Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMO A SEGURANÇA PSICOLÓGICA AFETA A CULTURA DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES

Título
[en] HOW PSYCHOLOGICAL SAFETY AFFECTS THE LEARNING CULTURE IN ORGANIZATIONS

Autor
[pt] ALEXIA GUIMARAES D DO NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM GRUPAL

Vocabulário
[pt] CULTURA DE APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] SEGURANCA PSICOLOGICA

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL LEARNING

Vocabulário
[en] TEAM LEARNING

Vocabulário
[en] LEARNING CULTURE

Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL SAFETY

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre a segurança psicológica e a cultura de aprendizagem nas organizações, considerando o contexto de mudanças e inovações constantes no ambiente de trabalho. A literatura organizacional tem demonstrado que um ambiente com mais segurança psicológica é também um ambiente com uma cultura de aprendizado caracterizada pela comunicação aberta, reconhecimento de erros e troca de ideias. Nesse sentido, a segurança psicológica tem papel fundamental, pois permite que os funcionários expressem suas opiniões, compartilhem conhecimentos e assumam riscos interpessoais sem medo de punição ou julgamento. Para investigar essa relação, foram realizadas 25 entrevistas semiestruturadas com membros de diferentes equipes de trabalho, empresas e segmentos de atuação. A partir da análise de conteúdo dessas entrevistas foram identificados os padrões e os desafios na construção de um ambiente organizacional que favoreça o aprendizado, dividindo a análise de resultados em categorias diferentes: percepção dos funcionários referente à segurança psicológica e à cultura de aprendizagem; apoio e intervenções referentes a segurança psicológica e a cultura de aprendizagem; e consequências da segurança psicológica e da cultura de aprendizagem. Os resultados revelaram que um ambiente psicologicamente seguro promove uma forte cultura de aprendizagem organizacional no ambiente de trabalho e esse clima nas equipes traz benefícios tanto para os indivíduos quanto para o grupo e a organização, além de contribuir para uma melhor compreensão sobre como a segurança psicológica influencia a cultura de aprendizagem no ambiente de trabalho.

Resumo
[en] This study aims to explore the relationship between psychological safety and the learning culture within organizations, considering the ongoing context of change and innovation in the workplace. The organizational literature has shown that environments with higher levels of psychological safety also tend to foster a learning culture, characterized by open communication, the recognition of mistakes, and the exchange of ideas. In this sense, psychological safety plays a fundamental role, as it allows employees to express their opinions, share knowledge, and take interpersonal risks without fear of punishment or judgment. To investigate this relationship, 25 semi-structured interviews were conducted with members from different work teams, companies, and industries. Based on the content analysis of these interviews, patterns and challenges were identified in the development of an organizational environment that supports learning. The results were divided into distinct categories: employees perceptions regarding psychological safety and learning culture; support and interventions related to these elements; and the consequences of psychological safety and learning culture. The findings revealed that a psychologically safe environment encourages a strong learning culture within organizations. This positive team climate benefits individuals, groups, and the organization as a whole. In addition, the study contributes to a better understanding of how psychological safety influences learning culture in the workplace.

Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Banca
ADRIANE DOMINGUES QUELHAS

Catalogação
2025-07-01

Apresentação
2025-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71383


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF