Título
[pt] COMO A SEGURANÇA PSICOLÓGICA AFETA A CULTURA DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES
Título
[en] HOW PSYCHOLOGICAL SAFETY AFFECTS THE LEARNING CULTURE IN ORGANIZATIONS
Autor
[pt] ALEXIA GUIMARAES D DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM GRUPAL
Vocabulário
[pt] CULTURA DE APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] SEGURANCA PSICOLOGICA
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL LEARNING
Vocabulário
[en] TEAM LEARNING
Vocabulário
[en] LEARNING CULTURE
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL SAFETY
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre a segurança
psicológica e a cultura de aprendizagem nas organizações, considerando o contexto
de mudanças e inovações constantes no ambiente de trabalho. A literatura
organizacional tem demonstrado que um ambiente com mais segurança psicológica
é também um ambiente com uma cultura de aprendizado caracterizada pela
comunicação aberta, reconhecimento de erros e troca de ideias. Nesse sentido, a
segurança psicológica tem papel fundamental, pois permite que os funcionários
expressem suas opiniões, compartilhem conhecimentos e assumam riscos
interpessoais sem medo de punição ou julgamento. Para investigar essa relação,
foram realizadas 25 entrevistas semiestruturadas com membros de diferentes
equipes de trabalho, empresas e segmentos de atuação. A partir da análise de
conteúdo dessas entrevistas foram identificados os padrões e os desafios na
construção de um ambiente organizacional que favoreça o aprendizado, dividindo
a análise de resultados em categorias diferentes: percepção dos funcionários
referente à segurança psicológica e à cultura de aprendizagem; apoio e intervenções
referentes a segurança psicológica e a cultura de aprendizagem; e consequências da
segurança psicológica e da cultura de aprendizagem. Os resultados revelaram que
um ambiente psicologicamente seguro promove uma forte cultura de aprendizagem
organizacional no ambiente de trabalho e esse clima nas equipes traz benefícios
tanto para os indivíduos quanto para o grupo e a organização, além de contribuir
para uma melhor compreensão sobre como a segurança psicológica influencia a
cultura de aprendizagem no ambiente de trabalho.
Resumo
[en] This study aims to explore the relationship between psychological safety and the learning culture within organizations, considering the ongoing context of change and innovation in the workplace. The organizational literature has shown that environments with higher levels of psychological safety also tend to foster a learning culture, characterized by open communication, the recognition of mistakes, and the exchange of ideas. In this sense, psychological safety plays a fundamental role, as it allows employees to express their opinions, share knowledge, and take interpersonal risks without fear of punishment or judgment. To investigate this relationship, 25 semi-structured interviews were conducted with members from different work teams, companies, and industries. Based on the content analysis of these interviews, patterns and challenges were identified in the development of an organizational environment that supports learning. The results were divided into distinct categories: employees perceptions regarding psychological safety and learning culture; support and interventions related to these elements; and the consequences of psychological safety and learning culture. The findings revealed that a psychologically safe environment encourages a strong learning culture within organizations. This positive team climate benefits individuals, groups, and the organization as a whole. In addition, the study contributes to a better understanding of how psychological safety influences learning culture in the workplace.
Orientador(es)
PATRICIA AMELIA TOMEI
Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI
Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Banca
ADRIANE DOMINGUES QUELHAS
Catalogação
2025-07-01
Apresentação
2025-04-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71383
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF