Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FAMILY REPRESENTATIONS AND CONFIGURATIONS A STUDY ON CHILDREN FROM A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF RECIFE

Título
[pt] REPRESENTAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE

Autor
[pt] MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA

Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA INFANTIL

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY

Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY

Vocabulário
[en] INFANTILE PSYCHOLOGY

Vocabulário
[en] FAMILY

Resumo
[pt] Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre as configurações e as representações de família em crianças de uma escola pública da cidade do Recife. Utilizamos dois instrumentos: o teste do Desenho de Família com Estórias (DF-E), aplicado a 15% das crianças de 6 a 11 anos do turno da manhã da referida escola, e a Entrevista do Genograma realizada com um dos pais das crianças ou um adulto que desempenhasse esse papel junto a elas. Os resultados do DF-E mostram que o tipo de representação predominante é o nuclear (50%), seguido pelo modelo de família extensa (38%), monoparental (6%) e abrangente (6%). Os resultados do Genograma mostram vários tipos de configurações familiares, sendo o predominante o nuclear (40,9%), seguido da extensa (24,5%), recasada (16,3%), monoparental (14,3%), e abrangente (4,1%). Constatamos que há correspondência entre as formas predominantes de representação e as configurações familiares, porém há mais tipos de configurações familiares do que as crianças conseguem representar.

Resumo
[en] This study sets out to investigate the relationship between family configurations and representations for children attending a public school in the city of Recife. We used two instruments: the Picture Story-telling Test (DF-E, in Portuguese), applied to 15% of the 6 -11 year-old children of the morning class of that school, and the Genogram Interview undertaken with one of the children s parents or an adult who assumes this role towards them. The results of the DF-E show that the predominant type of representation is the nuclear one (50%), followed by the extended family model (38%), single-parent (6%) and wider family [including nonrelatives], (6%). The results of the Genogram show various types of family configurations. The nuclear one (40,9%) is predominant, followed by the extended family (24.5%), the reconstructed family (16.3%), singleparent (14.3%), and that wider family [including non-relatives], (4.1%). We report that there is a correspondence between the predominant forms of representation and the family configurations. However, there are more types of family configurations than the children manage to represent.

Catalogação
2005-09-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF