Título
[en] FAMILY REPRESENTATIONS AND CONFIGURATIONS A STUDY ON CHILDREN FROM A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF RECIFE
Título
[pt] REPRESENTAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE
Autor
[pt] MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA INFANTIL
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] INFANTILE PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] FAMILY
Resumo
[pt] Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação
entre as configurações e as representações de família em
crianças de uma escola pública da cidade do Recife.
Utilizamos dois instrumentos: o teste do Desenho
de Família com Estórias (DF-E), aplicado a 15% das
crianças de 6 a 11 anos do turno da manhã da referida
escola, e a Entrevista do Genograma realizada com um dos
pais das crianças ou um adulto que desempenhasse esse
papel junto a elas. Os resultados do DF-E mostram
que o tipo de representação predominante é o nuclear
(50%), seguido pelo modelo de família extensa (38%),
monoparental (6%) e abrangente (6%). Os resultados do
Genograma mostram vários tipos de configurações
familiares, sendo o predominante o nuclear (40,9%),
seguido da extensa (24,5%), recasada (16,3%),
monoparental (14,3%), e abrangente (4,1%). Constatamos
que há correspondência entre as formas predominantes de
representação e as configurações familiares, porém há
mais tipos de configurações familiares do que as crianças
conseguem representar.
Resumo
[en] This study sets out to investigate the relationship between
family configurations and representations for children
attending a public school in the city of Recife. We used
two instruments: the Picture Story-telling Test (DF-E, in
Portuguese), applied to 15% of the 6 -11 year-old children
of the morning class of that school, and the Genogram
Interview undertaken with one of the children s parents or
an adult who assumes this role towards them. The results of
the DF-E show that the predominant type of representation
is the nuclear one (50%), followed by the extended
family model (38%), single-parent (6%) and wider family
[including nonrelatives], (6%). The results of the Genogram
show various types of family configurations. The nuclear
one (40,9%) is predominant, followed by the extended family
(24.5%), the reconstructed family (16.3%), singleparent
(14.3%), and that wider family [including non-relatives],
(4.1%). We report that there is a correspondence between
the predominant forms of representation and the family
configurations. However, there are more types of family
configurations than the children manage to represent.
Catalogação
2005-09-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF