLIVEIRA GOMES
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] DESIGN SOCIAL
Vocabulário
[pt] DESIGN EMOCIONAL
Vocabulário
[pt] ENVELHECIMENTO
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] SOCIAL DESIGN
Vocabulário
[en] EMOTIONAL DESIGN
Vocabulário
[en] AGING
Resumo
[pt] Estamos diante do fenômeno do envelhecimento com o crescimento da
população idosa no mundo, destacando que, em 2050, haverá um número
significativo de pessoas com mais de 60 anos, com o Brasil apresentando, segundo
o Censo de 2022, 14,7 por cento de sua população nessa faixa etária. A dissertação se insere
no campo do Design Social e Emocional, tendo como objetivo explorar como o
Design pode facilitar a aquisição de conhecimentos por idosos, promovendo sua
capacidade funcional, autonomia, independência, bem-estar e identidade pessoal. A
pesquisa visa identificar as oportunidades e desafios enfrentados por por pessoas
com mais de 60 anos no processo de aprendizagem ao longo da vida, além de buscar
oportunidades para ações e projetos que incentivem sua participação. O percurso
metodológico incluiu uma experiência pessoal de uma idosa 60+, revisão da
literatura sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com idosos que buscam
aprender continuamente. Acreditamos que o design, por ser interdisciplinar e
multifacetado, possui o potencial de reunir ações voltadas para a população que
envelhece, trazendo contribuições para viver mais e melhor.
Resumo
[en] We are witnessing the phenomenon of aging with the growth of the elderly population worldwide. By 2050, there will be a significant number of individuals over 60 years old, with Brazil registering, according to the 2022 Census, 14.7 percent of its population in this age group. This dissertation is situated within the field of Social and Emotional Design, aiming to explore how Design can facilitate knowledge acquisition for older adults, thereby promoting their functional capacity, autonomy, independence, well-being, and personal identity. The research seeks to identify the opportunities and challenges faced by individuals aged 60 and older in the process of lifelong learning, as well as to explore initiatives and projects that encourage their participation. The methodological approach involved the personal experience of a 60+ woman, a literature review on the subject, and semi-structured interviews with older adults engaged in continuous learning. We believe that Design, as an interdisciplinary and multifaceted field, has the potential to integrate initiatives aimed at the aging population, contributing to a longer and better quality of life.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Banca
JOY HELENA WORMS TILL
Banca
GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
Catalogação
2025-07-10
Apresentação
2025-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71503
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF