Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO BILÍNGUE, TERRITÓRIO E CIDADANIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA EMEF PAIXÃO CÔRTES

Autor
[pt] ALINE BRANDALIZE SCHWARTZHAUPT DA ROSA

Autor
[pt] CAMILA SINHORELLI FONTOURA

Vocabulário
[pt] CIDADANIA

Vocabulário
[pt] BILINGUISMO

Vocabulário
[pt] PRAXIS

Resumo
[pt] Este relato de experiência descreve a implementação de um projeto interdisciplinar de educação para o trânsito em uma escola bilíngue (português-inglês) de Porto Alegre, voltado a crianças entre 4 e 10 anos. A proposta, fundamentada na práxis pedagógica crítica, articulou linguagem, território e cidadania por meio de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). O projeto integrou o cotidiano urbano ao currículo escolar, promovendo atividades práticas como dramatizações, saídas de campo, produção de materiais bilíngues e interação com agentes comunitários, visando à construção de saberes significativos e ao desenvolvimento de competências linguísticas, socioemocionais e interculturais. Os resultados evidenciam que a educação bilíngue, quando ancorada em contextos reais e culturalmente situados, pode contribuir para a formação de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel social. Conclui-se que a combinação entre bilinguismo, território e cidadania oferece caminhos potentes para uma educação integral e transformadora.

Catalogação
2025-06-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71356@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF