Título
[pt] EDUCAÇÃO BILÍNGUE, TERRITÓRIO E CIDADANIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA EMEF PAIXÃO CÔRTES
Autor
[pt] ALINE BRANDALIZE SCHWARTZHAUPT DA ROSA
Autor
[pt] CAMILA SINHORELLI FONTOURA
Vocabulário
[pt] CIDADANIA
Vocabulário
[pt] BILINGUISMO
Vocabulário
[pt] PRAXIS
Resumo
[pt] Este relato de experiência descreve a implementação de
um projeto interdisciplinar de educação para o trânsito em uma
escola bilíngue (português-inglês) de Porto Alegre, voltado a
crianças entre 4 e 10 anos. A proposta, fundamentada na práxis
pedagógica crítica, articulou linguagem, território e cidadania por
meio de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em
Projetos (ABP) e a abordagem CLIL (Content and Language
Integrated Learning). O projeto integrou o cotidiano urbano ao
currículo escolar, promovendo atividades práticas como
dramatizações, saídas de campo, produção de materiais bilíngues
e interação com agentes comunitários, visando à construção de
saberes significativos e ao desenvolvimento de competências
linguísticas, socioemocionais e interculturais. Os resultados
evidenciam que a educação bilíngue, quando ancorada em
contextos reais e culturalmente situados, pode contribuir para a
formação de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu
papel social. Conclui-se que a combinação entre bilinguismo,
território e cidadania oferece caminhos potentes para uma
educação integral e transformadora.
Catalogação
2025-06-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71356@1
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